DO BLOG DO FLÁVIO MEREQUETA
Para escrever esse texto, eu me lembrei de uma música do Gabriel O Pensador que fala sobre o futebol, não recordo bem da letra, só sei que conta a saga de um garoto que só joga bola por que o Brasil não tem escola. Bem, a música já faz uns anos que foi gravada e naquele tempo as escolas públicas brasileiras realmente eram muito precárias, nada diferente de hoje, mas já houve melhoria em cidades em que os prefeitos agem com responsabilidade para com suas crianças e jovens.
Citei essa música porque se formos reparar as crianças e adolescentes da nossa querida Tutoia vamos perceber a falta da prática delas em qualquer esporte, não porque elas não queiram praticar, mas por falta de incentivo. Também vamos ver o descaso com a nossa Educação surrupiada que passa é longe dos olhos de quem merecia tê-la, a conseqüência disso é que nem escolas e nem os garotos bons de bola daqui a pouco não estarão mais aqui.
O esporte é vida, dar prazer, une, tem o poder de integração, de aumentar a concentração, de tirar e evitar jovens da bebida, das drogas, de confusões, o esporte tem o poder de nos fazer criar respeito pelo o próximo, e muito mais. Quem pratica esporte vive melhor, aprende mais, vive mais. Então pergunto a você qual a educação esportiva que a atual gestão administrativa de Tutoia dá para as nossas crianças e adolescentes?
Há vários sujeitos que podem ganhar com a prática do esporte em uma cidade, as crianças nas escolas são uma delas, afinal, tem coisa melhor para um pai ver seu filho jogando aquela bola no colégio, competindo com seus colegas e feliz em fazer um gol? Tem gana maior para um adolescente querer ganhar uma competição, que seja inter-classe, ou inter-colegial, seja no voley, basquete, futebol?...pergunto mais, tem sensação melhor para um prefeito em ver seus conterrâneos praticarem o esporte? Tem sensação melhor para um prefeito isso? Ah isso eu não sei, perguntem pra ele, afinal, tem esporte em Tutoia? Salve-se porem, a iniciativa particular do Bomba, que com recursos próprios e ajuda de amigos construiu um espaço digno de se praticar futebol, mas é particular, e o nosso estádio? Quando vai ser inaugurado?
Tutoia já teve seus intercolegiais, seus bons e memoráveis campeonatos no antigo Alfredão, seus torneios de voley. Havia naquela época um incentivo maior do poder público, mas nada que enchesse os olhos. Falo pelas minhas lembranças, futebol de campo bom mesmo em Tutoia era quando tinha Real Madrid versus Brahma, ou Real Madrid versus Beira Mar na Final, Monte Castelo e Brahma, São Jose e Real Madrid, era ver os atacantes como Bebaça, Caburé, Buda e Laranja fazendo gols, era encher os olhos de admiração vendo finado Prego, Bebeco e Capuxim jogarem com tamanha elegância no meio de campo, ver o Mão de Onça voar pra pegar aquela bola no ângulo, ver aquele autêntico Bira gritando, Pisuca brigando, o saudoso Nélio Pires aos berros com seu time, mestre Martins trazendo a sua esquadra branca da barra, Carleal com suas pequenas, mas marcantes confusões fora e até as vezes dentro do campo, o Silva com suas mandingas, era ver as torcidas organizadas, era ter medo de juízes como Lauro e Jango,Jair, Pafulepa, era bom até ver as crianças vendendo aqueles dindins, isso sim, são bons momentos do esporte daqui, e em pensar que a seleção de Tutoia já ficou entre as quatros melhores do Maranhão quando participou do INTERMUNICIPAL MARANHENSE durante quatro anos seguidos sob o comando da liga tutoiense organizada pelo Riba Camelô, chegando inclusive a ter gols mostrados no globo esporte. Isso da saudade.
Pergunto-me se hoje tem crianças da mesma idade do que eu naquele tempo querendo jogar que nem o Bebeco no meio com raça e precisão, quem nem o categórico Capuxim, Orleans, Bebaça, finado Prego,Jesus (o garrote), Zagueiro, Monteiro, Geime, claro que não tem, porque hoje as nossas crianças e adolescentes não têm mais oportunidades de criarem seus ídolos daqui, pois de forma alguma há incentivo e chance para isso.
Esses jogadores que citei são os que eu lembro, mas tenho certeza que cada um de vocês tem uma boa lembrança do esporte de Tutoia, porque um dia já teve mais esporte aqui, pelo menos cem vezes melhor do que esse que aí está. Festival de Verão na Praia, Maratonas, Corridas de Bicicletas, Jogos escolares em 94 na quadra do INSS, as gincanas e os Jet’s feitos pelo o Grupo Ta Massa, entre outros. Naquele tempo mesmo que não houvesse um apoio total do poder público, havia uma vontade de cada um, um prazer em competir, em praticar, em viver o esporte, naquele tempo havia amor pelo o esporte, e hoje estão esquecendo cada vez mais dele.
A Salvação do esporte em Tutoia atualmente está na galera que todo dia joga bola na praia ou no campo da Araci, nos meninos do voley que muitas vezes organizam campeonatos, e nos respeitados “velhos” que até hoje ainda batem uma bolinha, e cadê a nova geração do esporte de Tutoia? Quem vai ser o novo Prego, Capuxim, ou Orleans do Futebol Tutoiense? Quem vai ser o novo Jordanne, Jardel e Éder do Voley?
Então, enquanto não surgem novos ídolos como os daquela época, vamos continuar vendo a prática do Esporte favorito da atual administração de Tutoia, e vocês sabem que esporte é esse que eles praticam, não é?
Pelos menos nos últimos anos Tutoia se destacou no Futebol de praia, temos excelentes jogadores como Camarão, Datinha, Jackson, Edin, e Eudinho, já fomos Bi campeões Maranhense na modalidade, tendo inclusive jogadores na seleção maranhense. Mas.. a chance de contemplar uma nova era do esporte de Tutoia chegou, passou e não foi valorizada, a Seleção Brasileira de Beach Soccer não veio jogar aqui porque nossas autoridades não quiseram abrir o bolso, já pensou, a seleção brasileira de futebol de praia pisando em nossas areias, que conquista para a nossa terra, mas aconteceu o seguinte, o de se esperar,o que todos já imaginavam, o nosso Futebol de Areia morreu na Praia.
Vinicius Costa
segunda-feira, 30 de maio de 2011
RESUMO DO PROGRAMA RÁDIO POVO EM 29 DE MAIO DE 2011. TUTÓIA EM AÇÃO!!!
DO BLOG DO DITO
* COMEÇOU! Rádio povo na Dunas Mar FM com Flavio Merequeta...e toca a vinheta.
* Rádio Povo! Flavio Merequeta dá seu bom dia ao povo Tutoiense, vamos a primeira seqüencia musical.
* Rádio Povo! Flavio Merequeta fala sobre a Lei da Transparência Pública e lembra que o Prefeito de Tutoia ainda não publicou no site as informações da execução orçamentária municipal.
* Rádio Povo! Flavio Merequeta fala sobre a PEC 300 que diz respeito sobre os Policiais e Bombeiros e o melhoramento das condições de trabalho dos mesmos.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta continua batendo na tecla sobre a Alimentação das escolas em nossa cidade. Ele nos informa sobre o programa Nacional de Alimentação Escolar do governo Federal e nos faz refletir se esse programa está sendo cumprido em Tutoia.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala da situação do Colégio do Paxicá, onde lá a merenda escolar enviada foram Ki-sukis e biscoistos, e só isso.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre a ligação que recebeu no programa a pouco. Disseram que os professores estão se juntando pra comprarem ki-sukis e oferecerem ao alunos, ou fazendo sucos de limão pra suprirem as necessidades dos estudantes.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre os dados da saúde de Tutoia do site do DATA SUS. No site diz que o nosso hospital está sendo observado por está descumprindo artigos que falam sobre os cadastro dos profissionais da saúde.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta ler os nomes dos médicos que atualmente estão cadastrados no hospital Lucas Veras e que supostamente trabalham lá...
* RÁDIO POVO! 4, 5, 6, 7 ou 8 médicos só no hospital só no Hospital Lucas Veras..Na Seriema também tem médico, no Bairro Barra, no Monte Castelo, Bom Gosto, Barro Duro, Riacho do Meio, Jardim, Cajazeiras,Porto de Areia, Tutoia Velha..será verdade isso?
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta faz um resumo dos dados sobre a saúde de Tutoia. Ou seja, tem médicos que trabalham 80h por semanas, e pelas contas existem mais de 25 médicos cadastrados no município de Tutoia. SERÁ?
* RADIO POVO! Valeu Tutoia pela audiência, os tutoienses ligando e participando com Flavio Merequeta.
* RÁDIO POVO! É hora da CRÔNICA DA CIDADE...ERA UMA VEZ O ESPORTE. "... A Salvação do esporte em Tutoia atualmente está na galera que todo dia joga bola na praia ou no campo da Araci, nos meninos do voley que muitas vezes organizam campeonatos, e nos respeitados “velhos” que até hoje ainda batem uma bolinha, e cadê a nova geração do esporte de Tutoia? Quem vai ser o novo Prego, Capuxim, ou Orleans do Futebol Tutoiense? Quem vai ser o novo Jordanne, Jardel e Eder do Voley?... "
* RÁDIO POVO! Depois da crônica da cidade, Flavio Merequeta dá seu ultimo alô..em seguida Tutoia Urgente com Zé Orlando..até o próximo domingo com Rádio Povo na companhia de Flavio Merequeta.
* COMEÇOU! Rádio povo na Dunas Mar FM com Flavio Merequeta...e toca a vinheta.
* Rádio Povo! Flavio Merequeta dá seu bom dia ao povo Tutoiense, vamos a primeira seqüencia musical.
* Rádio Povo! Flavio Merequeta fala sobre a Lei da Transparência Pública e lembra que o Prefeito de Tutoia ainda não publicou no site as informações da execução orçamentária municipal.
* Rádio Povo! Flavio Merequeta fala sobre a PEC 300 que diz respeito sobre os Policiais e Bombeiros e o melhoramento das condições de trabalho dos mesmos.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta continua batendo na tecla sobre a Alimentação das escolas em nossa cidade. Ele nos informa sobre o programa Nacional de Alimentação Escolar do governo Federal e nos faz refletir se esse programa está sendo cumprido em Tutoia.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala da situação do Colégio do Paxicá, onde lá a merenda escolar enviada foram Ki-sukis e biscoistos, e só isso.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre a ligação que recebeu no programa a pouco. Disseram que os professores estão se juntando pra comprarem ki-sukis e oferecerem ao alunos, ou fazendo sucos de limão pra suprirem as necessidades dos estudantes.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre os dados da saúde de Tutoia do site do DATA SUS. No site diz que o nosso hospital está sendo observado por está descumprindo artigos que falam sobre os cadastro dos profissionais da saúde.
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta ler os nomes dos médicos que atualmente estão cadastrados no hospital Lucas Veras e que supostamente trabalham lá...
* RÁDIO POVO! 4, 5, 6, 7 ou 8 médicos só no hospital só no Hospital Lucas Veras..Na Seriema também tem médico, no Bairro Barra, no Monte Castelo, Bom Gosto, Barro Duro, Riacho do Meio, Jardim, Cajazeiras,Porto de Areia, Tutoia Velha..será verdade isso?
* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta faz um resumo dos dados sobre a saúde de Tutoia. Ou seja, tem médicos que trabalham 80h por semanas, e pelas contas existem mais de 25 médicos cadastrados no município de Tutoia. SERÁ?
* RADIO POVO! Valeu Tutoia pela audiência, os tutoienses ligando e participando com Flavio Merequeta.
* RÁDIO POVO! É hora da CRÔNICA DA CIDADE...ERA UMA VEZ O ESPORTE. "... A Salvação do esporte em Tutoia atualmente está na galera que todo dia joga bola na praia ou no campo da Araci, nos meninos do voley que muitas vezes organizam campeonatos, e nos respeitados “velhos” que até hoje ainda batem uma bolinha, e cadê a nova geração do esporte de Tutoia? Quem vai ser o novo Prego, Capuxim, ou Orleans do Futebol Tutoiense? Quem vai ser o novo Jordanne, Jardel e Eder do Voley?... "
* RÁDIO POVO! Depois da crônica da cidade, Flavio Merequeta dá seu ultimo alô..em seguida Tutoia Urgente com Zé Orlando..até o próximo domingo com Rádio Povo na companhia de Flavio Merequeta.
sábado, 28 de maio de 2011
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO ALERTA PREFEITOS SOBRE O DESCUMPRIMENTO DE DISPOSITIVOS DA LEI DA TRANSPARÊNCIA. TUTÓIA É UM DOS MUNICÍPIOS QUE NÃO CUMPRIU A LEI. E AGORA PREFEITO? EU AVISEI!!! PREFEITO, EU AVISEI!!!
Prefeituras TINHAM ATÉ ONTEM para declarar gastos no Portal da Transparência.
TCE/MA
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) emitiu Ofício-Circular aos prefeitos dos 22 municípios com mais 50 mil habitantes alertando para a necessidade do cumprimento dos dispositivos da Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência). O diploma legal determina que as prefeituras disponibilizem à população, em suas páginas na internet, informações detalhadas sobre a execução orçamentária municipal.
Leia também:
* Prefeituras têm até hoje para declarar gastos no Portal da Transparência
* TCE poderá punir prefeitura de São Luís por descumprimento da Lei da Transparência
* AGU verificará se municípios do MA com mais de 100 mil habitantes criaram Portal da Transparência
Levantamento realizado por técnicos do TCE identificou que a maioria dos municípios não obedece à determinação legal, o que ocasiona dificuldades ao processo de avaliação das despesas públicas realizado pelos órgãos do sistema de controle externo e pela sociedade.
Com o intuito de fazer com que os gestores municipais cumpram a Lei da Transparência, o Ministério Público de Contas (MPC) está ingressando com representações contra os infratores, solicitando as punições cabíveis, entre elas o não recebimento das transferências voluntárias destinadas aos municípios.
Receberam o Ofício-Circular os prefeitos das cidades de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Itapecuru Mirim, Paço do Lumiar, Pinheiro, Santa Inês, Santa Luzia, São Luís, Timon, Tutóia e Zé Doca.
Até o momento, apenas as prefeituras de Açailândia, Imperatriz e São José de Ribamar atendem plenamente ao que estabelece a Lei de Transparência.
TCE/MA
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) emitiu Ofício-Circular aos prefeitos dos 22 municípios com mais 50 mil habitantes alertando para a necessidade do cumprimento dos dispositivos da Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência). O diploma legal determina que as prefeituras disponibilizem à população, em suas páginas na internet, informações detalhadas sobre a execução orçamentária municipal.
Leia também:
* Prefeituras têm até hoje para declarar gastos no Portal da Transparência
* TCE poderá punir prefeitura de São Luís por descumprimento da Lei da Transparência
* AGU verificará se municípios do MA com mais de 100 mil habitantes criaram Portal da Transparência
Levantamento realizado por técnicos do TCE identificou que a maioria dos municípios não obedece à determinação legal, o que ocasiona dificuldades ao processo de avaliação das despesas públicas realizado pelos órgãos do sistema de controle externo e pela sociedade.
Com o intuito de fazer com que os gestores municipais cumpram a Lei da Transparência, o Ministério Público de Contas (MPC) está ingressando com representações contra os infratores, solicitando as punições cabíveis, entre elas o não recebimento das transferências voluntárias destinadas aos municípios.
Receberam o Ofício-Circular os prefeitos das cidades de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Itapecuru Mirim, Paço do Lumiar, Pinheiro, Santa Inês, Santa Luzia, São Luís, Timon, Tutóia e Zé Doca.
Até o momento, apenas as prefeituras de Açailândia, Imperatriz e São José de Ribamar atendem plenamente ao que estabelece a Lei de Transparência.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA PREFEITO E EX-SECRETÁRIA DE AGUA DOCE (MA). A IMPUNIDADE COMEÇA A TER PRAZO DE VALIDADE. E EM TUTÓIA, O PREFEITO E SUA FAMÍGLIA, QUE NÃO PENSA E NEM AGE ASSIM, QUE AGUENTE!!!. EU AVISEI!! PREFEITO, EU TE AVISEI!!!
O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1), pediu abertura de processo criminal contra o prefeito de Água Doce (MA), José Eliomar da Costa, e contra a ex-secretária de Educação Ana Célia Pinto, por apropriação indevida de verbas federais da Educação, uso de notas fiscais falsas e dispensa irregular de licitação.
Consta na denúncia que, entre os anos de 2005 e 2006, o prefeito e a ex-secretária se apropriaram de R$ 88 mil oriundos de verbas de programas da Educação. Para camuflar o desvio, apresentaram a prestação de contas com notas fiscais falsas que atestavam a entrega dos materiais que, na verdade, não foram recebidos pelas escolas. Alguns frequentadores das unidades de ensino afirmaram que três escolas do município não receberam nenhum material didático, nem merenda escolar.
José Eliomar e Ana Célia também são denunciados por dispensa irregular de licitação, pois teriam contratado diretamente empresas para reforma de escolas, aquisição de alimentos, materiais escolares, de limpeza, esportivos, móveis, equipamentos e, ainda, locação de transporte escolar e imóveis sem realizar o procedimento licitatório ou justificar o motivo da dispensa, totalizando um prejuízo aos cofres públicos de cerca de R$ 954 mil.
De acordo com a Lei 8.666/93, que dispõe sobre normas para licitações e contratos na Administração Pública, a compra de bens ou a contratação de serviços deve ser precedida de licitação, ou seja, competição entre os fornecedores. A licitação só pode ser dispensada mediante prévia justificativa e naqueles casos permitidos pela Lei. “Importa ressaltar que os delitos foram praticados em continuidade – cento e oitenta e seis vezes”, argumentou o procurador regional da República, Franklin Rodrigues da Costa.
A denúncia foi encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e, se admitida, os denunciados vão responder a processo crime.
(Ascom/MPF-MA)
Consta na denúncia que, entre os anos de 2005 e 2006, o prefeito e a ex-secretária se apropriaram de R$ 88 mil oriundos de verbas de programas da Educação. Para camuflar o desvio, apresentaram a prestação de contas com notas fiscais falsas que atestavam a entrega dos materiais que, na verdade, não foram recebidos pelas escolas. Alguns frequentadores das unidades de ensino afirmaram que três escolas do município não receberam nenhum material didático, nem merenda escolar.
José Eliomar e Ana Célia também são denunciados por dispensa irregular de licitação, pois teriam contratado diretamente empresas para reforma de escolas, aquisição de alimentos, materiais escolares, de limpeza, esportivos, móveis, equipamentos e, ainda, locação de transporte escolar e imóveis sem realizar o procedimento licitatório ou justificar o motivo da dispensa, totalizando um prejuízo aos cofres públicos de cerca de R$ 954 mil.
De acordo com a Lei 8.666/93, que dispõe sobre normas para licitações e contratos na Administração Pública, a compra de bens ou a contratação de serviços deve ser precedida de licitação, ou seja, competição entre os fornecedores. A licitação só pode ser dispensada mediante prévia justificativa e naqueles casos permitidos pela Lei. “Importa ressaltar que os delitos foram praticados em continuidade – cento e oitenta e seis vezes”, argumentou o procurador regional da República, Franklin Rodrigues da Costa.
A denúncia foi encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e, se admitida, os denunciados vão responder a processo crime.
(Ascom/MPF-MA)
PREFEITURAS TÊM ATÉ HOJE PARA PUBLICAR SEUS GASTOS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. E AGORA, O PREFEITO DE TUTÓIA VAI FAZER O QUÊ? PUBLICA PREFEITO!! O POVO ESTÁ ESPERANDO, PARA CONHECER A VERDADE ESCONDIDA....
A Lei Complementar nº 131/2009 estabeleceu prazos para que a União, Estados, Distrito Federal e municípios se adéquem à legislação.
Graça Adjuto
Agência Brasil
Termina hoje (27) o prazo para as prefeituras das capitais e municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes declararem seus gastos na internet, no chamado Portal da Transparência, em cumprimento à Lei 131/2009. Nesse canal, o cidadão deve ter acesso, em tempo real, às informações relativas às receitas e despesas, aos programas e às execuções realizadas pelas administrações municipais.
Leia também:
* TCE poderá punir prefeitura de São Luís por descumprimento da Lei da Transparência
* AGU verificará se municípios do MA com mais de 100 mil habitantes criaram Portal da Transparência
As prefeituras que desrespeitarem a lei podem ser penalizadas. Uma das punições é o corte de transferências voluntárias como, por exemplo, convênios com a União ou o Estado.
Graça Adjuto
Agência Brasil
Termina hoje (27) o prazo para as prefeituras das capitais e municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes declararem seus gastos na internet, no chamado Portal da Transparência, em cumprimento à Lei 131/2009. Nesse canal, o cidadão deve ter acesso, em tempo real, às informações relativas às receitas e despesas, aos programas e às execuções realizadas pelas administrações municipais.
Leia também:
* TCE poderá punir prefeitura de São Luís por descumprimento da Lei da Transparência
* AGU verificará se municípios do MA com mais de 100 mil habitantes criaram Portal da Transparência
As prefeituras que desrespeitarem a lei podem ser penalizadas. Uma das punições é o corte de transferências voluntárias como, por exemplo, convênios com a União ou o Estado.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
MAIS UM PREFEITO DO MARANHÃO, O DE PIRAPEMAS, NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. O PREFEITO DE TUTÓIA CONTINUA DESAFIANDO TODAS AS AUTORIDADES, FAZENDO O QUE QUER NA DAMINISTRAÇÃO PÚBLICA. SERÁ QUE TUTÓIA VAI FICAR NO FIM DA FILA DAS PUNIÇÕES? VAMOS LUTAR PARA MUDAR ESTE QUADRO.
Do blog do Cardoso
Eliseu Moura já foi denunciado ao Ministério Público por desvio do recurso do SUS.
Eliseu Moura, prefeito da cidade de Pirapemas.
O prefeito Eliseu Moura, que administra à mão de ferro Pirapemas por longos anos, acha que a cidade é o fundo de seu quintal.
Já foi prefeito por três mandatos, elegeu a ex-mulher, está no exercício de cargo e, agora, quer eleger a atual esposa, fazendo o que bem entende, atropelando as leis.
Pirapemas paga hoje pouco mais de R$ 650,00 para um professor pós-graduado, e ainda não permite que se fale em aumento salarial.
Nos municípios vizinhos, a realidade em relação aos professores é diferente. Cantanhede, por exemplo, paga aos mestre o piso de professor, que é de R$ 1.125,00. Em Coroatá é pago o mesmo salário.
Já em Matões do Norte, o professor é mais valorizado: ganha R$ 1.600,00.
Eliseu Moura já foi denunciado ao Ministério Público por desvio do recurso do SUS. O programa do PSF não funciona.
O número de médicos cadastrados no SUS é um, mas os que efetivamente trabalham é diferente. A maioria dos vereadores já denunciou o prefeito ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça por improbidade administrativa.
Mas o prefeito, que se julga acima do bem e do mal, pouco se importa.
Eliseu Moura já foi denunciado ao Ministério Público por desvio do recurso do SUS.
Eliseu Moura, prefeito da cidade de Pirapemas.
O prefeito Eliseu Moura, que administra à mão de ferro Pirapemas por longos anos, acha que a cidade é o fundo de seu quintal.
Já foi prefeito por três mandatos, elegeu a ex-mulher, está no exercício de cargo e, agora, quer eleger a atual esposa, fazendo o que bem entende, atropelando as leis.
Pirapemas paga hoje pouco mais de R$ 650,00 para um professor pós-graduado, e ainda não permite que se fale em aumento salarial.
Nos municípios vizinhos, a realidade em relação aos professores é diferente. Cantanhede, por exemplo, paga aos mestre o piso de professor, que é de R$ 1.125,00. Em Coroatá é pago o mesmo salário.
Já em Matões do Norte, o professor é mais valorizado: ganha R$ 1.600,00.
Eliseu Moura já foi denunciado ao Ministério Público por desvio do recurso do SUS. O programa do PSF não funciona.
O número de médicos cadastrados no SUS é um, mas os que efetivamente trabalham é diferente. A maioria dos vereadores já denunciou o prefeito ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça por improbidade administrativa.
Mas o prefeito, que se julga acima do bem e do mal, pouco se importa.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Prefeito de Icatu (MA) é denunciado por não prestação de contas. E o Prefeito de Tutóia, que nem concluiu a obra dos TRÊS MILHÕES E CENTO E SESSENTA MIL REAIS, como é que vai ficar?
O Ministério Público Federal denunciou o atual prefeito de Icatu (MA), Juarez Alves de Lima, por não prestar contas no tempo devido de recursos federais recebidos em convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2005. O valor repassado ao município, cerca de R$ 17 mil, era destinado ao desenvolvimento de ações para inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino, tendo em vista a educação inclusiva.
Foto: Divulgação
Prefeito de Icatu, Juarez Alves de Lima
O convênio tinha o prazo de 300 dias, sendo que a prestação de contas deveria ser apresentada até 60 dias após a vigência. Entretanto, vencido o prazo, o prefeito não fez a prestação de contas, apesar de ter sido notificado sobre o término do prazo do convênio com 41 dias de antecedência.
A denúncia ainda relata que, após 7 meses de encerramento do prazo para prestação de contas, Juarez Alves teria apresentado documentos que, em tese, comprovavam a aplicação dos recursos recebidos pela prefeitura. No entanto, na prestação apresentada, estavam ausentes o extrato bancário da conta do convênio, a relação dos pagamentos efetuados e o formulário com o demonstrativo da execução financeira, devidamente assinados por autoridade competente.
De acordo com o Decreto-lei n° 201/67 e conforme jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça, a prestação de contas com atraso já é considerada crime. “O denunciado deixou de cumprir a obrigação legal, relativamente à prestação de contas, no devido tempo, crime que se consuma com a consciente omissão na prestação de contas no prazo estabelecido”, explicou a procuradora regional da República Raquel Branquinho.
O MPF aguarda, agora, o recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
(Ascom/MPF-MA)
NOVA OLINDA DO MARANHÃO É MAIS UM MUNICÍPIO DENUNCIADO POR FRAUDE NO SUS. E TUTÓIA?
Cabe ao MPF entrar em ação e investigar a maracutaia da Máfia do Jaleco Branco.
Delmar Sobrinho, prefeito de Nova Olinda do MA.
Mais um esquema de fraude na aplicação das verbas do SUS, em município do interior do Maranhão, é descoberta.
Agora foi a vez de Nova Olinda do Maranhão, município que tem 19 mil habitantes, existem apenas três postos de saúde: um no povoado de Monte Alegre, e outro no Santa Cruz, além de um sede, na Vila Iracy Mendonça. Todos construídos desde a 1ª gestão do então prefeito Hemetério Weba.
São oito médicos cadastrados, mas apenas um trabalha efetivamente, o Dr. Luis Carlos Carneiro.
O atual prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Delmar Sobrinho, é ex-genro do hoje deputado estadual, Hemetério Weba, de quem segue as orientações políticas.
O Ministério da Saúde precisa averiguar e fazer um levantamento minucioso do quadro de médicos cadastrados pelo SUS, e que apenas recebem sem trabalhar.
Ontem o blog colocou o caso de Mirador, onde médicos recebem, mas trabalham em municípios distantes daquela cidade.
Seria o caso, também, do Ministério Público Federal entrar em ação e investigar essa maracutaia da Máfia do Jaleco Branco.
Do blog do Cardoso
Delmar Sobrinho, prefeito de Nova Olinda do MA.
Mais um esquema de fraude na aplicação das verbas do SUS, em município do interior do Maranhão, é descoberta.
Agora foi a vez de Nova Olinda do Maranhão, município que tem 19 mil habitantes, existem apenas três postos de saúde: um no povoado de Monte Alegre, e outro no Santa Cruz, além de um sede, na Vila Iracy Mendonça. Todos construídos desde a 1ª gestão do então prefeito Hemetério Weba.
São oito médicos cadastrados, mas apenas um trabalha efetivamente, o Dr. Luis Carlos Carneiro.
O atual prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Delmar Sobrinho, é ex-genro do hoje deputado estadual, Hemetério Weba, de quem segue as orientações políticas.
O Ministério da Saúde precisa averiguar e fazer um levantamento minucioso do quadro de médicos cadastrados pelo SUS, e que apenas recebem sem trabalhar.
Ontem o blog colocou o caso de Mirador, onde médicos recebem, mas trabalham em municípios distantes daquela cidade.
Seria o caso, também, do Ministério Público Federal entrar em ação e investigar essa maracutaia da Máfia do Jaleco Branco.
Do blog do Cardoso
RESUMO DO PROGRAMA "RÁDIO POVO" DO DIA 22 DE MAIO DE 2011
Do blog do Dito
Pararbens Dito!
Parabens Flávio Mererqueta! O programa está espetacular. Presta serviços excelentes ao povo tutoiense. É pra ser mesmo RÁIO POVO!
* Começou! Rádio Povo no ar...Flavio Merequeta dando o seu bom dia e mandando aquele alô para os tutoienses..agora é hora da 1º sequência musical.
* RADIO POVO! Na 2ª parte do programa, Flavio Merequeta falou sobre a extinção do processo que criaria novos municípios no Maranhão, mas opinou a favor da criação de Municípios aqui em Tutoia, como exemplo o do Barro Duro..
* RADIO POVO! Na 3ª parte do programa Flavio Merequeta falou sobre a fraude do concurso público de Agua Doce-Ma, também falou sobre o acompanhamento Online do Tribunal de contas do Maranhão..as informações foram do Blog do Luis Cardoso.
* RADIO POVO! Agora é hora de repercutir sobre a crônica lida no programa passado...Flavio Merequeta agora fala sobre a merenda escolar, segundo informações a merenda escolar em algumas escolas são abóbora, macaxeira e farinha..
* RADIO POVO! Flavio Merequeta lembra que o programa não é só pra criticar a atual gestão, disse que se tiver informação boa sobre o município podem mandar, como por exemplo, quem mandem o edital de licitação do Estádio e da pavimentação da cidade, qual foram as empresas ganhadoras?
* RADIO POVO! É hora do abraço. Alô Chico André do Paxicá, a sua filha de Brasilia manda aquele abraço.
* RADIO POVO! Agora é hora de ler o texto do Blog Letra de Professora de Gabrielle Ramos, o texto fala sobre a situação de deterioração do colégio Olindina no Bairro Barra..Passem nesse Blog e confiram o texto.
* RADIO POVO! Agora é hora de ler o texto do Blog Letra de Professora de Gabrielle Ramos, o texto fala sobre a situação de deterioração do colégio Olindina no Bairro Barra..Passem nesse Blog e confiram o texto.
* RADIO POVO! Flavio Merequeta falou mais sobre o Colégio Olindina, a Diretora da escola ligou pro programa e disse sobre o esforço que faz pra manter o colégio "em pé".
* RADIO POVO! Flavio Merequeta nos informa sobre o Campeonato nacional de Clubes de Beach Soccer, a torcida é pro nosso Sampaio Correia.
* RADIO POVO! É hora de Beach Soccer, no Sampaio Correia tem dois jogadores de Tutoia, Edinho e Datinha..Parabéns Tutoia.
* RADIO POVO! Ainda no Beach Socccer. Flavio Merequeta critica a gestão de esporte de Tutoia pela omissão no investimento do Beach Soccer Tutoiense, já que Tutoia é destaque Estadual, e tem dois jogadores no Sampaio Correia cadê o apoio?
* RADIO POVO! Flavio Merequeta lembra que a Seleção Brasileira de Beach Soccer vem jogar em Tutoia ainda nesse mÊs de Maio, mesmo sem apoio da Sec. de Esporte de Tutoia.
* RADIO POVO! Hora de prestação de serviços. Flavio Merequeta ler a carta enviada pelo os moradores da barra sobre as promessas feitas pelo o atual prefeito e algum vereador, promessas essas ainda não cumpridas.
* RADIO POVO! Hora de prestação de serviços. Flavio Merequeta ler outra carta enviada pelo os moradores do Barro Duro, a reclamação da vez é a iluminação pública.
* RADIO POVO! Chegou a hora, Crônica da Cidade...PÃO E CIRCO.
* RADIO POVO! A Grécia está em Tutoia, o Pão e Circo, o Pão é o nosso bloquete, e o Circo é composto por vários palhaços que usam o dinheiro do povo indevidamente.
* ACABOU por hoje, domingo que vem tem mais RÁDIO POVO na Dunas Mar FM.
Pararbens Dito!
Parabens Flávio Mererqueta! O programa está espetacular. Presta serviços excelentes ao povo tutoiense. É pra ser mesmo RÁIO POVO!
* Começou! Rádio Povo no ar...Flavio Merequeta dando o seu bom dia e mandando aquele alô para os tutoienses..agora é hora da 1º sequência musical.
* RADIO POVO! Na 2ª parte do programa, Flavio Merequeta falou sobre a extinção do processo que criaria novos municípios no Maranhão, mas opinou a favor da criação de Municípios aqui em Tutoia, como exemplo o do Barro Duro..
* RADIO POVO! Na 3ª parte do programa Flavio Merequeta falou sobre a fraude do concurso público de Agua Doce-Ma, também falou sobre o acompanhamento Online do Tribunal de contas do Maranhão..as informações foram do Blog do Luis Cardoso.
* RADIO POVO! Agora é hora de repercutir sobre a crônica lida no programa passado...Flavio Merequeta agora fala sobre a merenda escolar, segundo informações a merenda escolar em algumas escolas são abóbora, macaxeira e farinha..
* RADIO POVO! Flavio Merequeta lembra que o programa não é só pra criticar a atual gestão, disse que se tiver informação boa sobre o município podem mandar, como por exemplo, quem mandem o edital de licitação do Estádio e da pavimentação da cidade, qual foram as empresas ganhadoras?
* RADIO POVO! É hora do abraço. Alô Chico André do Paxicá, a sua filha de Brasilia manda aquele abraço.
* RADIO POVO! Agora é hora de ler o texto do Blog Letra de Professora de Gabrielle Ramos, o texto fala sobre a situação de deterioração do colégio Olindina no Bairro Barra..Passem nesse Blog e confiram o texto.
* RADIO POVO! Agora é hora de ler o texto do Blog Letra de Professora de Gabrielle Ramos, o texto fala sobre a situação de deterioração do colégio Olindina no Bairro Barra..Passem nesse Blog e confiram o texto.
* RADIO POVO! Flavio Merequeta falou mais sobre o Colégio Olindina, a Diretora da escola ligou pro programa e disse sobre o esforço que faz pra manter o colégio "em pé".
* RADIO POVO! Flavio Merequeta nos informa sobre o Campeonato nacional de Clubes de Beach Soccer, a torcida é pro nosso Sampaio Correia.
* RADIO POVO! É hora de Beach Soccer, no Sampaio Correia tem dois jogadores de Tutoia, Edinho e Datinha..Parabéns Tutoia.
* RADIO POVO! Ainda no Beach Socccer. Flavio Merequeta critica a gestão de esporte de Tutoia pela omissão no investimento do Beach Soccer Tutoiense, já que Tutoia é destaque Estadual, e tem dois jogadores no Sampaio Correia cadê o apoio?
* RADIO POVO! Flavio Merequeta lembra que a Seleção Brasileira de Beach Soccer vem jogar em Tutoia ainda nesse mÊs de Maio, mesmo sem apoio da Sec. de Esporte de Tutoia.
* RADIO POVO! Hora de prestação de serviços. Flavio Merequeta ler a carta enviada pelo os moradores da barra sobre as promessas feitas pelo o atual prefeito e algum vereador, promessas essas ainda não cumpridas.
* RADIO POVO! Hora de prestação de serviços. Flavio Merequeta ler outra carta enviada pelo os moradores do Barro Duro, a reclamação da vez é a iluminação pública.
* RADIO POVO! Chegou a hora, Crônica da Cidade...PÃO E CIRCO.
* RADIO POVO! A Grécia está em Tutoia, o Pão e Circo, o Pão é o nosso bloquete, e o Circo é composto por vários palhaços que usam o dinheiro do povo indevidamente.
* ACABOU por hoje, domingo que vem tem mais RÁDIO POVO na Dunas Mar FM.
Buracos em avenidas de Tutóia atrapalham trânsito
Do blog do Elivaldo Ramos
A história não contada em livros [ainda] nos deixou legados. Historiadores busquem eternizar a nossa história!
Assim, a "nossa querida Tutóia" já foi a terra do "já teve". Já teve porto, teve vontade de crescer, teve rede de água etc.
Teve também uma expressiva rota maritma: carga e descarga de mercadorias, aliás, era a principal via de transporte do município. No entanto, nos anos 90 a pavimentação asfáltica chegou e a via maritma foi desativada. A rodovia, então, tornou-se a principal porta de entrada e saída da cidade.
Bem, é sobre essa via que quero blogar hoje. Mais precisamente, sobre a precária situação em que se encontra.
Especialmente a Avenida Paxicá: em quatro quilômetros de extensão contamos, pelo menos, nove pontos críticos de trechos esburacados. [As fotos mostram] Estes que atrapalham o trânsito [motoristas se xingam, enraivecem-se] e danifica a parte inferior dos automóveis. Eu, então, sofro.
trecho esburacado no km 3
tentativa de contenção do trecho esburacado
Ultimamente tenho observado uma medida inútil de tentar resolver o problemas: o município, após uma tregua da chuva, deposita caçambadas de areia e pedras. Uma medida paliativa que não resolve. Está provado, pois, tudo volta a esburacar com novas chuvas.
E pergunto de quem é a responsabilidade de concerto da via? Até quando vai permanecer desse jeito?
Oh, Tutóia! Queria eu te ver crescendo com esses anos de emancipação. Mas parece que estão te deixando envelhecer sem cuidados. Será que vais morrer, digo, sumir do mapa?
A história não contada em livros [ainda] nos deixou legados. Historiadores busquem eternizar a nossa história!
Assim, a "nossa querida Tutóia" já foi a terra do "já teve". Já teve porto, teve vontade de crescer, teve rede de água etc.
Teve também uma expressiva rota maritma: carga e descarga de mercadorias, aliás, era a principal via de transporte do município. No entanto, nos anos 90 a pavimentação asfáltica chegou e a via maritma foi desativada. A rodovia, então, tornou-se a principal porta de entrada e saída da cidade.
Bem, é sobre essa via que quero blogar hoje. Mais precisamente, sobre a precária situação em que se encontra.
Especialmente a Avenida Paxicá: em quatro quilômetros de extensão contamos, pelo menos, nove pontos críticos de trechos esburacados. [As fotos mostram] Estes que atrapalham o trânsito [motoristas se xingam, enraivecem-se] e danifica a parte inferior dos automóveis. Eu, então, sofro.
trecho esburacado no km 3
tentativa de contenção do trecho esburacado
Ultimamente tenho observado uma medida inútil de tentar resolver o problemas: o município, após uma tregua da chuva, deposita caçambadas de areia e pedras. Uma medida paliativa que não resolve. Está provado, pois, tudo volta a esburacar com novas chuvas.
E pergunto de quem é a responsabilidade de concerto da via? Até quando vai permanecer desse jeito?
Oh, Tutóia! Queria eu te ver crescendo com esses anos de emancipação. Mas parece que estão te deixando envelhecer sem cuidados. Será que vais morrer, digo, sumir do mapa?
terça-feira, 24 de maio de 2011
FRAUDE NO SUS DE MIRADOR. LÁ MÉDICO RECEBE SEM TRABALHAR. SERÁ QUE EM TUTÓIA OS MÉDICOS DO SUS TRABALHAM? VAMOS AVERIGUAR DIREITINHO. O CAOS DE LÁ PODE SER O DE CÁ. O QUE VOCÊ ACHA?
Promotor de Justiça do município recebeu as denúncias desde 2010.
Fraude é semelhante a do Piauí, onde o nome do próprio governador constava no CNES.
Médicos recebem por Mirador e trabalham em cidades distantes. A fraude evidencia como o esquema foi montado na cidade.
Esta fraude foi amplamente divulgada nos últimos meses em outros Estados, principalmente no vizinho Piauí, onde o nome do próprio governador, o médico Wilson Martins, constava no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SUS.
O Promotor de Justiça do município, Juarez Medeiros, recebeu as denúncias desde o ano passado, mas até agora nada para apurar as fraudes foi feito.
Para que se tenha idéia, o médico Sólon Uchoa Lago Neto está cadastrado trabalhando em uma equipe de PSF no interior de Mirador, onde ninguém o conhecia por lá, assim como em Colinas, em São Luis e também no Hospital de Base de Brasília, no Distrito Federal
Somando tudo, o medico trabalhava nada menos que 185 horas semanais. Dias depois, a secretaria de Saúde do município retirou o nome desse medico no cadastro. Porém, outros indícios de fraude permanecem.
