Promotor de Justiça do município recebeu as denúncias desde 2010.
Fraude é semelhante a do Piauí, onde o nome do próprio governador constava no CNES.
Médicos recebem por Mirador e trabalham em cidades distantes. A fraude evidencia como o esquema foi montado na cidade.
Esta fraude foi amplamente divulgada nos últimos meses em outros Estados, principalmente no vizinho Piauí, onde o nome do próprio governador, o médico Wilson Martins, constava no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SUS.
O Promotor de Justiça do município, Juarez Medeiros, recebeu as denúncias desde o ano passado, mas até agora nada para apurar as fraudes foi feito.
Para que se tenha idéia, o médico Sólon Uchoa Lago Neto está cadastrado trabalhando em uma equipe de PSF no interior de Mirador, onde ninguém o conhecia por lá, assim como em Colinas, em São Luis e também no Hospital de Base de Brasília, no Distrito Federal
Somando tudo, o medico trabalhava nada menos que 185 horas semanais. Dias depois, a secretaria de Saúde do município retirou o nome desse medico no cadastro. Porém, outros indícios de fraude permanecem.
O médico Silas Mont Alegre está cadastrado trabalhando 150h em três cidades: Mirador, Colinas e Alexandre Costa (Posto São Paulo).
Ficha de identificação e dados profissionais de Silas Mont Alegre Coelho.
O médico Paulo Roberto Santos Sales está cadastrado trabalhando “só” 80 horas em duas cidades. Ocorre que essas duas cidades ficam nada menos que 600 km de distância uma da outra. É em Mirador, no Povoado Liso, e em Paulino Neves (UBSF de São Jose), próximo a Barreirinhas, no extremo norte do Estado:
Ficha de identificação e dados profissionais de Paulo Roberto Santos Sales.
O médico David Sodré também está cadastrado no CNES e também trabalhando 80h. Só que em Mirador e em São Luis (500km de distancia entre as cidades).
Ficha de identificação e dados profissionais de David Sodré
Em uma rápida busca no site do Ministério da Saúde, verifica-se, pelo menos mais 6 profissionais na mesma situação que os descritos acima. Tem profissional cadastrado em Mirador e em Tocantinópolis-TO.
Fato que chama a atenção é que o Prefeito de Mirador é médico, Dr. Joacy de Andrade Barros e foi eleito com a promessa de fazer uma revolução na saúde no município, que se encontra em estado caótico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário