quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O COLÉGIO ALMEIDA GALHARDO CONTINUA COM AULAS SUSPENSA DEPOIS QUE ENGENHEIRO DA PREFEITURA NÃO DEU GARANTIAS AOS PAIS DOS ALUNOS. CONTINUA "A MARCA DO ERRO"

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

EM TUTÓIA, O COLÉGIO ALMEIDA GALHARDO,MAL CONSTRUÍDO SOBRE UM CÓRREGO, AMEAÇADO DE DESABAMENTO, NÃO TEVE GARANTIA DO ENGENHEIRO DA PREFEITURA EM REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS.



Engenheiro diz que não pode dá total segurança quanto a estrurura da escola "Alemida Galhardo".

Durante a reunião de segunda feira com os pais de alunos, engenheiro enviado pela secretária de educação ,confessa que não pode ser responsável pelo que foi feito no passado e não é possível assegurar aos pais total segurança aos alunos.


A reunião começou com a fala da diretora da escola a senhora Raquel, que na ocasião apresentou aos pais dos alunos o engenheiro Rodrigo que estava ali para prestar esclarecimento sobre a escola. 

Segundo a diretora, no mês de julho ela percebeu uma rachadura na parede e que isso a deixou muito preocupada. Visto tais condições, foi providenciado um oficio e encaminhado a secretaria de educação, solicitando que viesse alguém responsável pelo setor e analisar a situação da escola. Então veio uma pessoa, observou e levou ao conhecimento da secretária.E que no dia 09 de setembro deste mês tornou enviar outro oficio.

Então, a secretária de educação enviou uma equipe para fazer um relatório do que estava acontecendo na estrutura da escola.

Ainda segundo a diretora, O engenheiro Rodrigo observou o prédio e pediu aos pedreiros que quebrassem o rebolco para saber qual o real problema. A parede que estava com rachadura foi consertada e que não foi feito o rebolco porque não tinha dado tempo, mas que o trabalho iria continuar no próximo final de semana. Pois é assegurado pelo engenheiro que não corremos nenhum risco (Funcionários, professore e Alunos ).

O engenheiro começou falando que quando chegou neste município em 2012 à escola já havia sido construída, mas que agora ele teria que controlar os problemas que iriam supostamente aparecer. E que o problema estrutural que havia aparecido foi corrigido (estrutura superficial).

O engenheiro falou ainda que não poderia garantir o não aparecimento de outros problemas, pois a escola teria sido construída em 2009 a 2010, mas que se aparecer outras rachaduras ele estará disponível a consertá-los. E que o  risco da escola cair não existe.

E sobre o roda pé das paredes que estão com infiltração. Ele confirma que é por conseqüência de uma tubulação de água que passa por baixo da escola, e só será solucionado o problema  quando houver  o deslocamento da tubulação para outro local, e quanto as perguntas sobre algo do passado ele não poderia responder até porque nesse período não trabalhava para a prefeitura. Mas estava ali para colaborar com os pais.

Dito estas palavras, um pai se manifestou. Assim:

 -Rodrigo para haver colaboração é preciso haver clareza. Uma mãe falou aqui que já existiram outros problemas e isso é real, você falou que o único problema estrutural detectado foi esta da parede, mas em minha opinião o afundamento do piso é problema estrutural, então já houve afundamento de piso aqui na escola e não sei se você sabe da origem desse terreno. Pois a escola foi construída em cima de uma “lagoa grande”.

A coluna que estava sendo substituída é uma coluna de treliça. Então este prédio tem laje e não sabemos como foi feito a compactação do terreno.

Resposta do engenheiro:
-Nenhuma edificação é permitida usar treliça e que afundamento de piso também é problema estrutural.

Depois de muitos questionamentos o engenheiro abriu o jogo:

 Dizendo mais uma vez que ele não teria construído o prédio e por esse motivo seria impossível  garantir total segurança aos pais .Mas na verdade o que poderia ser feito seria  um reforço estrutural no prédio inteiro, para que as crianças estejam em total segurança.

No decorrer da reunião tanto a diretora da escola como o Engenheiro Rodrigo, mencionaram que os pais são quem iram decidir o que iria ser feito. Mas os pais não aceitaram está condição e em resposta disseram que a responsabilidade é das autoridades, ou seja, do Prefeito e da Secretária de Educação.

O titular deste blog contestou tais condições com veemência reforçando que os responsáveis maiores são o prefeito a secretaria de Educação, e eles deveriam está presentes na reunião.

Os pais decidiram em  mandar seus filhos à escola após uma reunião com o prefeito e a Secretaria. Enquanto isso não acontecer, eles não irão permitir as crianças frequentarem um colégio que oferece riscos de desabar e causar um acidente grave.

Ficou claro que o prédio está comprometido, e o engenheiro não assumiu nenhuma responsabilidade.

A direção da Escola fez sua parte que é de levar ao conhecimento das autoridades os problemas que surgiram na estrutura da escola.
Agora a responsabilidade está nas mãos dos gestor atual o Sr. Diringa Baquil.

FONTE: BLOG DO ARISTON CALDAS

terça-feira, 24 de setembro de 2013

LINDAS IMAGENS DE TUTÓIA!


IMAGENS LINDAS DE TUTÓIA!!!!

NATUREZA AMBIENTAL DE TUTÓIA - PAINEL !

                                                                      DUNAS
                                                                         SOL
                                                                         PASSEIO
                                                                         PRAIA DESERTA
                                                                       CAMINHADA
                                                                    TRANSFORMAÇÃO
                                                                        MARÉ ALTA
                                                                    BANHO
                                                                     NAVIO
                                                                     TURISMO
                                                                  ÁGUA TRANSPARENTE
                                                                            FENÔMENO
                                                                  BELA PRAIA-ANDREZA
                                                                      INFORMAÇÃO TURISMO
                                                                      DUNAS E MAR
                                                                      ONDAS
                                                                     ILHAS
                                                             CHEGADA DOS PESCADORES
                                                                RALLY
                                                        ENCONTRO COM ÀS ÀGUAS
 Tutóia, e suas construções da natureza, pouco explorada em suas belezas, climaticamente com sol e mar!
                                                          CARNAÚBA NO DESERTO
                                                   COQUEIRAIS NO SAARA TUTOIENSE
                                                                 OBRA DE DEUS

FONTE: BLOG DO ANTONIO AMARAL

REPERCUTE NA MÍDIA DA CAPITAL O DESGOVERNO BAQUIL NA EDUCAÇÃO DE TUTÓIA

Tutóia! Deu no Blog do Neto Ferreira:Em pleno século XXI, crianças de Tutóia estudam em escola de taipa.

Pais de alunos e professores reclamam da gestão do prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, o Diringa (PSD).



931248_205021242987897_417728725_n
O prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, o Diringa (PSD), precisa fazer uma visita urgente nas escolas da rede municipal de Tutóia. Crianças que precisam de boa educação para um dia cursar vestibular, são obrigadas a estudar em lugares totalmente degradado em estado de abandono.
Prefeito Diringa.
Prefeito Diringa.
As imagens acima e abaixo vão mais além ao apresentar o problema na cidade e mostram um raio-x em uma escola da área rural. Descaso é a palavra mais coerente para demonstrar as reclamações e repúdio de pais de crianças com a péssima administração de Diringa.
Para se ter uma ideia do “descaso” em Tutóia, professores reclamam que praticamente todas as escolas do município estão com fiações elétricas soltas, infiltrações entre outras coisas.
O município de Tutóia é uma das provas do descomprometimento e da insensibilidade de gestores públicos do Maranhão. A população sofre uma dura realidade, marcada pelo drama da precariedade do sistema de ensino e diversas outras mazelas que se agravam com um comportamento retrógrado do prefeito Diringa.
Decorrente a essa situação, os vereadores de oposição ao prefeito do PSD, vão criar uma CPI para investigar o paradeiro de R$ 5 milhões provenientes de recursos da educação (reveja). A solicitação feita por um dos opositores é fundamentada em dados fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado que revelam escândalos cometidos no primeiro mandato do gestor.
936458_205020989654589_1160033048_n
FONTE BLOG DO ARISTON CALDAS

VERGONHOSO ABANDONO DAS PRAIAS DE TUTÓIA, DEMONSTRA CLARAMENTE A FALTA DE COMPROMISSO DO PREFEITO COM O MEIO AMBIENTE E O TURISMO. LASTIMÁVEL!!!

domingo, 22 de setembro de 2013

Vergonha! Poluição nas praias de Tutóia.




Quando o poder público se exime de cumprir com suas obrigações, a comunidade ou pessoas leigas, tentam cumprir este papel  mesmo que de forma individual . E às vezes acabam piorando a situação.

É o que está acontecendo em Tutóia. Pois desde ontem à tarde, nas proximidades da arena de futebol frente à residência do senhor Abraão (Bairro são José), que alguém ateou fogo nos sedimentos de manguezais que se encostam à praia, e no meio as folhas de mangues e gravetos, existem muito lixo doméstico que ao está queimando produz uma fumaça tóxica prejudicial à saúde. E assim inviabilizando as atividades de pessoas que buscam este local para a prática de atividades físicas e para o lazer.

 O fogo já se alastra a mais de 100 metros e coloca em risco as pessoas que transitam ou fazem caminhada neste ambiente. As praias de Tutóia estão se tornando um lixão a céu aberto.

