domingo, 27 de abril de 2014

VEREADOR ZÉ ORLANDO ACREDITA EM FLÁVIO DINO, E DIZ QUE ELE VEM PARA MUDAR A POLÍTICA E TRANSFORMAR O MAARANHÃO EM "UM ESTADO DE TODOS NÓS". VAMOS SAIR DAS MÃOS DE UMA SÓ FAMILIA. CHEGA! É HORA DE MUDANÇA!!!

domingo, 27 de abril de 2014

VEREADOR ZÉ ORLANDO ACREDITA EM FLÁVIO DINO E DIZ QUE ELE VEM PARA MUDAR A POLÍTICA DO NOSSO ESTADO, E PARA TRANSFORMA-LO EM "UM MARANHÃO DE TODOS NÓS". NOSSO POVO NÃO QUER QUE CONTINUEMOS NAS MÃOS DE UMA SÓ FAMÍLIA. CHEGA! É HORA DE MUDANÇA!!!!

ZÉ ORLANDO (VEREADOR) ACREDITA EM UM NOVO MARANHÃO COM FÁVIO DINO

O VEREADOR DO SOLIDARIEDADE - "SD", ZÉ ORLANDO LEMBROU  2010 QUANDO ESTEVE NA CAMINHADA COM FLÁVIO DINO NA CAMPANHA PARA GOVERNO DO ESTADO!



                                       REUNIÃO NA AABB DE TUTÓIA



     
                      SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS BARRO DURO
                                           AABB DE TUTÓIA - SEXTA -FEIRA(25)

Vereador que luta por um Estado digno e com mais respeito lembrou em 2010, quando coordenou a campanha de Flávio Dino, a governador. Zé Orlando, ex. deputado Estadual que exerceu por dois mandatos, hoje atual vereador pela cidade de Tutóia, tem tido uma luta combatente contra os desmandos do gestor público, diante das irregularidades em todos os setores públicos.

Nesta sexta-feira(25), acompanhando o DIÁLOGOS PELO MARANHÃO, em apoio a candidatura de FLÁVIO DINO, o vereador acredita que o Maranhão, tem um dos melhores nomes indicados para o rumo de um novo Maranhão. 

Em 2010 Tutóia, recebeu a visita pela primeira vez do candidato Flávio Dino, e em 2014, surge a esperança de um sofrido Maranhão, ter a liberdade e o grito de seu povo com o DIÁLOGOS PELO MARANHÃO, na indicação do pré-candidato a governador Flávio Dino. Assim disse o vereador.

sábado, 19 de abril de 2014

LICITAÇÃO MANIPULADA FOI DENUNCIADA PELO VEREADOR ZÉ ORLANDO

Suposta empresa laranja ganha licitação para locação de transporte escolar no município de Tutóia. Veja em vídeo as denúncias 

Em sessão plenária da ultima quarta-feira 16 de abril , o vereador Zé Orlando faz denuncias gravíssimas sobre uma suposta empresa laranja que ganhou a licitação para locar transporte escolar ao município de Tutóia . Ainda segundo o vereador, a empresa é de propriedade do  genro da  secretária de educação Deyse Baquil.
Foi denunciada também outra empresa que abastece a educação de materiais didático. 

Confira as denuncias  no vídeo:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


sexta-feira, 18 de abril de 2014

O ABANDONO E O DESCASO DO PREFEITO E SUA FAMÍGLIA BAQUIL ESTÃO RETRATADOS PELOS ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS, COMO SE FOSSEM OS AGENTES PÚBLICOS DA LIMPEZA E DA SUJEIRA. TRISTE E LAMENTÁVEL!!!

Hoje quarta-feira, 16 de abril, flagrei  vários animais transitando e comprometendo o deslocamento de pessoas e veiculos nas ruas de Tutóia. Situação que  se  tornou cotidiana em Tutóia.

Enquanto o povo não souber escolher bem seus representantes e também não vender seu voto. Isso vai continuar acontecendo. 

É preciso que a população exerça de fato a cidadania, pois quem  fica calado no minimo contribui para que os maus politicos procigam com suas atrocidades. Seja livre, expresse seus pensamentos, ideias e sua insastifação.


VOTO NÃO TEM PREÇO, MAS CONSEGUÊNCIAS




ADMINISTRAÇÃO DIRINGA BAQUIL E SEUS COMANDADOS.

DIRINGA BAQUIL O PREFEITO DO DESMANDO



Calçada da Escola Casimirio de Abreu








VEREADOR ZÉ ORLANDO DENUNCIA MAIS DESMANDOS DO PREFEITO DE TUTOIA

A sessão desta quarta-feira(16), na Câmara Municipal de Tutóia, surgiu mais denuncias na plenária pelo vereador Zé Orlando(SDD), da oposição!










Por serem a  minoria no Poder Legislativo,  tem sido uma das dificuldades dos vereadores da oposição, diante  de dezenas de denuncias feita pelos os únicos parlamentares. E nesta quarta-feira(16), o vereador Zé Orlando (SDD),  denunciou uma licitação por uma empresa que foi postado na internet que afirma contratação de ônibus que está em nome do genro do Prefeito Municipal de Tutóia. O valor segundo o vereador Zé Orlando, da oposição é de R$ 242. 000, 00 ( duzentos e quarenta e dois mil reais).