O médico Silas Mont Alegre está cadastrado trabalhando 150h em três cidades: Mirador, Colinas e Alexandre Costa (Posto São Paulo).
Ficha de identificação e dados profissionais de Silas Mont Alegre Coelho.
O médico Paulo Roberto Santos Sales está cadastrado trabalhando “só” 80 horas em duas cidades. Ocorre que essas duas cidades ficam nada menos que 600 km de distância uma da outra. É em Mirador, no Povoado Liso, e em Paulino Neves (UBSF de São Jose), próximo a Barreirinhas, no extremo norte do Estado:
Ficha de identificação e dados profissionais de Paulo Roberto Santos Sales.
O médico David Sodré também está cadastrado no CNES e também trabalhando 80h. Só que em Mirador e em São Luis (500km de distancia entre as cidades).
Ficha de identificação e dados profissionais de David Sodré
Em uma rápida busca no site do Ministério da Saúde, verifica-se, pelo menos mais 6 profissionais na mesma situação que os descritos acima. Tem profissional cadastrado em Mirador e em Tocantinópolis-TO.
Fato que chama a atenção é que o Prefeito de Mirador é médico, Dr. Joacy de Andrade Barros e foi eleito com a promessa de fazer uma revolução na saúde no município, que se encontra em estado caótico.
Fraude é semelhante a do Piauí, onde o nome do próprio governador constava no CNES.
Médicos recebem por Mirador e trabalham em cidades distantes. A fraude evidencia como o esquema foi montado na cidade.
Esta fraude foi amplamente divulgada nos últimos meses em outros Estados, principalmente no vizinho Piauí, onde o nome do próprio governador, o médico Wilson Martins, constava no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SUS.
O Promotor de Justiça do município, Juarez Medeiros, recebeu as denúncias desde o ano passado, mas até agora nada para apurar as fraudes foi feito.
Para que se tenha idéia, o médico Sólon Uchoa Lago Neto está cadastrado trabalhando em uma equipe de PSF no interior de Mirador, onde ninguém o conhecia por lá, assim como em Colinas, em São Luis e também no Hospital de Base de Brasília, no Distrito Federal
Somando tudo, o medico trabalhava nada menos que 185 horas semanais. Dias depois, a secretaria de Saúde do município retirou o nome desse medico no cadastro. Porém, outros indícios de fraude permanecem.
O médico Silas Mont Alegre está cadastrado trabalhando 150h em três cidades: Mirador, Colinas e Alexandre Costa (Posto São Paulo).
Ficha de identificação e dados profissionais de Silas Mont Alegre Coelho.
O médico Paulo Roberto Santos Sales está cadastrado trabalhando “só” 80 horas em duas cidades. Ocorre que essas duas cidades ficam nada menos que 600 km de distância uma da outra. É em Mirador, no Povoado Liso, e em Paulino Neves (UBSF de São Jose), próximo a Barreirinhas, no extremo norte do Estado:
Ficha de identificação e dados profissionais de Paulo Roberto Santos Sales.
O médico David Sodré também está cadastrado no CNES e também trabalhando 80h. Só que em Mirador e em São Luis (500km de distancia entre as cidades).
Ficha de identificação e dados profissionais de David Sodré
Em uma rápida busca no site do Ministério da Saúde, verifica-se, pelo menos mais 6 profissionais na mesma situação que os descritos acima. Tem profissional cadastrado em Mirador e em Tocantinópolis-TO.
Fato que chama a atenção é que o Prefeito de Mirador é médico, Dr. Joacy de Andrade Barros e foi eleito com a promessa de fazer uma revolução na saúde no município, que se encontra em estado caótico.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
TCE LANÇA ACOMPANHAMENTO ONLINE DE CONTAS PÚBLICAS NO MARANHÃO
O Maranhão é o 4º estado do país a implantar o Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE), ferramenta de tecnologia da informação lançada nesta segunda-feira (23) pelo TCE. A solenidade foi presidida pelo presidente do órgão, conselheiro Edmar Cutrim, e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney (PMDB).
Luis Fernando Silva elogiou a iniciativa do TCE. Foto: Handson Chagas
O SAE possibilitará ao TCE o acompanhamento em tempo real da execução orçamentária do Governo do Estado, prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos maranhenses. Três prefeituras participam dessa primeira etapa do programa: Pedreiras, São José de Ribamar e Bacabeira.
Parte de um conjunto de medidas que estão sendo desenvolvidas com o intuito de tornar mais ágil e eficaz a atuação da Corte de Contas maranhense, o sistema é um divisor de águas que coloca o TCE em sintonia com os novos paradigmas internacionais de controle de contas públicas.
Experimentalmente, o sistema começa a funcionar com as três prefeituras signatárias do documento, escolhidas por sorteio. No próximo ano, já serão mais de 50 prefeituras integradas ao SAE. Dessa forma, o projeto prevê a inclusão de todos os municípios até 2014.“Esses são os objetivos estabelecidos desde 2008 e agora passa a ser uma realidade em favor da população”, declarou Edmar Cutrim.
Luís Fernando saudou a iniciativa do TCE como uma forma de garantir transparência e assegurar o controle da gestão. “Somente em um futuro que esperamos próximo poderemos avaliar o que representa a implantação desse sistema para o aperfeiçoamento da gestão pública em nosso estado. O TCE maranhense se coloca no mesmo patamar de tribunais mais tradicionais do país em termos de qualidade e gestão de auditoria pública”, avaliou o secretário.
O prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos, elogiou a iniciativa. “O sistema será mais ágil e a população vai tomar conhecimento de nossas ações com mais transparência. É uma grande conquista para os gestores”, avalia.
(Com informações do TCE).
.
Luis Fernando Silva elogiou a iniciativa do TCE. Foto: Handson Chagas
O SAE possibilitará ao TCE o acompanhamento em tempo real da execução orçamentária do Governo do Estado, prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos maranhenses. Três prefeituras participam dessa primeira etapa do programa: Pedreiras, São José de Ribamar e Bacabeira.
Parte de um conjunto de medidas que estão sendo desenvolvidas com o intuito de tornar mais ágil e eficaz a atuação da Corte de Contas maranhense, o sistema é um divisor de águas que coloca o TCE em sintonia com os novos paradigmas internacionais de controle de contas públicas.
Experimentalmente, o sistema começa a funcionar com as três prefeituras signatárias do documento, escolhidas por sorteio. No próximo ano, já serão mais de 50 prefeituras integradas ao SAE. Dessa forma, o projeto prevê a inclusão de todos os municípios até 2014.“Esses são os objetivos estabelecidos desde 2008 e agora passa a ser uma realidade em favor da população”, declarou Edmar Cutrim.
Luís Fernando saudou a iniciativa do TCE como uma forma de garantir transparência e assegurar o controle da gestão. “Somente em um futuro que esperamos próximo poderemos avaliar o que representa a implantação desse sistema para o aperfeiçoamento da gestão pública em nosso estado. O TCE maranhense se coloca no mesmo patamar de tribunais mais tradicionais do país em termos de qualidade e gestão de auditoria pública”, avaliou o secretário.
O prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos, elogiou a iniciativa. “O sistema será mais ágil e a população vai tomar conhecimento de nossas ações com mais transparência. É uma grande conquista para os gestores”, avalia.
(Com informações do TCE).
.
domingo, 22 de maio de 2011
ATENÇÃO TUTÓIA! HOJE É DIA DO PROGRAMA 'RADIO POVO E DO TUTÓIA URGENTE" NA R´DIO DUNA MAR FM, À PARTIR DAS 9 HORAS DA MANHÃ. VALE A PENA OUVIR E PARTICIPAR!!
Hoje, estará no ar a partir das nove horas da manhã, na rádio DUNAS MAR FM em TUTÓIA, o programa RÁDIO POVO conduzido por FLÁVIO MEREQUETA, trazendo informações importantes, opinião de qualidade, boa música e variedades do nosso povo. Nesta nova versão radialística, o Flávio traz um excelente programa matutino para a comunidade Tutóiense. Vamos todos prestigiá-lo com anossa audiência e participação.
Logo em seguida ao RÁDIO POVO, é a vez de TUTÓIA URGENTE, exatamente às 11 horas. Conduzido por ZÉ ORLANDO e coma participação especial do FLAVIO MEREQUETA, teremos a segunda edição desta série produzida através do rádio. JORNALISMO VERDADE. JORNALISMO CORAGEM. Esta é a marca do ZÉ ORLANDO ao tratar dos temas mais URGENTES que atingem a vida da população Tutoiense. Hoje o tema central será o SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE TUTÓIA. Tudo sobre os CONVÊNIOS para tal finalidade, além de um DEBATE AO VIVO coma participação do ex prefeito ZILMAR MELO e o atual vice prefeito FLORIANO ALVES DA SILVA, sobre este grave tema.
Para concluir o programa de hoje, haverá a estreia do quadro O POVO PERGUNTA E QUER SABER, E O ZÉ ORLANDO VAI RESPODER!
PROGRAMAÇÃO DE QUALIDADE E DE INTERESSE PÚBLICO NA SUA MANHÃ DE DOMINGO. CONTAMOS COM SUA AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RÁDIO POVO E TUTÓIA URGENTE. É A SUA VOZ ATRAVÉS DA NOSSA VOZ!!!
Logo em seguida ao RÁDIO POVO, é a vez de TUTÓIA URGENTE, exatamente às 11 horas. Conduzido por ZÉ ORLANDO e coma participação especial do FLAVIO MEREQUETA, teremos a segunda edição desta série produzida através do rádio. JORNALISMO VERDADE. JORNALISMO CORAGEM. Esta é a marca do ZÉ ORLANDO ao tratar dos temas mais URGENTES que atingem a vida da população Tutoiense. Hoje o tema central será o SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE TUTÓIA. Tudo sobre os CONVÊNIOS para tal finalidade, além de um DEBATE AO VIVO coma participação do ex prefeito ZILMAR MELO e o atual vice prefeito FLORIANO ALVES DA SILVA, sobre este grave tema.
Para concluir o programa de hoje, haverá a estreia do quadro O POVO PERGUNTA E QUER SABER, E O ZÉ ORLANDO VAI RESPODER!
PROGRAMAÇÃO DE QUALIDADE E DE INTERESSE PÚBLICO NA SUA MANHÃ DE DOMINGO. CONTAMOS COM SUA AUDIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RÁDIO POVO E TUTÓIA URGENTE. É A SUA VOZ ATRAVÉS DA NOSSA VOZ!!!
quinta-feira, 19 de maio de 2011
POLÍCIA FEDERAL COMEÇA A DESBARATAR A REDE DE AGIOTAGEM NO MARARNHÃO
É nitroglicerina pura os documentos e o depoimento do agiota Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan, um dos alvos da Operação Usura deflagrada semana passada e que levou para a cadeia uma quadrilha comandada pelo prefeito de São João do Paraíso, Raimundo Galdino Leite, o Boca Quente.
O depoimento de Pacovan começou segunda-feira pela manhã e só foi concluído às 15h de terça-feira, somando-se os intervalos. Ele continua preso. Natural de Pernambuco, recebeu esse apelido por abastecer a Ceasa com bananas de mesmo nome.
O agiota é conhecido na Ceasa pelas altas apostas em jogo de baralho que participa no local. Até carros são usados como prêmio. Teria sido por conta do vício no pif-paf que ele se envolveu com os prefeitos Raimundo Lisboa (Bacabal) e Raimundo Sampaio, o Natim (Zé Doca).
Pelas primeiras informações obtidas pela Polícia Federal, Pacovan movimentou nos últimos dois anos R$ 25 milhões. Os documentos e depoimento prestado por ele sugerem o envolvendo na teia criminosa de oito prefeitos maranhenses. Alguns têm negócios particulares com Pacovan.
O esquema funcionava da seguinte maneira: o agiota emprestava dinheiro durante a eleição municipal para os então candidatos e depois cobrava a fatura tomando conta principalmente da merenda escolar e da compra de medicamentos.
No caso de São João do Paraíso, Pacovan era praticamente o prefeito da cidade. Ele tinha vários cheques em branco assinados por Boca Quente. O mesmo acontecia com outras prefeituras.
Com a prisão dele, a PF também começou a identificar uma rede de agiotagem que funciona no Maranhão. Um dos nomes citados é do filho de um conhecido prefeito da região dos Lençóis Maranhense e também assessor do Tribunal de Justiça.
O depoimento de Pacovan começou segunda-feira pela manhã e só foi concluído às 15h de terça-feira, somando-se os intervalos. Ele continua preso. Natural de Pernambuco, recebeu esse apelido por abastecer a Ceasa com bananas de mesmo nome.
O agiota é conhecido na Ceasa pelas altas apostas em jogo de baralho que participa no local. Até carros são usados como prêmio. Teria sido por conta do vício no pif-paf que ele se envolveu com os prefeitos Raimundo Lisboa (Bacabal) e Raimundo Sampaio, o Natim (Zé Doca).
Pelas primeiras informações obtidas pela Polícia Federal, Pacovan movimentou nos últimos dois anos R$ 25 milhões. Os documentos e depoimento prestado por ele sugerem o envolvendo na teia criminosa de oito prefeitos maranhenses. Alguns têm negócios particulares com Pacovan.
O esquema funcionava da seguinte maneira: o agiota emprestava dinheiro durante a eleição municipal para os então candidatos e depois cobrava a fatura tomando conta principalmente da merenda escolar e da compra de medicamentos.
No caso de São João do Paraíso, Pacovan era praticamente o prefeito da cidade. Ele tinha vários cheques em branco assinados por Boca Quente. O mesmo acontecia com outras prefeituras.
