domingo, 28 de abril de 2013

O SIGILO BANCÁRIO SOLICITADO PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ATINGE EM CHEIO A PREFEITURA DE TUTÓIA. OS DESVIOS NAS CONTAS PÚBLICAS DE TUTÓIA NÃO SE LIMITAM AO PNAE, DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. SÃO BEM MAIORES E MAIS GRAVES. AS SURPRESAS COM FUNDEB, SUS, E FPM SERÃO GRANDES. A EXPECTATIVA DE DEVASSA FINANCEIRA MOSTRARÁ O VERDADEIRO PREFEITO E OS SEUS GESTORES FAMIGLIARES. E AGORA PREFEITO? EU SEMPRE AVISEI QUE A CASA IA CAIR.....


domingo, 28 de abril de 2013

QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO DAS PREFEITURAS ENVOLVIDAS NO ESCÂNDALO DA AGIOTAGEM FOI SOLICITADA PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. VÃO ABRIR AS CAIXAS PRETAS E PODRES DE MUITAS GESTÕES ADMINISTRATIVAS ERRADAS. EM TUTÓIA, UMA DAS RELACIONADAS, A EXPECTATIVA É DE QUE ENCONTREM MUITOS DESVIOS TERRÍVEIS, E BEM MAIORES DO QUE OS RECURSOS DO PNAE , DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. E AGORA PREFEITO? EU SEMPRE AVISEI QUE A CASA IA CAIR.....

BLOG DO JORGE ARAGÃO




Secretário Aluísio Mendes
Secretário de Segurança Aluísio MendEstado do Marannhão.
Prefeitos e ex-prefeitos de municípios maranhenses com ligação com a quadrilha de agiotas comandada pelos empresários Gláucio Alencar e o pai dele, José de Alencar Miranda Carvalho, serão ouvidos no próximo mês. De acordo com as investigações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), 41 prefeituras têm algum tipo de ligação com os agiotas, acusados de serem os mandantes do assassinato do jornalista de O Estado, Décio Sá, fato ocorrido no dia 23 de abril do ano passado.
De acordo com o titular da SSP, Aluísio Mendes, o trabalho da polícia a partir deste momento será o de descobrir qual era o envolvimento desses gestores municipais com a quadrilha de agiotas. Mendes afirmou que esta atividade será desenvolvida analisando a documentação que foi encontrada em poder de Gláucio Alencar e José de Alencar Miranda Carvalho.
“Uma farta documentação foi apreendida quando a polícia realizou a operação para localizar e capturar os assassinos do jornalista Décio Sá, como documentos de empresas, cheques em branco assinados, contratos, entre outros. Toda essa documentação foi analisada e chegou-se ao número de 41 prefeituras que tinham algum tipo de citação. Não quer dizer realmente que essas pessoas estejam envolvidas. A polícia está aprofundando as investigações e chamará os gestores e ex- gestores para saber o tipo de ligação que eles tinham com os agiotas”, disse Aluísio Mendes.
O titular da SSP informou também que foram solicitadas à Justiça quebras de sigilos bancário e fiscal para dar prosseguimento às investigações.
“Nós já solicitamos as quebras dos sigilos bancário e fiscal não apenas das empresas fantasmas e de fachada que eram de propriedade da quadrilha de agiotas, mas também das prefeituras. Com o cruzamento destas informações, nós teremos dados mais precisos sobre qual prefeitura estava envolvida e a profundidade desse envolvimento”, completou o secretário.
Prefeituras envolvidas em esquemas de agiotagem, segundo a SSP: Apicum-Açu, Arari, Bacabal, Brejo, Cajapió, Cândido Mendes, Cantanhede, Caxias, Coelho Neto, Cururupu, Dom Pedro, Lago Verde, Lagoa Grande, Magalhães de Almeida, Marajá do Sena, Mirador, Miranda do Norte, Mirinzal, Nina Rodrigues, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Paulo Ramos, Penalva, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Rosário, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Brejão, São João do Sóter, São Luís, Serrano do Maranhão, Sucupira do Riachão, Timon, Turilândia, Tutoia, Urbano Santos, Vargem Grande e Zé Doca.

sábado, 27 de abril de 2013

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME! O PREFEITO DE COELHO NETO SOLINEY SILVA REPUDIA A INCLUSÃO DE SEU NOME NA LISTA DA MÁFIA DA AGIOTAGEM. E O PREFEITO DE TUTÓIA? SERÁ QUE PODE E VAI FAZER O MESMO? E AGORA PREFEITO? E AVISEI.....



Soliney contesta aparecimento de nome em lista de envolvidos com agiotas

soliney

O NOME DO PREFEITO DE TUTÓIA ESTÁ NA RELAÇÃO DIVULGADA PELA POLÍCIA. E AGORA? EU AVISEI PREFEITO!


Veja quem são os gestores envolvidos com esquema de agiotas

Investigações da morte de Décio Sá apontaram para esquema milionário.
Recursos eram desviados de programas federais como Pnae e FPM.

