quarta-feira, 29 de março de 2017

SALVE 29 DE MARÇO!!! PARABÉNS TUTÓIA!!! C0MEMORAMOS 79 ANOS DE SUA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA!!!

SALVE 29 DE MARÇO!!! PARABÉNS TUTÓIA!!! COMEMORAMOS HOJE 79 ANOS DE INDEPNDÊNCIA POLÍTICA!!!


"GAIVOTAS DO AZUL, 

VELEIROS DO INFINITO,

 QUE POSSUÍS  ASAS DE ALABASTROS,

 DA IMENSIDÃO VÓS SOIS OS LUMINOSOS RASTROS,

QUE PERDIDOS NA AMPLIDÃO, EXTASIADO FITO"

                               (ALMEIDA GALHARDO)



TUTÓIA: 79 ANOS DE CIDADE - Por Antonio Gallas

Parabéns à minha cidade querida pelos seus 79 anos de emancipação política. Como bem disse o Padre Jocy Rodrigues(1917 - 2007 ) - neto de Paulino Neves, fundador da cidade - no estribilho do Hino de Tutóia de sua autoria :

"Praias amenas, brisas serenas
Dunas beijando igarapés, (bis)
Campos risonhos, terra de sonhos
Tutóia dos Teremembés".

Amada pelos filhos seus, e também por pessoas nascidas em outras plagas como o luís-correiense Nonato Freitas (1926 - 1989) que amou esta cidade como ninguém e a imortalizou nos versos da belíssima canção AQUARELA DE TUTÓIA, canção esta consagrada pela população como hino da cidade. Nonato Freitas tão bem define Tutóia na primeira estrofe do seu poema canção. 

Vejamos:

"Minha terra pequenina
Nem parece uma cidade
Mais parece uma menina
Sem requinte e sem vaidade
Assim mesmo tão modesta
É tão lindo o pôr do sol
Nunca vi tanta seresta
Canta o mar canta a floresta
Canta o ventos nos coqueiros
Sabiá nos cajueiros
Nos canteiros rouxinol"...

Infelizmente nossa bela, querida e amada cidade não tem recebido o carinho merecido por parte de alguns de seus administradores, muito menos dos governantes estaduais. Para não ser muito longo cito apenas a questão da água tratada no município. Cresci vendo as pessoas carregarem latas d'água na cabeça ou nos ombros. Por um pouco espaço de tempo tivemos o prazer de termos água encanada, mas a cidade cresceu e o sistema de abastecimento não suportou a demanda. Tornou-se precário e obsoleto.

A água em Tutóia é como o Porto de Luis Correia no Piauí. Só serve para fins eleitoreiros. Mas como diz o ditado "a esperança é a última que morre", vamos aguardar para vermos e poder acreditar.

Além da água muitas outras coisas faltam em nossa cidade. Prefiro não enumerá-las porque mesmo assim Tutóia é amada por todos.
 
PARABÉNS TUTÓIA PELOS SEUS 79 ANOS DE EMANCIPAÇÃO, EM VERSOS FALO UM POUCO DE TUA HISTÓRIA...


Tutóia e seus personagens 
Tutóia, quero falar de você
de seus personagens
de suas belezas e glórias
dos heróis que compõem sua história.

Os índios teremembés povoaram
Paulino Neves com sua colaboração
ajudou no desenvolvimento
e na sua emancipação.

"O pastor de Tutóia", Monsenhor Hélio Maranhão
Pe. Jocy Neves, grandes nomes da religião
Nonato Freitas o compositor
da aquarela e de sua canção.

Professora Zelinda
um alicerce construiu na educação
professora Marilze, teve sua participação.
As donas "Marias",
parceiras fiéis da tua composição.

Bernarda Cantanhêde e seu Cazuza
escritora e poeta imortal
Antonio José Neves
criador da magnífica festa do arraial.

Antonio Vaqueiro e Teco-Teco, Cabo Ju e Cabo Gerson,
suas vozes pela cidade ecoou
dona Elza do caroço
a cultura pelo Brasil espalhou.

Zilmar Melo enfermeiro
teus esportistas guerreiros.
Nossa Senhora de Nazaré
padroeira desse povo de fé.

Seus frutos do mar
tuas praias e dunas,
o pescador e o lavrador
são as marcas do teu cidadão trabalhador.

Teu povo é o personagem principal
dessa história escrita no tempo
singela, rica e verdadeira,
moderna, simples e hospitaleira.


(Neto Pimentel)

domingo, 19 de março de 2017

A JUSTIÇA CHEGANDO PERTO DOS DESMANDOS E IMPROBIDADES DO EX PREFEITO DIRINGA BAQUIL!!!

domingo, 19 de março de 2017

ABUSOS, DESMANDOS, E IMPROBIDADES ADMINSITRATIVAS COMETIDAS PELO EX PREFEITO DIRINGA BAQUIL, DENUNCIADAS PELO MINISTERIO PUBLICO, SERÃO JULGADAS PELA JUSTIÇA. DENUNCIAMOS PUBLICAMENTE ESTAS E MUITAS OUTRAS MAZELAS, QUE SOMENTE AGORA, APOS O TÉRMINO DO PERÍODO DE DESGOVERNO, SERÃO INVESTIGADAS E JULGADAS. EU AVISEI!! AGORA AGUENTA!!

Diringa e mais 10 são acionados por concessão irregular de terrenos em Tutóia


Ex-prefeito Diringa, acionado pelo MPMA


O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) em desfavor de 11 envolvidos na concessão irregular de uso de terrenos municipais em Tutóia, entre eles, o ex-prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil (mais conhecido como Diringa) e o ex-chefe da Divisão de Terras e Tributação do município, Clodoveu Alves da Silva.
Formulada pelo promotor de justiça da comarca, Fernando José Alves da Silva, a manifestação também cita como réus os empresários Reginaldo Ferreira Silva, Fábio Daniel Teixeira Pinheiro, Rone de Oliveira Costa, Paulo Adalberto Marques, Narileide Maria de Sousa Vieira e Jeane Rodrigues de Araújo. A lista inclui, ainda, José Alves da Costa, Maria Lúcia de Oliveira Costa e Liele Sobrinho da Silva.
A ação é baseada em denúncia de junho de 2015, encaminhada pela Ouvidoria do MPMA, relatando a existência de uma construção irregular em um terreno público no município. Um ano e sete meses após, o denunciante informou que havia três construções irregulares em frente ao cemitério municipal, obstruindo a entrada do local.
O MPMA apurou que o ex-prefeito e o ex-chefe da Divisão de Terras deram irregularmente documentos como títulos de concessão direito real de uso, títulos de domínio, alvarás, certidões de transferência, entre outros documentos, a nove envolvidos.
Na ACP foi pedida a anulação das concessões e a demolição, em 30 dias, dos imóveis irregulares. Também foi solicitada a condenação dos envolvidos pelo ato de improbidade administrativa.
As sanções pedidas são o ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de cinco anos.
Também foi requerida a condenação do empresário Paulo Adalberto Marques a apresentar, em 30 dias, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) um projeto de recuperação da área degradada. O cronograma deve ser definido pelo instituto. Os custos devem ser pagos pelo empresário.

Via blog do Minard