Com a prisão dele, a PF também começou a identificar uma rede de agiotagem que funciona no Maranhão. Um dos nomes citados é do filho de um conhecido prefeito da região dos Lençóis Maranhense e também assessor do Tribunal de Justiça.
TRIBUNAL DE CONTA DO ESTADO APLICA MULTA MILIONÁRIAS EM PREFEITOS
O TCE julgou nesta quarta-feira a tomada de contas realizada na Prefeitura de Olho D’água das Cunhãs, relativa ao exercício financeiro de 2008, de responsabilidade da prefeita Lauraci Martins de Oliveira. Na decisão, que teve por base parecer do Ministério Público de Contas (MPC) e relatório do conselheiro Jorge Pavão, o plenário desaprovou de forma unânime as contas e determinou devolução de recursos e pagamento de multas.
Lauraci: multas de R$ 16 milhões
A tomada de contas, procedimento que ocorre quando o gestor não presta contas ao TCE na forma e prazo determinados pela legislação, envolve a mobilização de uma equipe de auditores enviada ao município para recolher e analisar toda a documentação referente aos procedimentos de gestão realizados pelo administrador no exercício financeiro.
No caso de Olho D’água das Cunhãs, quando os auditores chegaram a cidade para a realização dos procedimentos, a análise não pôde ser feitaa devido a total falta de documentação e informações da administração municipal. Em situações dessa natureza, os técnicos do TCE, em pesquisa minuciosa realizada em outros órgãos da administração pública, chegam ao valor estimado dos recursos repassados ao município e cuja correta aplicação está sob a responsabilidade do prefeito.
Como Lauraci Oliveira não apresentou qualquer documento que atestasse a destinação dada aos recursos públicos recebidos, a Corte de Contas decidiu pela integral devolução dos valores, além do pagamento de multas e imputação de débito pela prefeita, totalizando mais de R$ 16 milhões. Ainda cabe recurso da decisão.
Na mesma sessão foram desaprovadas também as contas de César Rodrigues Viana (Miranda do Norte/2001), com débito de R$ 52.843,43 e multas de R$ 19.484,00; Domingos Sávio Fonseca Silva (Turilândia/2007), com débito de R$ 357.758,48 e multas de R$ 67.775,00; João Dantas Filho (Sambaíba/2007), com débito de R$ 4.744,82 e multas de R$ 60.000,00; José Cardoso do Nascimento (Araioses/2007), com débito de R$ 1.375.057,00 e multas de R$ 50.305,00; José Ribamar Costa Filho (Dom Pedro/2007), com débito de R$ 7.761.559,00 e multas de R$ 888.444,00 e Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (Mata Roma/2005), com multas de R$ 12.000,00. Nilson Santos Garcia (Palmeirândia/2004) teve suas contas aprovadas com ressalvas e deve pagar multa de R$ 3.000,00.
Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas as contas apresentadas por Firmino José Brito de Amorim (Alto Parnaíba/2006), com débito de R$ 34.278,99 e multas de R$ 11.855,00; José Ribamar Castelo Branco (Santa Inês/2007), com débito de R$ 47.502,00 e multas de R$ 43.001,00; Matias da Silva Lemos (Amapá do Maranhão/2007), com débito de R$ 2.615,11 e multas de R$ 12.910,00 e Selma Maria Feitosa Pires (Riachão/2005), com débito de R$ 12.241,44 e multas de R$ 11.100,82.
Cautelar
Com base em representação do Ministério Público de Contas (MPC) e relatoria do conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, o Plenário do TCE emitiu por unanimidade Medida Cautelar que suspende a aplicação do Projeto de Resolução nº 04/2010 da Câmara Municipal de Coelho Neto, que permite a concessão de gratificações aos membros de mesa e aos líderes do governo e da oposição, em percentuais que variam de 30% a 100% do subsídio dos vereadores.
(As informações são do TCE).
.
Lauraci: multas de R$ 16 milhões
A tomada de contas, procedimento que ocorre quando o gestor não presta contas ao TCE na forma e prazo determinados pela legislação, envolve a mobilização de uma equipe de auditores enviada ao município para recolher e analisar toda a documentação referente aos procedimentos de gestão realizados pelo administrador no exercício financeiro.
No caso de Olho D’água das Cunhãs, quando os auditores chegaram a cidade para a realização dos procedimentos, a análise não pôde ser feitaa devido a total falta de documentação e informações da administração municipal. Em situações dessa natureza, os técnicos do TCE, em pesquisa minuciosa realizada em outros órgãos da administração pública, chegam ao valor estimado dos recursos repassados ao município e cuja correta aplicação está sob a responsabilidade do prefeito.
Como Lauraci Oliveira não apresentou qualquer documento que atestasse a destinação dada aos recursos públicos recebidos, a Corte de Contas decidiu pela integral devolução dos valores, além do pagamento de multas e imputação de débito pela prefeita, totalizando mais de R$ 16 milhões. Ainda cabe recurso da decisão.
Na mesma sessão foram desaprovadas também as contas de César Rodrigues Viana (Miranda do Norte/2001), com débito de R$ 52.843,43 e multas de R$ 19.484,00; Domingos Sávio Fonseca Silva (Turilândia/2007), com débito de R$ 357.758,48 e multas de R$ 67.775,00; João Dantas Filho (Sambaíba/2007), com débito de R$ 4.744,82 e multas de R$ 60.000,00; José Cardoso do Nascimento (Araioses/2007), com débito de R$ 1.375.057,00 e multas de R$ 50.305,00; José Ribamar Costa Filho (Dom Pedro/2007), com débito de R$ 7.761.559,00 e multas de R$ 888.444,00 e Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (Mata Roma/2005), com multas de R$ 12.000,00. Nilson Santos Garcia (Palmeirândia/2004) teve suas contas aprovadas com ressalvas e deve pagar multa de R$ 3.000,00.
Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas as contas apresentadas por Firmino José Brito de Amorim (Alto Parnaíba/2006), com débito de R$ 34.278,99 e multas de R$ 11.855,00; José Ribamar Castelo Branco (Santa Inês/2007), com débito de R$ 47.502,00 e multas de R$ 43.001,00; Matias da Silva Lemos (Amapá do Maranhão/2007), com débito de R$ 2.615,11 e multas de R$ 12.910,00 e Selma Maria Feitosa Pires (Riachão/2005), com débito de R$ 12.241,44 e multas de R$ 11.100,82.
Cautelar
Com base em representação do Ministério Público de Contas (MPC) e relatoria do conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, o Plenário do TCE emitiu por unanimidade Medida Cautelar que suspende a aplicação do Projeto de Resolução nº 04/2010 da Câmara Municipal de Coelho Neto, que permite a concessão de gratificações aos membros de mesa e aos líderes do governo e da oposição, em percentuais que variam de 30% a 100% do subsídio dos vereadores.
(As informações são do TCE).
.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO ACOMPANHARÁ ONLINE AS CONTAS DOS GESTORES DO MARANHÃO. O CERCO VAI AUMENTAR PARA OS CORRÚPTOS, ÍMPROBOS E MONTADORES DE PRESTAÇÕES FRAUDULENTAS NAS CONTAS MUNICIPAIS.
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) realiza na próxima segunda-feira 23, às 10h, o lançamento do Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE), ferramenta de Tecnologia da Informação que possibilitará à instituição o acompanhamento em tempo real da execução orçamentária do Governo do Estado, prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos maranhenses. O SAE pretende ser um marco na atuação do TCE e integra o conjunto de medidas que estão sendo desenvolvidas com o intuito de tornar mais ágil e eficaz a atuação da Corte de Contas.
Presidente Edmar Cutrim comanda processo de modernização do TCE
Na cerimônia de lançamento será firmado Termo de Parceria entre o TCE e as prefeituras que farão parte da primeira etapa do projeto, na qual acontecerá treinamento destinado aos servidores das instituições envolvidas, com a intenção de habilitá-los a elaborar nos padrões exigidos pela legislação e pelo SAE, as ferramentas de planejamento da gestão públicas. Participam da primeira fase do SAE as prefeituras de Bacabeira, Pedreiras e São José de Ribamar.
A assinatura do Termo de Parceria representa o início das atividades do SAE e simboliza o comprometimento de todos os signatários com as ações do projeto. A primeira delas será o treinamento sobre ferramentas de planejamento no âmbito da administração pública.
Um total de 12 servidores das prefeituras que participam da fase de implantação do sistema serão qualificados por técnicos do TCE, em atividade instrucional com duração de 80h horas, que ocorrerá no ambiente do software desenvolvido para o SAE. A intenção é demonstrar aos participantes os parâmetros de funcionamento do sistema, a forma como será feito o acompanhamento da execução orçamentária, as mudanças que precisarão ser feitas na infra-estrutura para adequá-la às necessidades do SAE e a necessidade de aperfeiçoar os instrumentos de planejamento na esfera da gestão pública.
O treinamento será dividido em dois módulos: planejamento (40h) e execução orçamentária (40h). No primeiro módulo, serão transmitidas informações relativas à importância do planejamento no contexto da gestão pública, estratégias para a elaboração das ferramentas de planejamento e a relevância desses instrumentos no âmbito de atuação do sistema. No segundo módulo, a execução orçamentária será avaliada tendo por fundamento os mecanismos de controle estabelecidos e as adequações que precisarão ser feitas pelas prefeituras para atender aos parâmetros do SAE.
(As informações são do TCE).
Presidente Edmar Cutrim comanda processo de modernização do TCE
Na cerimônia de lançamento será firmado Termo de Parceria entre o TCE e as prefeituras que farão parte da primeira etapa do projeto, na qual acontecerá treinamento destinado aos servidores das instituições envolvidas, com a intenção de habilitá-los a elaborar nos padrões exigidos pela legislação e pelo SAE, as ferramentas de planejamento da gestão públicas. Participam da primeira fase do SAE as prefeituras de Bacabeira, Pedreiras e São José de Ribamar.
A assinatura do Termo de Parceria representa o início das atividades do SAE e simboliza o comprometimento de todos os signatários com as ações do projeto. A primeira delas será o treinamento sobre ferramentas de planejamento no âmbito da administração pública.
Um total de 12 servidores das prefeituras que participam da fase de implantação do sistema serão qualificados por técnicos do TCE, em atividade instrucional com duração de 80h horas, que ocorrerá no ambiente do software desenvolvido para o SAE. A intenção é demonstrar aos participantes os parâmetros de funcionamento do sistema, a forma como será feito o acompanhamento da execução orçamentária, as mudanças que precisarão ser feitas na infra-estrutura para adequá-la às necessidades do SAE e a necessidade de aperfeiçoar os instrumentos de planejamento na esfera da gestão pública.
O treinamento será dividido em dois módulos: planejamento (40h) e execução orçamentária (40h). No primeiro módulo, serão transmitidas informações relativas à importância do planejamento no contexto da gestão pública, estratégias para a elaboração das ferramentas de planejamento e a relevância desses instrumentos no âmbito de atuação do sistema. No segundo módulo, a execução orçamentária será avaliada tendo por fundamento os mecanismos de controle estabelecidos e as adequações que precisarão ser feitas pelas prefeituras para atender aos parâmetros do SAE.
(As informações são do TCE).
Arquivados projetos para criação de oitenta e três municípios
Nenhuma das propostas de emancipação atende às exigências da nova resolução sobre o assunto.
Marco Aurélio D´Eça/ O Estado
SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa decidiu desconsiderar todos os 83 pedidos de criação de municípios que estavam tramitando na Casa. Motivo: nenhum deles atende às exigências da nova resolução sobre o assunto. Para que voltem a sonhar com a emancipação, as lideranças destes povoados terão que refazer todo o processo. "Os dados precisam ser atualizados, para que não haja riscos de serem arquivados por informações erradas. Por isso todos precisarão ser refeitos", explicou o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB).
Quando foram apresentados, muitos destes povoados estavam em plenas condições de se tornarem cidades. Agora, todo o processo terá que ser refeito, dentro das novas regras, o que pode excluir muitos pretendentes a município. Melo explica a exigência da atualização pelo fato de que, entre outras coisas, pode constar assinaturas de moradores que não existam mais.
Autor de vários pedidos emancipacionistas, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, Carlos Alberto Milhomem (DEM), já afirmou que voltará aos requerimentos apenas se for procurado pelos munícipes. "Se me procurarem, apresentarei, mas não vou atrás", afirmou.
Ele considera os povoados Alto Brasil, em Grajaú; Ipiranga e Santa Vitória, em Barra do Corda, alguns dos pedidos que levam seu patrocínio, prontos para serem emancipados. "Todos têm condições de se tornar municípios", garante.
De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia, André Fufuca (PSDB), todos os Requerimentos de emancipação têm que ter um deputado como patrono. Por isso a incerteza quanto aos que já estavam na Casa. "As lideranças podem apresentar, mas precisa ser encaminhado por um deputado", explicou o tucano. O problema é que muitos autores dos requerimentos antigos já não são mais deputados, o que dificultará a reentrada no protocolo da Assembleia.
Em parceria com a colega Francisca Primo (PT), o próprio Fufuca já apresentou, dentro das novas regras, novo pedido para Santo Onofre, a ser desmembrado de Santa Luzia. Também já tramita na Casa pedido de emancipação para Gameleira do Maranhão, assinado pelo deputado Neto Evangelista (PSDB). A proposta é desmembrar o povoado do município de Cajari.
O problema em relação aos requerimentos antigos é que todos se enquadravam em regras da época dos últimos 81 municípios emancipados, em 1996. Essas regras não existem mais.
Membro do Grupo de Trabalho para Estudo de Viabilidade Municipal, criado na semana passada pela presidência da Assembleia, o consultor Milton Callado explica, por exemplo, que, para os antigos abaixo-assinados, eram exigidas apenas assinatura com registro em cartório. "Agora, todos os cidadãos que assinaram precisam indicar o número do título de eleitor, que será checado", diz Callado.