Neste município existe uma secretaria de Turismo e meio ambiente, mas não se vê nenhuma ação ou campanha educativa  de preservação ao meio ambiente. 

Moradores que residem  próximo as praias, informam que antes havia varias equipes de pessoas para fazer a limpeza da orla marítima. Mas há 5 anos, essas equipes foram extintas pelo gestor atual. Nesse contexto Tutóia está regredindo.    
  
 Senhor Prefeito e secretários trabalhem com responsabilidade em prol da população; Senhores vereadores de Tutóia trabalhem e fiscalizem o prefeito. Não sejam coniventes com os desmandos do executivo. 









Veja as fotos: 






















FONTE: BLOG DO ARISTON CALDAS

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PERDEMOS UMA BATALHA, MAS NÃO PERDEMOS A GUERRA


POR CHRISTIAN NORONHA


Apresentei um Projeto de Lei instando a criação de um fundo para desenvolvimento da agricultura de Tutóia. Neste projeto, estava previsto destinar uma pequeníssima parte dos recursos do FPM para financiar a compra de sementes, defensivos agrícolas, capacitação e irrigação, como forma de desenvolver a agricultura local.

Eu sabia, que o mesmo poderia ser vetado por vício de iniciativa. Pois é matéria de exclusividade do executivo municipal. Mas, não esperava, que o mesmo fosse vetado ainda na Câmara Municipal.

Na verdade, o grande intuito do projeto era promover o debate na Câmara de Vereadores, sobre a situação dos agricultores familiares de Tutóia. Mas nem a isso nos prestamos a fazer. Pois, cortou-se, ainda na sua origem a discussão sobre o mesmo. Ou seja, nós não temos uma política agrícola municipal, e o executivo, sabendo deste projeto, não se preocupou em apresentar um outro projeto, para sobrepor ao meu e, assim, apresentar uma proposta digna para os agricultores de Tutóia, fazendo com que nós na Câmara debatêssemos sobre a importância de uma política municipal para agricultura familiar. 

O que preferiu o executivo? Vetar o projeto ainda na Câmara! 

O projeto poderia ser aprovado na Câmara e convalidado no executivo (Convalidar é um artifício usado por vários prefeitos, para aprovar matéria de exclusividade sua, mas que foi apresentada pela câmara), devido a importância do mesmo para o município. Ou mesmo, como falei antes, o executivo apresentaria, uma outra, proposta para sobrepor ao meu projeto. 

Outro fato, preocupante, foi a falta de flair play, por parte dos colegas Vereadores, que votaram o projeto sem a presença do autor do projeto, pois o mesmo (eu no caso) se encontrava doente e não pude comparecer a sessão. Somente o Vereador Zé Orlando, questionou tal falto e votou pela aprovação do projeto, os outros seguiram o relator (mas sei, que foram orientados pelo executivo). Uma pena! Pois, todos eles defenderam a proposta no dia da apresentação, mas foram impedidos de votar a favor.

Aprofundando mais sobre a importância de um projeto de lei municipal para o desenvolvimento da agricultura familiar, digo que nós (vereadores, executivo e população) poderíamos estar contribuindo para uma política pública municipal de agricultura familiar. O que significa isso? Significa, que a implementação de um fundo agrícola, com a participação ativa dos agricultores na gestão do mesmo, em conjunto com a Câmara e o Executivo, viraria um programa de município e não somente de governo (até me pergunto! Não conheço nenhum programa de governo atual em Tutóia, quem souber que me fale um). Qual a diferença de um para ou outro? Um programa de governo dura apenas o mandato do governo. Uma política pública municipal, advinda de um projeto de Lei, passa a ser da sociedade de Tutóia. Portanto, vejam a importância desta política pública para desenvolver a agricultura no município, pois iríamos gerar renda, aumentar o PIB municipal e aumentar a arrecadação municipal, ou seja, aquilo que foi empregado no fundo advindo do FPM, vai no mínimo triplicar em forma de mercadoria produzida, que seria vendida no comércio e aumentaria a arrecadação. A conta é simples. E o melhor ainda, é que teríamos trabalhadores rurais independentes financeiramente e politicamente. Mas parece, que alguns tem medo disso.

Por fim, este é o verdadeiro propósito do meu Projeto de Lei. Mas não fizemos nem o debate na Câmara a respeito da agricultura familiar de Tutóia. Mas apresentarei novamente o mesmo projeto, sendo, que desta vez como uma indicação ao executivo, para que ele o retorne para Câmara e possamos debater a realidade da agricultura familiar de Tutóia e podermos aprovar uma solução.