Do G1 MA

G1 fez o levantamento no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão dos nomes dos gestores que estavam à frente dos 41 municípios investigados pela polícia e Ministério Público por paticipação no esquema milionário de agiotagem no Maranhão, no período de 2009 a 2012. O assunto veio à tona com a apuração da morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros há um ano, por denunciar a atuação da quadrilha de agiotas.

A lista com o nome das 41 prefeituras foi divulgada nesta terça-feira (23) pela polícia.
De acordo com as investigações, a transação tinha início nas eleições. Para financiar suas campanhas, os gestores contraíam empréstimos com a quadrilha, que, como pagamento, recebia dinheiro público, por meio de facilitação em licitações de merenda escolar, medicamentos e programas federais.

O bando montava empresas de fachada para vencer licitações direcionadas e utilizava ‘laranjas’, entre eles pessoas que já faleceram. Os recursos saíam direto de contas de programas federais – como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O chefe da quadrilha era Gláucio Alencar e o pai dele, José de Alencar Miranda Carvalho, que estão presos desde o ano passado, acusados de serem os mandantes da morte do empresário Fábio Brasil, em Teresina. A vítima seria um ex-sócio do grupo, que deu um calote na quadrilha. Os dois também são acusados do assassinato do jornalista Décio Sá, que apontou, em seu blog, indícios da participação do grupo no crime do Piauí.
Confira os nomes:
Apicum-Açu: Sebastião Lopes Monteiro
Arari: Leão Santos Neto
Bacabal: Raimundo Nonato Lisboa
Brejo: José Farias de Castro
Cajapió: Francisco Xavier Silva Neto
Cândido Mendes: José Haroldo Fonseca Carvalho
Cantanhede: José Martinho dos Santos Barros
Caxias: Humberto Ivar Araújo Coutinho
Coelho Neto: Soliney de Sousa e Silva
Cururupu: José Francisco Pestana
Dom Pedro: Maria Arlene Barros Costa
Lago Verde: Raimundo Almeida
Lagoa Grande: Jorge Eduardo Gonçalves de Melo
Magalhães de Almeida: João Cândido Carvalho Neto
Marajá do Sena: Manoel Edvan Oliveira da Costa
Mirador: Joacy de Andrade Barros
Miranda do Norte: José Lourenço Bonfim Júnior
Mirinzal: Ivaldo Almeida Ferreira
Nina Rodrigues: Iara Quaresma do Vale Rodrigues
Paço do Lumiar: Glorismar Rosa Venancio
Pastos Bons: Enoque Ferreira Mota Neto
Paulo Ramos: Tancledo Lima Araújo
Penalva: Maria José Gama Alhadef
Pindaré Mirim: Henrique Caldeira Salgado
Pinheiro: José Arlindo Silva Sousa
Rosário: Marconi Bimba Carvalho de Aquino
Santa Luzia: Márcio Leandro Antezana Rodrigues
Santa Luzia do Paruá: José Nilton Marreiros Ferraz
São Domingos do Azeitão: Sebastião Fernandes Barros
São Domingos do Maranhão: Kleber Alves de Andrade
São Francisco do Brejão: Alexandre Araújo dos Santos
São João do Sóter: Luiza Moura da Silva Rocha
São Luís: João Castelo Ribeiro Gonçalves
Serrano do Maranhão: Leocádio Olimpio Rodrigues
Sucupira do Riachão: Juvenal Leite de Oliveira
Timon: Maria do Socorro Almeida Waquim
Turilândia: Domingos Sávio Fonseca Silva
Tutóia: Raimundo Nonato Abraão Baquil
Urbano Santos: Abnadab Silveira Leda
Vargem Grande: Miguel Rodrigues Fernandes
Zé Doca: Raimundo Nonato Sampaio

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A POLÍCIA PRECISA DIVULGAR OS NOMES DOS VERDADEIROS NEGOCIOADORES COM OS AGIOTAS DO MARANHÃO, QUE UTILAZARAM OS RECURSOS PÚBLICOS PARA GARANTIR EMPRÉSTIMOS, ALÉM DO FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E MEDICAMENTOS SUPERFATURADOS E DE QUALIDADE DISCUTÍVEL.

BLOG DO GILBERTO LEDA



Polícia precisa divulgar nomes de quem fez negócios com agiotas

mapa_agiotagemNão basta à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) divulgar a relação das prefeituras envolvidas com agiotagem no Maranhão. Mais do que isso, é necessário que sejam conhecidos os gestores que usaram desse expediente.
Hoje (24), os 41 municípios citados pela reportagem da TV Mirante sobre o caso viraram um pandemônio, com grupos rivais acusando-se mutuamente de participação no esquema.
Comecemos pelo maior exemplo, São Luís. Que prefeito fez negócios com Gláucio? Foi Edivaldo Holanda Júnior (PTC)? Foi João Castelo (PSDB)? Ou teria sido Tadeu Palácio (PP)? Como só o município foi apontado, pode ter sido qualquer um.
Em Coelho Neto, por exemplo, o atual prefeito, Soliney Silva (PSD), reeleito ano passado, já reagiu. “Oficializarei ainda hoje à polícia pedindo informações. Garanto que não há envolvimento da minha gestão com agiotas”, disse ao titular do blog.
Em Pinheiro, aliados de Filuca Mendes (PMDB) garantem que os problemas da Prefeitura com agiotas são da gestão de José Genésio (PSB). Os socialistas tentam jogar a culpa em no peemedebista.
Um dos poucos citados nominalmente na reportagem, o ex-prefeito de José Cardoso Filho, de São Domingos do Azeitão, garante que o cheque supostamente assinado por ele foi fraudado. “Uma montagem grotesca”, declarou. Ele também afirmou que encaminhará ofício à polícia solicitando dados do inquérito para se defender, e cogita até processar o Estado.
Portanto, para evitar dúvidas como essas, garantir a isenção da apuração e o bem dos cidadãos/eleitores, é importante que se saiba, um a um, quem negociou com agiotas.

ATUAÇÃO DOS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA É DIVULGADA POR BLOGUEIROS TUTOIENSES. BOA INICIATIVA PARA QUE AS INFORMAÇÕES CHEGUEM MAIS RÁPIDO AO POVO.

BLOG DO ELIVALDO RAMOS


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Destaque da sessão da Câmara de Vereadores de Tutóia nesta quarta: Manifesto do Sindicato e requerimento da Associação do Povoado Santa Clara lidos e apoiados pelos vereadores presentes

Veja; 
A Associação de Santa Clara denuncia a falta de cuidados à escola da Comunidade que funciona num prédio antigo e segundo ela não tem recebido atenção do governo no que se refere a reforma e ampliação.
O vereador Paulinho salientou: essas escolas mais antigas "devem receber uma atenção dado o tempo do prédio"
Sobre o Manifesto que o Presidente do Sindicato protocolou junto a Presidência da Câmara e distribuiu cópias a todos os vereadores presentes, ouviu-se o seguinte em plenária:

Teve apoio de todos os vereadores que fizeram uso da fala: Paulinho, Binha, Nilson, Cristian e Zé Orlando.
E, além dos vereadores Cristian que sugeriu discutiu que "a Comissão de Educação analisasse o Projeto de Lei do Plano de Cargos e Salários" e do vereador Zé Orlando que classificou como “prudente e sensata a posição que o Sindicato adotou em Tutóia de não partir pra greve e apelar para o diálogo”.

O presidente do Sindicato adianta que vai fazer o mesmo procedimento em Paulino Neves e vai encaminhar uma solicitação com mais reivindicações às Comissões de Educação das Câmaras Municipais.


Sindicato faz Manifesto e protocola junto a SEMED e Câmara de Vereadores de Tutóia. Luta por uma educação de qualidade e respeito de direitos. É o Sindicato forte na luta do direito dos seus sócios.


MANIFESTO



O SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE TUTÓIA, SANTANA DO MARANHÃO E PAULINO NEVES-ESTADO DO MARANHÃO, entidade sindical representativa dos servidores públicos de Tutóia-MA, entidade regularmente constituída, com endereço na Rua Celso Fonseca, s/n, Centro, Tutóia-Ma, representado por seu Presidente Elivaldo Ramos Lima, professor da rede pública, CPF 854690923-72, RG 000095625298-2, Portaria nº 315/2006, residente a Rua Santo Antonio, Bairro Comum, Tutóia-Ma, após considerações, vem à presença de Vossas Excelências, os Srs. Vereadores, manifestar anseios da categoria no que diz respeito ao que se segue:


O QUE REIVINDICAMOS:

·         Estatuto do Educador Negociado e Consensuado, incluindo professores, especialistas e funcionários de escola (o projeto de lei está sob análise da Secretaria de Educação de Tutóia);
·         Eleição direta para diretor de escola (já há uma Lei Municipal que regulamenta);
·         Correção do Piso Salarial aplicado linearmente na Nova Tabela Salarial;
·         Cumprimento integral da jornada extraclasse de 1/3;
·         Realização de concurso público amplo com vagas suficientes para contemplar a necessidade de professores, especialistas e funcionários de escola;
·         Equiparação salarial entre efetivos e contratados;
·         Melhores condições de trabalho.


Justificativa

Seguindo a agenda mundial, a CNTE - Confederação dos Trabalhadores em Educação - e seus sindicatos filiados debaterão com a categoria e a sociedade brasileira, entre os dias 22 e 26 de abril, a importância da valorização dos/as trabalhadores/as em educação para a realização do direito à educação com qualidade e equidade.

 

Nós do Sindicato optamos por não paralisar apenas em respeito aos nossos alunos, que tiveram atrasos nas aulas no município de Tutóia, por culpa da demora no recadastramento e lotação na Secretaria Municipal de Educação. Entretanto, o Sindicato cientiza que há pensamentos de paralisação em breve se nossos direitos continuarem a serem desrespeitados.