Esta comissão é formada ainda pelos servidores Raimundo Verde, Ronald Frank e Helen Mendonça Silva - que irão auxiliar a Comissão de Assuntos Municipais na análise dos Requerimentos e na elaboração do estudo de viabilidade.
O prazo para apresentação dos requerimentos emancipacionistas começou a correr no dia 11 de maio, de acordo com a Resolução nº 640/2011. Vai até o dia 11 de junho. A partir daí, a Comissão de Assuntos Municipais terá 120 dias para elaborar o estudo de viabilidade municipal. Só após este prazo, os pedidos estarão prontos para virarem Projeto de Lei, quando serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça. Com o aval da CCJ, vão a votação em plenário.
Os novos requisitos para municípios
1 - Para dar entrada nos Requerimentos
Assinatura de, no mínimo, 10% dos eleitores dos distritos e localidades que se pretenda emancipar;
Memorial descritivo da área a ser desmembrada, relacionando todos os povoados contidos, integralmente, na área a ser emancipada;
Identificação de cada um dos eleitores, com número de título eleitoral, sessão e Zona Eleitoral.
2 - Para o estudo de viabilidade municipal
População igual ou superior a 6 mil habitantes;
Eleitorado igual ou superior a 40% da população;
Núcleo urbano constituído, com infra-estrutura e edificações;
Arrecadação estimada superior à média de 10% dos municípios já instalados;
Área Urbana não situada em reserva indígena, de preservação ambiental e não pertencente à União;
Continuidade territorial.
Marco Aurélio D´Eça/ O Estado
SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa decidiu desconsiderar todos os 83 pedidos de criação de municípios que estavam tramitando na Casa. Motivo: nenhum deles atende às exigências da nova resolução sobre o assunto. Para que voltem a sonhar com a emancipação, as lideranças destes povoados terão que refazer todo o processo. "Os dados precisam ser atualizados, para que não haja riscos de serem arquivados por informações erradas. Por isso todos precisarão ser refeitos", explicou o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB).
Quando foram apresentados, muitos destes povoados estavam em plenas condições de se tornarem cidades. Agora, todo o processo terá que ser refeito, dentro das novas regras, o que pode excluir muitos pretendentes a município. Melo explica a exigência da atualização pelo fato de que, entre outras coisas, pode constar assinaturas de moradores que não existam mais.
Autor de vários pedidos emancipacionistas, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, Carlos Alberto Milhomem (DEM), já afirmou que voltará aos requerimentos apenas se for procurado pelos munícipes. "Se me procurarem, apresentarei, mas não vou atrás", afirmou.
Ele considera os povoados Alto Brasil, em Grajaú; Ipiranga e Santa Vitória, em Barra do Corda, alguns dos pedidos que levam seu patrocínio, prontos para serem emancipados. "Todos têm condições de se tornar municípios", garante.
De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia, André Fufuca (PSDB), todos os Requerimentos de emancipação têm que ter um deputado como patrono. Por isso a incerteza quanto aos que já estavam na Casa. "As lideranças podem apresentar, mas precisa ser encaminhado por um deputado", explicou o tucano. O problema é que muitos autores dos requerimentos antigos já não são mais deputados, o que dificultará a reentrada no protocolo da Assembleia.
Em parceria com a colega Francisca Primo (PT), o próprio Fufuca já apresentou, dentro das novas regras, novo pedido para Santo Onofre, a ser desmembrado de Santa Luzia. Também já tramita na Casa pedido de emancipação para Gameleira do Maranhão, assinado pelo deputado Neto Evangelista (PSDB). A proposta é desmembrar o povoado do município de Cajari.
O problema em relação aos requerimentos antigos é que todos se enquadravam em regras da época dos últimos 81 municípios emancipados, em 1996. Essas regras não existem mais.
Membro do Grupo de Trabalho para Estudo de Viabilidade Municipal, criado na semana passada pela presidência da Assembleia, o consultor Milton Callado explica, por exemplo, que, para os antigos abaixo-assinados, eram exigidas apenas assinatura com registro em cartório. "Agora, todos os cidadãos que assinaram precisam indicar o número do título de eleitor, que será checado", diz Callado.
Esta comissão é formada ainda pelos servidores Raimundo Verde, Ronald Frank e Helen Mendonça Silva - que irão auxiliar a Comissão de Assuntos Municipais na análise dos Requerimentos e na elaboração do estudo de viabilidade.
O prazo para apresentação dos requerimentos emancipacionistas começou a correr no dia 11 de maio, de acordo com a Resolução nº 640/2011. Vai até o dia 11 de junho. A partir daí, a Comissão de Assuntos Municipais terá 120 dias para elaborar o estudo de viabilidade municipal. Só após este prazo, os pedidos estarão prontos para virarem Projeto de Lei, quando serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça. Com o aval da CCJ, vão a votação em plenário.
Os novos requisitos para municípios
1 - Para dar entrada nos Requerimentos
Assinatura de, no mínimo, 10% dos eleitores dos distritos e localidades que se pretenda emancipar;
Memorial descritivo da área a ser desmembrada, relacionando todos os povoados contidos, integralmente, na área a ser emancipada;
Identificação de cada um dos eleitores, com número de título eleitoral, sessão e Zona Eleitoral.
2 - Para o estudo de viabilidade municipal
População igual ou superior a 6 mil habitantes;
Eleitorado igual ou superior a 40% da população;
Núcleo urbano constituído, com infra-estrutura e edificações;
Arrecadação estimada superior à média de 10% dos municípios já instalados;
Área Urbana não situada em reserva indígena, de preservação ambiental e não pertencente à União;
Continuidade territorial.
RADIO POVO , CRÔNICA EXIBIDA NO PROGRAMA DE DOMINGO, LEIA !!!
Do blog do Flávio Merequeta
Tem coisas que só acontecem em Tutoia. LOBOS EM PELES DE CORDEIROS.
Bem, como sempre tive vontade, acho que dessa vez vou mergulhar nesse mundo que tanto admiro, a POLITICA, não que vou me candidatar, longe disso, mas isso não quer dizer que não serei um político. Farei isso porque acho que teríamos que ser mais interessados em nossos direitos, em saber onde está sendo aplicada a grana do nosso município, e aprender a entender que na politica, quando há pessoas interessadas em governar com responsabilidade, isso é possível, mas só é possível também com a ajuda do povo, que tem a competência de fiscalizar e escolher seus representantes.
Faltando menos de 2 anos para as eleições municipais, o desenho politico em Tutoia já está ficando claro. As alianças políticas começam a se formar e pressuponho que a situação formada pelos os atuais gestores também já começa a estudar as suas estratégias para continuar no poder e com o poder.
A gente sabe o que se passa em Tutoia, uma cidade onde tudo pode, até uso um jargão nos meus textos, TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM TUTOIA, e alguém dúvida disso? Acho que não, se eu for citar as possíveis irregularidades no atual governo eu passaria o dia fazendo esse texto. Não é pouca, pessoal. Exemplo? Ta, vou dizer somente um, é normal VEREADORES receberem aquela verba chamada MENSALÃO? Todos sabem que isso ocorre atualmente em Tutoia, uma vergonha para os eleitores que depositam a confiança em “POLITICOS” que na verdade mancham a politica por um simples motivo, e todos sabem qual é, a REELEIÇÃO. É sim senhores, a preocupação da maioria dos vereadores em Tutoia não é fazer bem para o povo, de lutar pelo interesse do povo, a preocupação de vocês vereadores, é fazer uma média, falsa aliás, dando em formas de esmolas, como modo de coronelismo, um assistencialismo sem fim para as pessoas que chega a prendê-las, enquanto isso, Hilux e Hilux desfilam nos bloquetes da nossa cidade sem a mínima consideração para uma coletividade que deseja ver mudança em Tutoia.
Tutoia precisa mudar, os pensamentos dos eleitores precisam mudar, o poder não é para poucos, para uma minoria, o poder tem que ser repassado para a população através de educação, saúde, saneamento, cultura etc. E não adianta vim dizer que essas coisas estão boas por que não estão, ninguém pode se contentar com pouco, afinal, o dinheiro repassado para os governantes para a administração do município não é pouca, não falta é zero.
Educação com um mínimo de qualidade senhores gestores é dá ambiente adequado e estrutura para os professores, não só é ter defasagem zero nas escolas, e sim saber se esses alunos estão aprendendo de verdade, se eles têm capacidade de concorrer em um vestibular e se eles têm a consciência que é através da educação que eles vão ser alguém na vida, será que a Secretária de Educação ta cumprindo adequadamente seu papel?
Saúde com um mínimo de qualidade senhores gestores é oferecer a população uma hospital higiênico, com profissionais capacitados em números proporcionais à população, é ter médicos suficientes para que um tutoiense não chegue ao hospital em situação de urgência e não tenha uma médico e apenas dipirona para aplicar na intravenosa.
Saneamento com um mínimo de qualidade é fazer uma caixa d’água com um objetivo claro, abastecer a população com água potável, e não outros objetivos nos quais as pessoas estão vendo. Saneamento com um mínimo de qualidade senhores gestores, é limpeza urbana, é esgoto, e não poluir o cais de Tutoia (sobre isso, até quando vai acontecer esse desastre ambiental?), também não é só colocar trabalhadores limpando as ruas sem não ter um aterro sanitário decente, jogar lixo em lugares inadequados senhores gestores é um crime ambiental, não sabiam?
E Cultura com um mínimo de qualidade senhores gestores não é só fazer carnaval e arraial, estes que por sinal tem caído bastante de qualidade, todo os anos diminui o número de foliões, os motivos, todos sabem qual é, não se tem divulgação, não há bandas que prestem, e por incrível que pareça, Tutoia não tem carnaval de praia.
Senhores gestores, as eleições estão vindo, e dependendo de mim, vocês que aí estão nem se candidatariam, já tiveram a oportunidade de vocês, e olha que como todos fizeram, esse é o mandato da vaca magra, imagina vocês mais quatro anos no poder, tenho medo de Hilux se transformar em Jatinhos, será?
Só se muda Tutoia com o VOTO, e outubro de 2012 está bem aí. Vamos tentar de novo, porque lobos em peles de cordeiros nos enganaram.
DO BLOG DO DITO
Tem coisas que só acontecem em Tutoia. LOBOS EM PELES DE CORDEIROS.
Bem, como sempre tive vontade, acho que dessa vez vou mergulhar nesse mundo que tanto admiro, a POLITICA, não que vou me candidatar, longe disso, mas isso não quer dizer que não serei um político. Farei isso porque acho que teríamos que ser mais interessados em nossos direitos, em saber onde está sendo aplicada a grana do nosso município, e aprender a entender que na politica, quando há pessoas interessadas em governar com responsabilidade, isso é possível, mas só é possível também com a ajuda do povo, que tem a competência de fiscalizar e escolher seus representantes.
Faltando menos de 2 anos para as eleições municipais, o desenho politico em Tutoia já está ficando claro. As alianças políticas começam a se formar e pressuponho que a situação formada pelos os atuais gestores também já começa a estudar as suas estratégias para continuar no poder e com o poder.
A gente sabe o que se passa em Tutoia, uma cidade onde tudo pode, até uso um jargão nos meus textos, TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM TUTOIA, e alguém dúvida disso? Acho que não, se eu for citar as possíveis irregularidades no atual governo eu passaria o dia fazendo esse texto. Não é pouca, pessoal. Exemplo? Ta, vou dizer somente um, é normal VEREADORES receberem aquela verba chamada MENSALÃO? Todos sabem que isso ocorre atualmente em Tutoia, uma vergonha para os eleitores que depositam a confiança em “POLITICOS” que na verdade mancham a politica por um simples motivo, e todos sabem qual é, a REELEIÇÃO. É sim senhores, a preocupação da maioria dos vereadores em Tutoia não é fazer bem para o povo, de lutar pelo interesse do povo, a preocupação de vocês vereadores, é fazer uma média, falsa aliás, dando em formas de esmolas, como modo de coronelismo, um assistencialismo sem fim para as pessoas que chega a prendê-las, enquanto isso, Hilux e Hilux desfilam nos bloquetes da nossa cidade sem a mínima consideração para uma coletividade que deseja ver mudança em Tutoia.
Tutoia precisa mudar, os pensamentos dos eleitores precisam mudar, o poder não é para poucos, para uma minoria, o poder tem que ser repassado para a população através de educação, saúde, saneamento, cultura etc. E não adianta vim dizer que essas coisas estão boas por que não estão, ninguém pode se contentar com pouco, afinal, o dinheiro repassado para os governantes para a administração do município não é pouca, não falta é zero.
Educação com um mínimo de qualidade senhores gestores é dá ambiente adequado e estrutura para os professores, não só é ter defasagem zero nas escolas, e sim saber se esses alunos estão aprendendo de verdade, se eles têm capacidade de concorrer em um vestibular e se eles têm a consciência que é através da educação que eles vão ser alguém na vida, será que a Secretária de Educação ta cumprindo adequadamente seu papel?
Saúde com um mínimo de qualidade senhores gestores é oferecer a população uma hospital higiênico, com profissionais capacitados em números proporcionais à população, é ter médicos suficientes para que um tutoiense não chegue ao hospital em situação de urgência e não tenha uma médico e apenas dipirona para aplicar na intravenosa.
Saneamento com um mínimo de qualidade é fazer uma caixa d’água com um objetivo claro, abastecer a população com água potável, e não outros objetivos nos quais as pessoas estão vendo. Saneamento com um mínimo de qualidade senhores gestores, é limpeza urbana, é esgoto, e não poluir o cais de Tutoia (sobre isso, até quando vai acontecer esse desastre ambiental?), também não é só colocar trabalhadores limpando as ruas sem não ter um aterro sanitário decente, jogar lixo em lugares inadequados senhores gestores é um crime ambiental, não sabiam?