Vejam bem, o que estou propondo! Estou propondo uma coisa dentro dos limites da lei, e amanhã, não quero ouvir falar que, a Prefeitura está distribuindo sementes, ou equipamentos agrícolas, de forma espontânea e pontual como resposta ao meu projeto de Lei. Não é assim, que se faz uma gestão pública correta. As coisas tem que ter origem dos recursos, critérios de distribuição e publicidade. Tudo dentro de um projeto de Lei, Isso é uma exigência de uma gestão eficiente e eficaz, que respeita a Lei e os cidadãos. Desta forma – pontual e espontânea – tem sérios riscos de serem atos de improbidade administrativa.

Tenho outros projetos e cobranças a fazer, mas fica para o próximo texto.

domingo, 22 de setembro de 2013

COLÉGIO ALMEIDA GALHARDO NOVAMENTE AMEAÇADO DE DESABAMENTO, POR CONTA DA INCOMPETÊNCIA, DA GANÂNCIA, DA CORRUPÇÃO E DA FALTA DE RESPEITO DO PREFEITO E SUA FAMÍGLIA COM A POPULAÇÃO DE TUTÓIA. LASTIMÁVEL E SEMPRE PRESENTE " A MARCA DO ERRO".

EM TUTÓIA, A INCOMPETÊNCIA ASSOCIADA À GANÂNCIA E A CORRUPÇÃO DO PREFEITO MUNICIPAL E SUA FAMIGLIA, ATINGE O COLÉGIO ALMEIDA GALHARDO, INSTITUIÇÃO PIONEIRA NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO. TUDO FOI ERRADO DESDE ESCOLHA DO LOCAL PARA A CONSTRUÇÃO (EM CIMA DE UM CÓRREGO), PASSANDO PELA FALTA DE PROJETO TÉCNICO ADEQUADO, FALTA DE ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMPETENTE,UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DE QUALIDADE INFERIOR, PARA A ECONOMIA PESSOAL E GANANCIOSA DOS GESTORES. E O RESULTADO É A AMEAÇA CONSTANTE DE DESABAMENTO. UMA VERDADEIRA TRAGÉDIA! VERGONHOSA FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO!

Atenção Tutóia! Situação do "Almeida Galhardo" é séria.




A escola Almeida galhardo mais uma vez apresenta problema na sua estrutura.

O local onde construíram a escola se formava uma lagoa em tempos de chuva, ela  ficava centrada no meio de um córrego que servia de escoamento de água da chuva .  Mas o prefeito ignorou todos esses agravantes e construiu o prédio  escolar, sem seguir os procedimentos legais no que se refere ao preparo do terreno.

O terreno não foi compactado e isso é muito grave. Pois com o passar do tempo, o solo vai cedendo sob pressão do peso, ação do vento  e etc.

O prédio da escola Almeida Galhardo vem apresentando problemas consecutivamente, segundo alguns alunos  o forro está caindo, o piso está baixando. Existem relatos que uma parede rachou e foi   demolida antes que viesse a cair sobre os alunos.

Um aluno  informou ao blog que na noite em que  estavam demolindo a parede, os alunos tiveram que ir para o piso de cima e  lá ele sentia o prédio tremer devido aos trabalhos  que os operários realizavam na parte de baixo . De acordo com o aluno quando o vento está muito forte, é possível sentir o prédio tremer.

Devido estes fatos, pais ,alunos, professores e funcionários  estão apavorados sem saber o que irá acontecer.

Não devemos aceitar que nossas crianças e adolescentes (Alunos) corram este tão grande risco, que é a possibilidade da estrutura  escolar vir a desabar em período de aula. Portanto pais, criem coragem e exija do prefeito e da secretária de Educação uma explicação convincente e uma saída para este caso.

Pois até o momento o Prefeito e a Secretária de Educação não se manifestaram sobre este caso.

Também faço um apelo aos vereadores. Que eles cobrem do prefeito as providencias cabíveis. Já que entre eles existe um vereador  que segundo o próprio prefeito, foi esse vereador que executou  a obra. Esse vereador é o Antonio Chico.
 
Portanto vereadores,é constitucional o poder legislativo fiscalizar o   executivo. E os senhores em especial a base que apoia o governo,  não estão fazendo absolutamente  nada. Apenas dois vereadores desenvolve o papel legislativo na defesa dos direitos constitucionais da população,pelo menos é isso que se observa em Tutóia. 

Senhor prefeito de Tutóia, não permita que aconteça o pior, não fuja de sua responsabilidade, resolva este problema com seriedade e deixe de fazer remendos na escola a cada semana . 

Amigos leitores em seguida vejam as fotos da escola com os matérias de construção sobre a calçada do colégio.  

 Fotos: 







BLOG DO ARISTON CALDAS