Em conformidade e até transcrevendo o requerido pela CNTE queremos chamar a atenção dos senhores: vereadores, prefeito, secretária para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de se valorizar todos/as os/as trabalhadores/as em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho. Pois, muito se fala sobre os problemas na aprendizagem dos estudantes, mas pouco se tem feito para garantir a formação inicial e continuada de qualidade dos profissionais da educação (professores, especialistas e funcionários) e, sobretudo, para assegurar plenas condições de trabalho e qualidade de vida aos/às educadores/as.

Segundo dados da CNTE, no Brasil, estima-se a falta de mais de 300 mil professores nas redes públicas estaduais e municipais, sem contar os milhares de profissionais que lecionam, sem habilitação, em áreas de conhecimento distintas de sua formação. Entre os funcionários da educação, menos de 10% possuem diploma profissional. Tutóia, não foge a essa regra, temos os mesmos problemas e em escalas elevadas.

Por outro lado, a juventude não se sente atraída pela profissão, que perdeu status social e foi duramente desvalorizada ao longo de décadas. Os profissionais que se mantêm nas escolas sofrem com doenças do trabalho – como burnout (um distúrbio psíquico e de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso), alergias, varizes e calos vocais – e estão cada vez mais expostos à violência e às inúmeras e injustas cobranças, que desprezam suas condições de trabalho.

Hoje, 86% das matrículas escolares no Brasil concentram-se na escola pública, e sem que esta instituição seja devidamente valorizada, dificilmente atingiremos melhores índices de distribuição de renda, de emprego de qualidade e justiça social. Reiteramos, Tutóia carece repensar a maneira como tem tratado seus professores/as.

Neste sentido, dirigimo-nos aos nobres parlamentares, prefeito e secretária informando da necessidade de garantirmos, com urgência, o que reivindicamos. E reconhecemos essa luta como sendo de toda sociedade, e não apenas dos/as trabalhadores/as em educação.

É importante realçar que o piso do magistério não trata só de salário. Apesar de esse ser um elemento fundamental, é preciso também levar em conta a jornada e as condições de trabalho dos/as professores/as e demais trabalhadores/as da educação. Nesse sentido, a Lei 11.738 determina que pelo menos um terço da jornada de trabalho do/a professor/a seja destinada a atividades extraclasses, tais como preparação de aulas, correção de trabalhos e provas, reuniões pedagógicas e com familiares, formação continuada e outras.

Queremos ainda acrescer e destacar que Estados mais pobres que o Maranhão chegam a pagar mais, como exemploAlagoas (o estado menos desenvolvido do Brasil) paga R$ 2. 172,10 para professor com Licenciatura. Em Tutóiapaga-se R$ 1.596,10, há uma disparidade muito grande. E é bom que se esclareça, o Estado do Alagoas nem cumpre a Lei do Piso.

O Estado de Roraima é outro exemplo paga R$ 2.762,46 por 25H semanais cumprindo a jornada extraclasse e aplicando a proporcionalidade ao valor (ver tabela em anexo). Por que Tutóia não pode pagar se o governo Federal envia religiosamente os recursos todos os meses?

Para ilustrar ainda mais a situação, leia-se o abaixo:

Em São Paulo, um professor das séries iniciais do ensino fundamental ganha R$ 1.803,92 como vencimento básico, valor acima do piso, mas que segundo os professores ainda é muito baixo.

No Recife, os professores com licenciatura passam a receber R$ 1.742,64 por mês, com 29 horas/aulas semanais. Mais da metade dos 4.774 professores do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) tem especialização, com salário de R$ 1.920,83.
    
E a estes salários ainda são acrescidos regência e ajuda de custo para deslocamentos a zonas rurais.
    
     Muitos munícipios já pagaram o reajuste de 7,97% ainda no mês de Fevereiro. Tutóia, anunciou pra Maio.

     O Parecer CNE/CEB nº 8/10, que trata do Custo Aluno Qualidade, indica que a remuneração dos/as trabalhadores/ as em educação (professores, especialistas e funcionários) deve ser equivalente a cerca de 80% dos recursos vinculados à educação. Ou seja: não há escola pública de qualidade sem a priorização de seus profissionais. E a melhor forma de se valorizar os/as educadores/as é por meio de Planos de Carreira que incentivem a qualificação do trabalho, a dedicação exclusiva em uma só escola ou rede de ensino e que assegure aposentadoria digna.

No município de Tutóia se tem feito o contrário, professores com duas nomeações são lotados em escolas distantes uma da outra não garantido a condição mínima do profissional realizar seu trabalho e garantir a qualidade do ensino. Por isso, reivindicamos que professores com duas nomeações sejam lotados em uma mesma escola.




Tutóia,Ma,24 de Abril de 2013




Elivaldo Ramos Lima
Presidente

VERGONHA PARA O MUNICÍPIO DE TUTÓIA! MAIS UMA VEZ A MARCA DO ERRO FAZENDO ACONTECER MANCHETES DESABONADORAS ENVOLVENDO O GOVERNO MUNICIPAL DE TUTÓIA. ATÉ QUANDO?