E Cultura com um mínimo de qualidade senhores gestores não é só fazer carnaval e arraial, estes que por sinal tem caído bastante de qualidade, todo os anos diminui o número de foliões, os motivos, todos sabem qual é, não se tem divulgação, não há bandas que prestem, e por incrível que pareça, Tutoia não tem carnaval de praia.
Senhores gestores, as eleições estão vindo, e dependendo de mim, vocês que aí estão nem se candidatariam, já tiveram a oportunidade de vocês, e olha que como todos fizeram, esse é o mandato da vaca magra, imagina vocês mais quatro anos no poder, tenho medo de Hilux se transformar em Jatinhos, será?
Só se muda Tutoia com o VOTO, e outubro de 2012 está bem aí. Vamos tentar de novo, porque lobos em peles de cordeiros nos enganaram.
DO BLOG DO DITO
terça-feira, 17 de maio de 2011
PROGRAMA "TUTÓIA URGENTE" ESTREIA, E TRATA DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A rádio DUNAS MAR FM levou ao ar, no último domingo passado, o primeiro programa da série 'TUTÓIA URGENTE', conduzido pelo ex deputado Zé Orlando. Foram sessenta minutos de conversa franca e esclarecedora sobre os temas que deverão ser abordados nos próximos domingos, todos do mais alto interesse público, e que atingem a vida de todos homens e mulheres de Tutóia.
Zé orlando inicou o programa, dizendo aos ouvintes da alegria de poder conversar com a população através do rádio, e colocou-se, como sempre, à disposição de todas as boas e grandes causas que interessem os homens e as mulheres tutoienses e todos os que residem no município.
"O programa vem com o objetivo de tornar-se instrumento democrático de debate popular, mostrando com fidelidade problemas do nosso município que necessitam de solução urgente, porque afetam a vida das pessoas que aquí vivem, que o poder público tem o dever constitucional de assumí-los",e e solucioná-los, disse em seguida Zé Orlando.
Continuou demonstrando que os problemas existentes em tutóia são todos muito urgentes, muitos deles arrastados ao longo dos anos, nunca foram devidamente atacados de maneira correta pelo poder público, que é portanto o responsável direto pelo descaso e abandono do município.
Apesar da boa receita pública, as ações são mínimas, e os indícios de graves desvios de conduta no trato da coisa pública, tais como a corrupção, o nepotismo, o personalismo, a improbidade administrativa, o enriquecimento ilícito, e tantas outras mazelas que corroem administração pública do município de Tutóia, destroem os recursos públicos e deixam o povo sem oportunidades e até sem esperanças de um Governo sério.
Citou o exemplo do atual Prefeito, a quem ajudou, juntamente com seus amigos aliados de grupo político, a chegar ao poder, e que se transformou, lastimavelmente, em mais um a querer montar junto com os seus familiares um esquema oligárquico de governar, onde o mais importante é fazer o que interessa a si próprio e sua família, em detrimento do povo, desrespeitando os 10.722 votos que recebeu.
Zé Orlando demonstrou que em abril passado próximo, O prefeito Diringa recebeu mais de R$ 7.000.000,00 (SETE MILHÕES DE REAIS). E neste mes de maio já recebeu mais de TRÊS MILHÕES DE REAIS, sem que a população possa enxergar com clareza e transparência a aplicação de tais recursos.
A cidade e o município estão totalmente entregue ao abandono e ao descaso, enquanto o prefeito tenta posar de "operário padrão de araque", para vender a imagem de popular, sem atender na prática os interesses e necessidades da população.
Citou os os tais "bloquetes" que parecem ser a única bandeira de trabalho do prefeito,como se fosse a "menina dos olhos" do aual governo, mas na verdade é um grande engodo, recheado de ilegalidades,improbidades e corrupção.A tal obra, além de não ter planejado adequado, com inicio, meio e fim, nunca foi concluido em nenhum dos locais onde começou. Tem servido apenas para enriquecer a sua famiglia que vende o cimento, a areia e até a mão de obra do próprio prefeito, a peso de ouro para os cofres públicos, com qualidade abaixo do nível aceitável, pois o produto aplicado em alguns pontos da cidade e muncípio, já estão deteriorando-se, fazendo jus ao título de " OBRAS SONRIZAL", ou seja, 'OBRAS QUE SE DISSOLVEM NA ÁGUA". Com o fracionamento da obra, que é iligal, O dinheiro do povo tem servido mesmo para outros inconfessáveis objetivos, que mantem o Prefeito no poder, apesar do mesmo ser apenas um sujeito " ESCONDIDO NO MEIO DA RUA".
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA SAÚDE!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA EDUCAÇÃO!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA INFRA ESTRUTURA!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA AÇÃO SOCIAL!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA CULTURA!
TODOS ESTE ASSUNTOS SERÃO SEMANALMENTE VISTOS E REVISTOS NO PROGRAMA PARA QUE O POVO POSSA AVALIAR BEM O QUE ACONTECE DE FATO NO MUNCÍPIO DE TUTÓIA.
PARA CONCLUIR O PRIMEIRO PROGRAMA "TUTÓIA URGENTE", ZÉ ORLANDO FALOU DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DETERMINANTES PARA QUE ALGUEM POSSA GOVERNAR COM SERIEDADE, DECÊNCIA, E TRESULTADOS POSITIVOS PARA A POPULAÇÃO. A SIGLA "L I M P E" FOI DIDATICAMENTE EXPLICADA PARA QUE SE POSSA COBRAR DE GOVERNANTES TUTOIENSES, GOVERNO DE RESPONSABILIDADE E VOLTADO PARA O INTERESSE PÚBLICO.
É NECESSÁRIO SABER O QUE É, E COBRAR O PREFEITO À LUZ DA LEI, A SIGLA CONSTITUCIONAL MAIS IMPORTANTE PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
LEGALIDADE
IMPESSOALIDADE
MORALIDADE
PUBLICIDADE
EFICIÊNCIA
CONTINUAREMOS NO PRÓXIMO PROGRAMA "TUTÓIA URGENTE".
ATÉ DOMINGO PRÓXIMO!!!
Zé orlando inicou o programa, dizendo aos ouvintes da alegria de poder conversar com a população através do rádio, e colocou-se, como sempre, à disposição de todas as boas e grandes causas que interessem os homens e as mulheres tutoienses e todos os que residem no município.
"O programa vem com o objetivo de tornar-se instrumento democrático de debate popular, mostrando com fidelidade problemas do nosso município que necessitam de solução urgente, porque afetam a vida das pessoas que aquí vivem, que o poder público tem o dever constitucional de assumí-los",e e solucioná-los, disse em seguida Zé Orlando.
Continuou demonstrando que os problemas existentes em tutóia são todos muito urgentes, muitos deles arrastados ao longo dos anos, nunca foram devidamente atacados de maneira correta pelo poder público, que é portanto o responsável direto pelo descaso e abandono do município.
Apesar da boa receita pública, as ações são mínimas, e os indícios de graves desvios de conduta no trato da coisa pública, tais como a corrupção, o nepotismo, o personalismo, a improbidade administrativa, o enriquecimento ilícito, e tantas outras mazelas que corroem administração pública do município de Tutóia, destroem os recursos públicos e deixam o povo sem oportunidades e até sem esperanças de um Governo sério.
Citou o exemplo do atual Prefeito, a quem ajudou, juntamente com seus amigos aliados de grupo político, a chegar ao poder, e que se transformou, lastimavelmente, em mais um a querer montar junto com os seus familiares um esquema oligárquico de governar, onde o mais importante é fazer o que interessa a si próprio e sua família, em detrimento do povo, desrespeitando os 10.722 votos que recebeu.
Zé Orlando demonstrou que em abril passado próximo, O prefeito Diringa recebeu mais de R$ 7.000.000,00 (SETE MILHÕES DE REAIS). E neste mes de maio já recebeu mais de TRÊS MILHÕES DE REAIS, sem que a população possa enxergar com clareza e transparência a aplicação de tais recursos.
A cidade e o município estão totalmente entregue ao abandono e ao descaso, enquanto o prefeito tenta posar de "operário padrão de araque", para vender a imagem de popular, sem atender na prática os interesses e necessidades da população.
Citou os os tais "bloquetes" que parecem ser a única bandeira de trabalho do prefeito,como se fosse a "menina dos olhos" do aual governo, mas na verdade é um grande engodo, recheado de ilegalidades,improbidades e corrupção.A tal obra, além de não ter planejado adequado, com inicio, meio e fim, nunca foi concluido em nenhum dos locais onde começou. Tem servido apenas para enriquecer a sua famiglia que vende o cimento, a areia e até a mão de obra do próprio prefeito, a peso de ouro para os cofres públicos, com qualidade abaixo do nível aceitável, pois o produto aplicado em alguns pontos da cidade e muncípio, já estão deteriorando-se, fazendo jus ao título de " OBRAS SONRIZAL", ou seja, 'OBRAS QUE SE DISSOLVEM NA ÁGUA". Com o fracionamento da obra, que é iligal, O dinheiro do povo tem servido mesmo para outros inconfessáveis objetivos, que mantem o Prefeito no poder, apesar do mesmo ser apenas um sujeito " ESCONDIDO NO MEIO DA RUA".
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA SAÚDE!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA EDUCAÇÃO!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA INFRA ESTRUTURA!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA AÇÃO SOCIAL!
URGENTE É A SITUAÇÃO DA NOSSA CULTURA!
TODOS ESTE ASSUNTOS SERÃO SEMANALMENTE VISTOS E REVISTOS NO PROGRAMA PARA QUE O POVO POSSA AVALIAR BEM O QUE ACONTECE DE FATO NO MUNCÍPIO DE TUTÓIA.
PARA CONCLUIR O PRIMEIRO PROGRAMA "TUTÓIA URGENTE", ZÉ ORLANDO FALOU DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DETERMINANTES PARA QUE ALGUEM POSSA GOVERNAR COM SERIEDADE, DECÊNCIA, E TRESULTADOS POSITIVOS PARA A POPULAÇÃO. A SIGLA "L I M P E" FOI DIDATICAMENTE EXPLICADA PARA QUE SE POSSA COBRAR DE GOVERNANTES TUTOIENSES, GOVERNO DE RESPONSABILIDADE E VOLTADO PARA O INTERESSE PÚBLICO.
É NECESSÁRIO SABER O QUE É, E COBRAR O PREFEITO À LUZ DA LEI, A SIGLA CONSTITUCIONAL MAIS IMPORTANTE PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
LEGALIDADE
IMPESSOALIDADE
MORALIDADE
PUBLICIDADE
EFICIÊNCIA
CONTINUAREMOS NO PRÓXIMO PROGRAMA "TUTÓIA URGENTE".
ATÉ DOMINGO PRÓXIMO!!!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
FRAUDE OU COINCIDÊNCIA NO CONCURSO PÚBLICO DE ÁGUA DOCE DO MARANHÃO?
É no mínimo estranha – e extremamente coincidente – a relação que existe entre os aprovados pelo Concurso Público de Água Doce do Maranhão e os familiares do prefeito do município.
O concurso foi executado por um instituto que nem site tem para os inscritos tirarem qualquer dúvida, o Instituto ÁPICE.
Pra piorar, na sexta-feira, 13, houve a divulgação dos aprovados: quase todos familiares do prefeito José Eliomar da Costa Dias (PMDB) estão classificados para as 130 vagas que concurso público estava oferecendo. Cabe ao Ministério Público investigar se houve fraude ou não na realização do concurso.
… Ou a Justiça do Trabalho, como aconteceu em Barra do Corda, justificando que o MP não tem competência para inteferir em casos como este.
O concurso foi executado por um instituto que nem site tem para os inscritos tirarem qualquer dúvida, o Instituto ÁPICE.
Pra piorar, na sexta-feira, 13, houve a divulgação dos aprovados: quase todos familiares do prefeito José Eliomar da Costa Dias (PMDB) estão classificados para as 130 vagas que concurso público estava oferecendo. Cabe ao Ministério Público investigar se houve fraude ou não na realização do concurso.
… Ou a Justiça do Trabalho, como aconteceu em Barra do Corda, justificando que o MP não tem competência para inteferir em casos como este.
Operação Usura: Pacovan já está na cadeia
O agiota Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan, está prestando depoimento desde a manhã desta segunda-feira na sede da Superintendência da Polícia Federal em São Luís. Um dos principais alvos da Operação Usura, deflagrada semana passada, ele se entregou no sábado 14, após quatro dias foragido. Na sexta-feira, outras três pessoas já haviam feito o mesmo (reveja).
Policias Federais durante busca e apreensão em São João do Paraíso
Com isso, todos os membros da quadrilha acusada de desviar mais de R$ 5,5 milhões dos cofres da Prefeitura de São João do Paraíso já estão na cadeia.
O secretário de Infraestrutura de Imperatriz, Roberto Alencar, passou mal no fim de semana dentro da cela da PF na cidade e teve de ser internado no hospital São Rafael. Ele foi solto na noite de domingo.
Em relação a Pacovan, a previsão é que o depoimento só seja encerrado amanhã. A PF recebeu informações que ele também teria ligações com o roubo de cargas.
O agiota era praticamente o prefeito de São João do Paraíso, administrado oficialmente por Raimundo Galdino Leite, o “Boca Quente”. Por conta de dívidas, “Boca Quente” deixava vários cheques da prefeitura assinados em branco na mão de Pacovan, que movimentou R$ 25 milhões nos últimos anos.