BLOG DO LUIS PABLO



terça-feira, 23 de abril de 2013

TUTÓIA ESTÁ NA LISTA DIVULGADA PELO BLOGUEIRO LUIS PABLO, ENTRE OS MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS COM A AGIOTAGEM NO MARANHÃO. O ESCÂNDALO ESTÁ SENDO INVESTIGADO PELA SEIC. SE CONFIRMADA A PARTICIPAÇÃO DO PREFEITO DE TUTÓIA OU DE SUA ESPOSA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, SERÁ MAIS UMA MÁCULA NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS, UTILIZADOS IN DEVIDAMENTE COMO GARANTIA DE EMPRÉSTIMOS FEITOS POR AGIOTAS, ALGUNS DELES JÁ PRESOS. SERÁ MESMO A MARCA DO ERRO EM TUDO? VERGONHA!!!!!

FONTE: BLOG DO LUIS PABLO



Blog do Luís Pablo disponibiliza abaixo a relação das prefeituras do Maranhão, que estavam envolvidas com a quadrilha de agiota, comandada pelo empresário Gláucio Alencar – acusado de ser o mandante do crime do jornalista Décio Sá.
Todas as prefeituras estão sendo investigadas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), que deverá realizar várias prisões de ex-prefeitos e prefeitos do Maranhão.
As investigações apontaram 41 prefeituras que teriam participado do esquema de agiotagem. De acordo com a polícia, o dinheiro saía de programas como o Pnae e o FPM.
A quadrilha emprestava dinheiro para financiar as campanhas e os gestores pagavam com dinheiro público.
Só em Zé Doca, por exemplo, o ex-prefeito Raimundo Nonato Sampaio, o Natim, pegou um empréstimo em 2008 no valor de R$ 100 mil e depois teve que pagar R$ 300 mil e colocar as empresas do agiota Gláucio Alencar para fornecer merenda escolar para prefeitura. A corrupção era desenfreada. (Fonte: Imirante)
lista das prefeituras do MA envolvidas com agiotas
Obs: Não é Mirante do Norte e sim Miranda do Norte

TUTÓIA NA LISTA DE MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS COM A QUADRILHA DA AGIOTAGEM QUE MANDOU MATAR O JORNALISTA DÉCIO SÁ.

G1

Veja quem são os gestores envolvidos com esquema de agiotas

Investigações da morte de Décio Sá apontaram para esquema milionário.
Recursos eram desviados de programas federais como Pnae e FPM.

Do G1 MA
 
O G1 fez o levantamento no site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão dos nomes dos gestores que estavam à frente dos 41 municípios investigados pela polícia e Ministério Público por paticipação no esquema milionário de agiotagem no Maranhão, no período de 2009 a 2012. O assunto veio à tona com a apuração da morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros há um ano, por denunciar a atuação da quadrilha de agiotas.

A lista com o nome das 41 prefeituras foi divulgada nesta terça-feira (23) pela polícia.
De acordo com as investigações, a transação tinha início nas eleições. Para financiar suas campanhas, os gestores contraíam empréstimos com a quadrilha, que, como pagamento, recebia dinheiro público, por meio de facilitação em licitações de merenda escolar, medicamentos e programas federais.

O bando montava empresas de fachada para vencer licitações direcionadas e utilizava ‘laranjas’, entre eles pessoas que já faleceram. Os recursos saíam direto de contas de programas federais – como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O chefe da quadrilha era Gláucio Alencar e o pai dele, José de Alencar Miranda Carvalho, que estão presos desde o ano passado, acusados de serem os mandantes da morte do empresário Fábio Brasil, em Teresina. A vítima seria um ex-sócio do grupo, que deu um calote na quadrilha. Os dois também são acusados do assassinato do jornalista Décio Sá, que apontou, em seu blog, indícios da participação do grupo no crime do Piauí.
Confira os nomes:
Apicum-Açu: Sebastião Lopes Monteiro
Arari: Leão Santos Neto
Bacabal: Raimundo Nonato Lisboa
Brejo: José Farias de Castro
Cajapió: Francisco Xavier Silva Neto
Cândido Mendes: José Haroldo Fonseca Carvalho
Cantanhede: José Martinho dos Santos Barros
Caxias: Humberto Ivar Araújo Coutinho
Coelho Neto: Soliney de Sousa e Silva
Cururupu: José Francisco Pestana
Dom Pedro: Maria Arlene Barros Costa
Lago Verde: Raimundo Almeida
Lagoa Grande: Jorge Eduardo Gonçalves de Melo
Magalhães de Almeida: João Cândido Carvalho Neto
Marajá do Sena: Manoel Edvan Oliveira da Costa
Mirador: Joacy de Andrade Barros
Miranda do Norte: José Lourenço Bonfim Júnior
Mirinzal: Ivaldo Almeida Ferreira
Nina Rodrigues: Iara Quaresma do Vale Rodrigues
Paço do Lumiar: Glorismar Rosa Venancio
Pastos Bons: Enoque Ferreira Mota Neto
Paulo Ramos: Tancledo Lima Araújo
Penalva: Maria José Gama Alhadef
Pindaré Mirim: Henrique Caldeira Salgado
Pinheiro: José Arlindo Silva Sousa
Rosário: Marconi Bimba Carvalho de Aquino
Santa Luzia: Márcio Leandro Antezana Rodrigues
Santa Luzia do Paruá: José Nilton Marreiros Ferraz
São Domingos do Azeitão: Sebastião Fernandes Barros
São Domingos do Maranhão: Kleber Alves de Andrade
São Francisco do Brejão: Alexandre Araújo dos Santos
São João do Sóter: Luiza Moura da Silva Rocha
São Luís: João Castelo Ribeiro Gonçalves
Serrano do Maranhão: Leocádio Olimpio Rodrigues
Sucupira do Riachão: Juvenal Leite de Oliveira
Timon: Maria do Socorro Almeida Waquim
Turilândia: Domingos Sávio Fonseca Silva
Tutóia: Raimundo Nonato Abraão Baquil
Urbano Santos: Abnadab Silveira Leda
Vargem Grande: Miguel Rodrigues Fernandes
Zé Doca: Raimundo Nonato Sampaio

‘Dívidas de prefeitos com agiotas eram impagáveis’, diz Aluísio Mendes

Segundo secretário de segurança, grupo cobrava juros de até 25%.
Até o momento, foi identificado envolvimento de 41 prefeituras.

Do G1 MA
 
Secretário Aluísio Mendes, em entrevista à Rádio Mirante AM (Foto: Zeca Soares/G1)Secretário Aluísio Mendes, em entrevista à Rádio
Mirante AM (Foto: Zeca Soares/G1)
O grupo de pessoas apontado pela Polícia e Ministério Público como mandante dos assassinatos do jornalista Décio Sá, do empresário Fábio Brasil e de praticar crimes de agiotagem contra pelo menos 41 municípios maranhenses, cobrava juros de até 25% ao mês, o que tornava essa dívida, segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, “impagável”.
A afirmação do gestor foi dada na tarde desta quarta-feira (24), em entrevista ao Programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM. De acordo com Mendes, devido juros altos exigidos pelo grupo, a situação administrativa e financeira dos municípios envolvidos muitas das vezes se tornava insustentável. “Eles cobravam juros entre 20% a 25% ao mês, o que tornava impagável essa dívida. Os municípios eram literalmente ‘saqueados’ e justamente a parcela mais vulnerável da população era atingida, porque os contratos eram firmados em áreas como saúde, educação e infraestrutura”, explicou.
Segundo o secretário, muitos desses pagamentos eram feitos através de recursos repassados diretamente pelo governo federal, como por exemplo, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Devido ao fato, boa parte das investigações, provas e documentos obtidos até então, teve que ser repassada à Polícia Federal.
Pelas investigações obtidas até o momento, pelo menos 41 municípios são investigados por envolvimentos nas fraudes, no período de 2009 a 2012. No entanto, esta lista pode aumentar até que o inquérito seja concluído: “Essas são as cidades onde conseguimos identificar documentos dessa quadrilha. Pode ser e acredito que vão aparecer, com a evolução das investigações, os nomes de outros municípios”, concluiu.

sábado, 13 de abril de 2013

ASFALTAMENTO DE PÉSSIMA QUALIDADE E SEM LICITAÇÃO TRANSPARENTE, NEM PLACA NECESSÁRIA PARA IDENTIFICAR A OBRA PÚBLICA. MAIS UM ENGODO PARA ENGANAR A POPULAÇÃO! COMO SEMPRE: É A MARCA DO ERRO!!!


sábado, 13 de abril de 2013

EM TUTÓIA, A PREFEITURA IMPÕE À POPULAÇÃO, MAIS UMA VEZ, A IMPLANTAÇÃO DE MASSA ASFÁLTICA EM ALGUMAS RUAS DA CIDADE, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO VÁRIOS PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS: PROCESSO LICITATÓRIO TRANSPARENTE, PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DA OBRA COM DADOS SOBRE A EMPRESA, VALOR E ORIGEM DOS RECURSOS, ALEM DO PRAZO PARA SUA EXECUÇÃO. MAS O PIOR PARA A POPULAÇÃO É A FALTA DE QUALIDADE DO MATERIAL E DO SERVIÇO QUE ESTÁ SENDO PRESTADO. ESTÃO APLICANDO A MASSA ASFÁLTICA EM CIMA DO CALÇAMENTO SEM QUALQUER PREPARAÇÃO DO MESMO, E SEM A BASE NECESSÁRIA PARA A CAMADA ASFÁLTICA PRINCIPAL. ALIÁS, ESTÃO APLICANDO APENAS UMA CAMADA FINA DE MASSA ALFÁLTICA, QUE EM BREVE ESTARÁ DESTRUIDA PELA AÇÃO NATURAL DE USO DOS VEÍCULOS E PEDESTRES. NÃO HÁ DRENAGEM E NEM ESCOAMENTO NATURAL PARA AS ÁGUAS PLUVIAIS.EMFIM, MAIS UM ENGÔDO, PARA ENGANAR A POPULAÇÃO. MAS , NA CÂMARA MUNCIPAL, VEREADORES DA BASE GOVERNISTA DISSERAM QUE O POVO DE TUTÓIA GOSTA DESTE TITPO DE OBRA PÚBLICA. SERÁ? CREMOS QUE O POVO GOSTA DO MELHOR. O PREFEITO É QUE ACREDITA QUE ENTREGANDO MIGALHAS DO PIOR, ESTÁ GERANDO SATISFAÇÃO NA POPULAÇÃO. LEDO ENGANO! COMO SEMPRE AFIRMAMOS: É A MARCA DO ERRO. SEMPRE!!!! QUE ESTÁ SENDO UTILI A QUALIDADE DO MATERIAL