O preso teria ligações ainda com os prefeitos Raimundo Sampaio, o Natim (Zé Doca), e Raimundo Lisboa (Bacabal). Na sede da empresa dele em São Luís, a PF apreendeu documentos de várias prefeituras.
.
Policias Federais durante busca e apreensão em São João do Paraíso
Com isso, todos os membros da quadrilha acusada de desviar mais de R$ 5,5 milhões dos cofres da Prefeitura de São João do Paraíso já estão na cadeia.
O secretário de Infraestrutura de Imperatriz, Roberto Alencar, passou mal no fim de semana dentro da cela da PF na cidade e teve de ser internado no hospital São Rafael. Ele foi solto na noite de domingo.
Em relação a Pacovan, a previsão é que o depoimento só seja encerrado amanhã. A PF recebeu informações que ele também teria ligações com o roubo de cargas.
O agiota era praticamente o prefeito de São João do Paraíso, administrado oficialmente por Raimundo Galdino Leite, o “Boca Quente”. Por conta de dívidas, “Boca Quente” deixava vários cheques da prefeitura assinados em branco na mão de Pacovan, que movimentou R$ 25 milhões nos últimos anos.
O preso teria ligações ainda com os prefeitos Raimundo Sampaio, o Natim (Zé Doca), e Raimundo Lisboa (Bacabal). Na sede da empresa dele em São Luís, a PF apreendeu documentos de várias prefeituras.
.
domingo, 15 de maio de 2011
ATENÇÃO TUTÓIA! HOJE TEM A ESTREIA NA RÁDIO DUNAS MAR FM, DE DOIS PROGRAMAS QUE MERECEM A SUA AUDIÊNCIA: RÁDIO POVO E TUTÓIA URGENTE.
A população tutoiense passará a contar, a partir de hoje, e semanalmente aos domingos, das 9 a 12 horas, com dois programas radiofônicos: RÁDIO POVO e TUTÓIA URGENTE.
O primeiro programa, será conduzido pelo ex vereador Flávio Merequeta, que fará uma revista semanal de variedades, notícias e música, além da já tradiocional crônica opinativa sobre temas de interesse do povo, e começará às 9 horas.
O segundo programa, será conduzido pelo ex deputado Zé Orlando e uma equipe disposta a debater todos os principais e angustiantes problemas do município de Tutóia, mostrando a VERDADE sobre fatos públicos que afetam a vida de todos tutoienses, indicando soluções não adotadas no plano administrativo e abrindo espaço para que o povo possa participar da construção de uma sociedade mais justa e menos aviltada pela ação nefasta de gente inescrupulosa que só usa o poder, e serve-se da população para atender os seus próprios interesses, em vez de serví-la, como é a regra para que está na vida pública, com o dever de trabalhar em prol do bem estar do povo tutoiense. De 11 às 12 horas Zé Orlando conversará com Tutoia através das ondas de RÁDIO DUNAS MAR FM.
O primeiro programa, será conduzido pelo ex vereador Flávio Merequeta, que fará uma revista semanal de variedades, notícias e música, além da já tradiocional crônica opinativa sobre temas de interesse do povo, e começará às 9 horas.
O segundo programa, será conduzido pelo ex deputado Zé Orlando e uma equipe disposta a debater todos os principais e angustiantes problemas do município de Tutóia, mostrando a VERDADE sobre fatos públicos que afetam a vida de todos tutoienses, indicando soluções não adotadas no plano administrativo e abrindo espaço para que o povo possa participar da construção de uma sociedade mais justa e menos aviltada pela ação nefasta de gente inescrupulosa que só usa o poder, e serve-se da população para atender os seus próprios interesses, em vez de serví-la, como é a regra para que está na vida pública, com o dever de trabalhar em prol do bem estar do povo tutoiense. De 11 às 12 horas Zé Orlando conversará com Tutoia através das ondas de RÁDIO DUNAS MAR FM.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
A PREFEITURA DE TUTÓIA BATE RECORD EM RECEITA, DESMANDOS, DESCASO E ABANDONO
O record de quase 7.000,000,00 (SETE MILHÕES DE REAIS), recebidos no mês de abril pela Prefeitura de Tutóia é motivo para que todos os que tem responsabilidade política no município iniciarem um movimento sério para que se discuta de maneira concreta a aplicação dos recursos destinados a melhorar a vida da população. E nós já iniciamos esta jornada de questionamentos, porque é impossível que se assista tantos desmandos e descasos, com indícios graves de desvios, sem uma reação adequada e justa. Imaginar que o povo não está plenamente consciente do seu papel é no mínimo subestimar a sua inteligência.
É revoltante ver o descaso e o abandono do Prefeito em relação aos mais urgentes e cotidianos serviços públicos. Não há parâmetro para comparar. Para chegar em Tutóia qualquer um faz uma maratona enfrentando os obstáculos mais diversos como os buracos incontáveis, a lama, a sujeira e o abandono das laterais na rua, que viraram lixeiras e agridem a todos e em todos os sentidos.
A sujeira e o abandono invade a cidade de Tutóia e percorre todas as ruas e praias, como se não existisse administração municipal legalmente constituida, transformando o visual bonito da nossa princesinha do litoral, numa maltratada borralheira. Mas, a Prefeitura existe e recebeu em abril a soma milionária de SETE MILHÕES DE REAIS. O que fazem com tanto dinheiro? A população tem que saber! E nós trabalharemos incansavelmente para que saiba.
As pessoas menos favorecidas, que são a maioria da população do município, reclamam a falta de atendimento dígno na área da saúde e da assistencia social, setores que são tratados com desrespeito e desvios de conduta de seus gestores, colocando homens e mulheres de Tutóia na humilhante posição de mendicantes dos serviços públicos essenciais. Mas a Prefeitura existe e recebeu em abril a fabulosa e milionária soma de SETE MILHÕES DE REAIS. Onde colocaram tais recursos? O povo tem o direito de saber. E nós trabalharemos para que saiba.
A Educação no município cresceu tanto em quantidade de alunos, que gerou uma super receita no FUNDEB, mas a contrapartida que é a obrigatória prestação de serviços de qualidade na educação, passa muito longe do aceitavel ou do razoável, e virou um feudo político desprezível para as mais diversas formas de desvios, desmandos, corrupções, perseguições e improbidades. Mas a Prefeitura ostenta o seu melhor momento em RECEITA LÍQUIDA. Nunca antes, em um mês apenas se ouviu falar em SETE MILHÕES DE REAIS. PENSE O QUE PODE SER FEITO COM SETE MILHÕES DE REAIS EM APENAS UM MES. E nós temos o dever de buscar as informações concretas sobre o mau uso dos recursos públicos municipais. E vamos cumprir o nosso dever. Vamos passar todos estes descasos e desvios a limpo em nome da lei e do povo.
RECEITA RÉCORD deveria ser sinônimo de trabalho e serviços récordes. Mas em Tutóia, infelizmente constatamos que O Prefeito municipal abandonou o município a sua propria sorte e está cuidando dos interesses da sua famíglia, que são na verdade os seus próprios interesses pessoais, em detrimento das necessidades do povo de Tutóia.Cuidado Prefeito! O CRIME PREMEDITADO tem a pena maior. Você foi avisado e não deu a menor atenção. A VERDADE, SOMENTE A VERDADE SERÁ MOSTRADA AO POVO E FISCALIZADA PELOS ORGÃOS FEDERAIS QUE TÊM TAL COMPETÊNCIA.
Por todos os motivos expostos acima e muito mais pelo que não se pode ainda expor, entra em ação A OPOSIÇÃO VERDADEIRA. Aquela que esclarece e mostra ao povo a VERDADE que os ímprobos tentam esconder com mentiras.AQUELA QUE CORAGEM DE ENFRENTAR A GANÂNCIA, A ARROGÂNCIA, A FALCATRUA, A IMORALIDADE ALÉM DA ILEGALIDADE ADMNISTRATIVA. É PARA ISTO QUE EXISTE OPOSIÇÃO A GOVERNOS QUE NÃO CUMPREM SEUS DEVERES CONSTITUCIONAIS.
A partir do dia 15 de maio, às nove horas da Manhã, temos um encontro marcado com a população de Tutoia, através da ondas da DUNAS MAR FM. Vamos levar as informações e notícias através do programa RÁDIO POVO conduzido pelo companheiro FLÁVIO MEREQUETA. Logo após, às 11 horas irá ao ar o programa TUTÓIA URGENTE, que é a versão para o rádio deste nosso blog. Vamos debater, discutir, e levar a VERDADE sobre tudo que ocorre no mundo e submundo da administração municipal.
COM A CORAGEM DE ENFRENTAR TODOS OS PROBLEMAS COM SERIEDADE, LEVAREMOS AO POVO O ESCLARECIMENTO VERDADEIRO DE TODOS OS FATOS QUE AFETAM A SUA VIDA.
VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UM NOVO CAMINHO, MOSTRANDO SOLUÇÕES JAMAIS BUSCADAS.
PRETENDEMOS COM ISTO, MOBILIZAR A POPULAÇÃO PARA DEFENDER OS SEUS DIREITOS E IMPEDIR QUE LEVEM TUTÓIA AO CÁOS.
AVANTE TUTÓIA!!!
É revoltante ver o descaso e o abandono do Prefeito em relação aos mais urgentes e cotidianos serviços públicos. Não há parâmetro para comparar. Para chegar em Tutóia qualquer um faz uma maratona enfrentando os obstáculos mais diversos como os buracos incontáveis, a lama, a sujeira e o abandono das laterais na rua, que viraram lixeiras e agridem a todos e em todos os sentidos.
A sujeira e o abandono invade a cidade de Tutóia e percorre todas as ruas e praias, como se não existisse administração municipal legalmente constituida, transformando o visual bonito da nossa princesinha do litoral, numa maltratada borralheira. Mas, a Prefeitura existe e recebeu em abril a soma milionária de SETE MILHÕES DE REAIS. O que fazem com tanto dinheiro? A população tem que saber! E nós trabalharemos incansavelmente para que saiba.
As pessoas menos favorecidas, que são a maioria da população do município, reclamam a falta de atendimento dígno na área da saúde e da assistencia social, setores que são tratados com desrespeito e desvios de conduta de seus gestores, colocando homens e mulheres de Tutóia na humilhante posição de mendicantes dos serviços públicos essenciais. Mas a Prefeitura existe e recebeu em abril a fabulosa e milionária soma de SETE MILHÕES DE REAIS. Onde colocaram tais recursos? O povo tem o direito de saber. E nós trabalharemos para que saiba.
A Educação no município cresceu tanto em quantidade de alunos, que gerou uma super receita no FUNDEB, mas a contrapartida que é a obrigatória prestação de serviços de qualidade na educação, passa muito longe do aceitavel ou do razoável, e virou um feudo político desprezível para as mais diversas formas de desvios, desmandos, corrupções, perseguições e improbidades. Mas a Prefeitura ostenta o seu melhor momento em RECEITA LÍQUIDA. Nunca antes, em um mês apenas se ouviu falar em SETE MILHÕES DE REAIS. PENSE O QUE PODE SER FEITO COM SETE MILHÕES DE REAIS EM APENAS UM MES. E nós temos o dever de buscar as informações concretas sobre o mau uso dos recursos públicos municipais. E vamos cumprir o nosso dever. Vamos passar todos estes descasos e desvios a limpo em nome da lei e do povo.
RECEITA RÉCORD deveria ser sinônimo de trabalho e serviços récordes. Mas em Tutóia, infelizmente constatamos que O Prefeito municipal abandonou o município a sua propria sorte e está cuidando dos interesses da sua famíglia, que são na verdade os seus próprios interesses pessoais, em detrimento das necessidades do povo de Tutóia.Cuidado Prefeito! O CRIME PREMEDITADO tem a pena maior. Você foi avisado e não deu a menor atenção. A VERDADE, SOMENTE A VERDADE SERÁ MOSTRADA AO POVO E FISCALIZADA PELOS ORGÃOS FEDERAIS QUE TÊM TAL COMPETÊNCIA.
Por todos os motivos expostos acima e muito mais pelo que não se pode ainda expor, entra em ação A OPOSIÇÃO VERDADEIRA. Aquela que esclarece e mostra ao povo a VERDADE que os ímprobos tentam esconder com mentiras.AQUELA QUE CORAGEM DE ENFRENTAR A GANÂNCIA, A ARROGÂNCIA, A FALCATRUA, A IMORALIDADE ALÉM DA ILEGALIDADE ADMNISTRATIVA. É PARA ISTO QUE EXISTE OPOSIÇÃO A GOVERNOS QUE NÃO CUMPREM SEUS DEVERES CONSTITUCIONAIS.
A partir do dia 15 de maio, às nove horas da Manhã, temos um encontro marcado com a população de Tutoia, através da ondas da DUNAS MAR FM. Vamos levar as informações e notícias através do programa RÁDIO POVO conduzido pelo companheiro FLÁVIO MEREQUETA. Logo após, às 11 horas irá ao ar o programa TUTÓIA URGENTE, que é a versão para o rádio deste nosso blog. Vamos debater, discutir, e levar a VERDADE sobre tudo que ocorre no mundo e submundo da administração municipal.
COM A CORAGEM DE ENFRENTAR TODOS OS PROBLEMAS COM SERIEDADE, LEVAREMOS AO POVO O ESCLARECIMENTO VERDADEIRO DE TODOS OS FATOS QUE AFETAM A SUA VIDA.
VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UM NOVO CAMINHO, MOSTRANDO SOLUÇÕES JAMAIS BUSCADAS.
PRETENDEMOS COM ISTO, MOBILIZAR A POPULAÇÃO PARA DEFENDER OS SEUS DIREITOS E IMPEDIR QUE LEVEM TUTÓIA AO CÁOS.
AVANTE TUTÓIA!!!
Assinar:
Postagens (Atom)