FONTE BLOG DO ELIVALDO RAMOS



Asfaltamento de Tutóia: bom ou ruim?


O asfaltamento pode até ser bom pra Tutóia, mas será que levaram em conta as respostas para as perguntas a seguir?
Que empresa vai realizar o projeto?
Qual o valor da obra?
Há estudo sobre drenagem e escoamento das águas pluviais?
O colégio Almeida Galhardo na sua frente, como canalizar a água que vai acumular ali. E o seu interior que foi construído sobre um rego de água da chuva o que se vai fazer?
Vereador Zé Orlando argumentou: o valor dos recursos. O executivo tá colocando o asfalto como prioridade e não o saneamento básico. A prefeitura ou a empresa deve fixar placa indicando a obra. O asfalto colocado nas ruas de Tutóia não parece ter passado por um projeto.
Além das contra argumentações para os vereadores Maria do Carmo, Paulinho e Binha feitas por Zé Orlando e Cristian. Binha e Paulinho defenderam que o asfalto é do agrado do povo. O povo apoia. Já Zé Orlando e Cristian sugeriram que o asfalto aguardasse a conclusão do projeto de tubulações da água, previsto pra julho deste.
Merece destaque a fala da Professora Maria do Carmo, que se perdeu em seu discurso, ao defender o prefeito dizendo “O prefeito no dia da posse fez convite para estarmos presentes nas obras. Por esta razão, não nos é permitido questionar recursos, projetos, valores,  etc, devemos acompanhar, pois, toda execução de serviço em Tutóia tem projeto”.
Rebatido por Cristian: “O local de questionar é aqui e não lá na obra vereadora Maria do Carmo, o meu papel é aqui.”
Zé Orlando acrescentou ainda: “Asfalto é um produto de composição química e componentes que o barro e a areai não tem e é mais nocivo à saúde e se não for preparado e compactado o terreno que vai recebe-lo oferece prejuízo a saúde, porque vamos inalar os produtos de sua composição. O povo quer o melhor”, em resposta ao vereador Paulinho que relembrou as críticas que o governo Bebeto recebeu quando começou a colocar barro nas ruas de areia da Tutóia de 20 anos atrás.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

CONVÊNIOS DA FUNASA VERGONHOSAMENTE PRORROGADOS, APESAR DE PAGOS E NÃO EXECUTADOS . ISTO É A IMORALIDADE DA POLITICAGEM ATENDENDO INTERESSES INCONFESSÁVEIS DO PREFEITO MUNICIPAL. E A ÁGUA? NADA!!!! ATÉ QUANDO???

 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

EM TUTÓIA, CONVÊNIOS INADIMPLENTES NO VALOR DE R$ 5.0000.000,00 (CINCO MILHÕES DE REAIS), DESTINADOS AO SISTEMA DE ABASTECIMENTO D'AGUA DA CIDADE DE TUTÓIA,FORAM MAIS UMA VEZ PRORROGADOS COM A DESCULPA VERGONHOSA E MENTIROSA DE QUE FORAM PAGOS COM ATRASO. OS CONVENIOS FORAM INTEGRALMENTE PAGOS ANTES MESMO DAS OBRAS SEREM CONCLUIDAS. O PRIMEIRO CONVENIO DE R$ 3.000.000,00 (TRES MILHÕES DE REAIS) FOI PAGO EM 15/04/2010, E O SEGUNDO CONVÊNIO DE R$ 2.000.000,00 (DOIS MILÕES DE REAIS) FOI PAGO INTEGRALMENTE EM 23/04/2012. AS OBRAS NUNCA FORAM CONCLUIDAS. E AGORA, ASSISTIMOS MAIS UM CAPÍTULO IMORAL DESTA NOVELA: "PRORROGAÇÃO DE 270 DIAS PARA OS CONVÊNIOS". O PREFEITO MUNICIPAL DE TUTOIA NÃO CUMPRIU NENHUM DOS PRAZOS DE PRORROGAÇÕES ANTERIORES, MESMO ASSIM, USANDO A FORÇA DA POLITICAGEM, CONSEGUIU ADIAR MAIS UMA VEZ O SONHO DUA POPULAÇÃO DE TUTOIA, DE VOLTAR A TER ÁGUA TRATADAE POTÁVEL PARA O SEU CONSUMO. É MAIS UMA LAMBANÇA PARA SER RESOLVIDA NA ÂMBITO DA JUSTIÇA. IRRESPONSABILIDADE VERGONHOSA!!!!!!! ATÉ QUANDO????

Água em Tutóia vai demorar! ATÉ QUANDO?

Água em Tutóia vai demora. ATÉ QUANDO?????


Um TERMO ADITIVO da Funasa prorroga o prazo de vigência da implantação do sistema público de abastecimento de água em Tutoia. O convênio que foi firmado em 2008/2009 previa que a obra fosse concluída em 2011.
Um dos convênios está como inadimplente no portal da transparência, veja aqui:http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=627756&TipoConsulta=0) ; 

E o complemento foi adiado para julho deste ano como mostra o parecer abaixo.

Esse documento nos foi repassado na sessão da Câmara desta quarta feira (03) pelo Presidente Alexandre Baquil


É. Vai demorar o povo de Tutóia ver a água jorrando em suas torneiras. Aliás, esse problema de falta de água na cidade é antigo. Lembro-me que desde 1995, nós já tínhamos dificuldade com o abastecimento e, mais ou menos, no ano de 2002 a água deixou de chegar às torneiras das residências tutoienses.
E agora o que já devia ter acontecido foi adiado. Repudiamos aqui a decisão da Funasa.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

JUIZ DA COMARCA DE TUTÓIA FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAR CONTAS REFERENTES AO PODER JUDICIÁRIO E LANÇA O PROJETO: " RECONHECER É AMAR"

POSTADO PELO BLOG DO ZE ORLANDO


Judiciário de Tutóia realiza Audiência Pública na manhã desta quinta feira


Em resumo a Audiência Pública realizada na manhã desta quinta feira no auditório da SEMED de Tutóia, lançou os projetos Reconhecer é Amar, que deve reconhecer a paternidade gratuita, com início em 08 de abril de 2013. O resultado sai em 15 dias. Para a justiça solicitar o reconhecimento da paternidade: a pessoa deve dirigir-se ao Fórum e indica o pai e o endereço; Projetos Sociais subsidiados pelo judiciário: Para entidades (educação e outros) Será lançado edital e publicado no site do TJ; O juiz Otávio Teças lançou ainda, para segundo semestre de 2013: visitas às escolas semanalmente ou quinzenalmente em Tutóia. E judiciário itinerante em Paulino Neves.
E, casamentos comunitários, com data para 18 de julho de 2013, no club Aliança Shows. Teremos uma média de 25 juízes realizando os casamentos nesse dia. Para maiores de 18 anos. E menores de 16 com autorização dos pais. Um casamento hoje custa R$ 140,00 e os serão gratuitos.
O JUIZ FALOU AINDA da situação de desorganização que encontrou a Comarca de Tutóia e de como vem procedendo organização de arquivos, julgamento de processos com maior brevidade e outros pontos. Adiantou também que haverá 4 dias ao mês: audiência de pequenas causas (1 por semana). Foi falado ainda que a comarca hoje se encontra sem oficial de justiça. Porém, dia 10, 25 oficiais serão nomeados este ano e um destes deve vir a Tutóia, está em trânsito.
Foi discutido também a problemática do Trânsito em Tutóia por sugestão dos presentes descrito na postagem anterior.
Estiveram presentes vários advogados entre eles Chico Canavieira, o prefeito Diringa, pastores, sindicatos, inclusive o dos Servidores Públicos, Elivaldo Ramos, além de representantes de Conselhos, Colônia, Ministério Público, Câmara Municipal, entre outros segmentos e pouca população das comunidades.
 
da esquerda pra direita Dr. Otávio Teças (juiz) e Wescley (Promotor)

um dos Slides da prestação de contas do judiciário Tuitóia

na fileira da frente - da direita pra esquerda: Chico Canavieira, Advogado Wilson Passos, Delgado Almir e  Prefeito Diringa


Público presente


A GRAVE SITUAÇÃO DO TRÂNSITO, TAMBEM FOI MENCIONADA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA.



O problema do Trânsito em Tutóia


OS fragmentos das falas abaixo foram retirados das falas da Audiência Pública realizada pelo judiciário de Tutóia
Problemas decorrentes: falta de habilitação 80%, animais em ruas 20%, disse o juiz.
Eu não poderia ser juiz sem ter passado em concurso e igualmente não dar pra dizer que se é motorista sem habilitação. Tá se morrendo mais no trânsito que de homicídio.
Delegado Almir: o rapaz estava bebendo em aniversário e estava empinando a moto e caiu e veio a falecer (se referindo a acidente, provavelmente, que o Pedro faleceu).
Observação minha: não houve perícia no acidente (ao menos não confirmada pela policia)
Juiz: a situação do trânsito é grave. Aperta aqui, solta acolá. Por isso, vamos determinar a policia que faça blitz semanalmente em horários não avisados inclusive com bafômetros.
Alexandre: já discutimos na Câmara sobre animais nas ruas.