Afirmou que não tem dúvida que  esteja irregular a citada empresa, ligada a Prefeitura Municipal de Tutóia. Outra formalização denunciada pelo vereador foi a escola da comunidade Anajá, onde a mesma hoje está funcionando na residência de uma professora. O vereador afirmou que a Secretária de Educação, foi procurada para resolver o problema da mencionada comunidade, o que se teve de resposta pela Secretária de Educação, foi somente uma contra partida de dez sacos de cimentos, assim afirmou o vereador na plenária da Câmara.

Um projeto de lei, foi lido na mesa diretora pela vereadora Maria do Carmo da base do governo, que apontava artigos, e dispositivos para realização do Concurso Público, previsto para Junho de 2014. Durante a leitura os dois vereadores da oposição Cristian Noronha e Zé Orlando, foram contra o texto que ficou comprovado erros gravíssimos.  Os dois vereadores que complementaram e reconheceram  os erros do texto do projeto Binha e Enilson Santos. Ou seja se os vereadores da oposição não estivesse atentos para a leitura feito pela mesa diretora, o texto do Projeto de Lei, futuramente iria prejudicar centenas de candidatos selecionados.

Vereador Zé Orlando (SDD), continuou com outra denuncia ao afirmar que o gestor de Tutóia, está usando de mal fé, as entregas de cestas básicas por vantagem eleitoreira. Citou como: Material de construção, rabeta de canoas. De acordo com as denuncias feitas pelo vereador da oposição, o Presidente da Câmara Municipal, disse que todas essas denuncias precisariam serem investigadas e apuradas.

Antonio Chico, vereador, em seu discurso revelou que a governadora Roseana Sarney, nunca teve respeito pelo  povo de Tutóia, e fez algumas comparações entre as cidades de Paulino Neves e Água Doce do Maranhão. Quando disse que hospitais e ambulâncias as duas cidades já haviam conquistados e Tutóia, por ser uma região de muita votação expressiva ficou bem claro que a família Sarney, deputado Sarney Filho, não merecem votos do povo dessa região. O vereador lembrou do posto de saúde do São Bento, quando foi a São Luis-Ma, pedir ao Deputado Sarney Filho, que desse estrutura na saúde, no mencionado ´posto. E assim reafirmou está revoltado pelo desmando dos Sarneys, durante décadas.

Outra bombástica informação com dezenas de pessoas na galeria, foi as afirmações bem no final do discurso do vereador Antonio Chico, quando comentava sobre a crise da saúde de Tutóia, e disse que o Secretário de Segurança e ex. de saúde, Ricardo Murad, demonstrou que não simpatiza com os acordos do Prefeito de Tutóia, Diringa Baquil. E durante os pedidos do gestor de Tutóia, sempre preferiu bloquetes, deixando as maiores preferências de um povo, saúde e educação.

As afirmações, deixou o população que assistia a sessão na galeria completamente inquieta. Em seguida o Presidente da Câmara, Alexandre Baquil, disse que os pedidos pelo caos da saúde de Tutóia, sempre foram feitos o que sempre faltou foi uma atenção pela crise. O presidente voltou a defender o projeto de uma nova estrutura do Hospital Lucas Veras, que aguarda já alguns meses. E tudo tem seu tempo e limite. Agora não depende mais do Município e sim do próprio Estado.

Como ficará a população diante das inseguranças quando o Presidente da Câmara, deu a entender que o Prefeito de Tutóia, não tem credito para conseguir um centro hospitalar e referência na região?

O final da sessão desta quarta-feira(16), realizada às 15:00 horas, ficou comprovado para os presentes que estavam na galeria que o gestor de Tutóia, só tem dado preferência para adquirir recursos e convênios para construção de bloquetes. Palavras lançadas por parlamentares da própria base do governo. Quem irá nos salvar diante do caos nas principais áreas constatadas?

Vereador Cristian Noronha(PRP), da oposição, apresentou seu pedido para a realização de uma audiência pública, para convocação de várias autoridades dia 30 de Abril de 2014. A audiência tem como objetivo diagnosticar, propor, e definir as soluções dos acidentes e mortes sucessivas trânsito de Tutóia. Sem uma política pública de educação, a gestão pública, perdeu o controle e nunca investiu para mudar os índices crescentes.

Lei n° 088 de 15 de Junho de 2005, Autoriza o Executivo Municipal a criar o Órgão Executivo de Trânsito e o Órgão Executivo do Município, bem como afirmar convênios e delegar suas competências a outras instituições.







quinta-feira, 10 de abril de 2014

TUTOIA PERDE UM DOS SEUS MAIS ILUSTRES FILHOS. CAZUZA É EXEMPLO DE SERIEDADE, HONESTIDADE E FÉ CRISTÃ. DEIXA GRANDE LEGADO AOS TUTOIENSES.

Faleceu ontem um Ilustre filho de Tutóia. Professor e escritor Cazuza:Saiba um pouco sobre Ele.




Mestre Cazuza faleceu 08 de Abril, de 2014, aos 78 anos. Vice- Presidente, da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia. ( ACALT), patroneado por Graça Aranha. Além de professor também erá escritor.

No livro Coletanêas de Cazuza há de se perceber que apesar de ter escrito um texto em 04/12/1998. Está atualizado com o contexto atual do município de Tutóia. 


Saiba mais Sobre o professor e escritor  Cazuza

José Silva de Sousa  tem como nome de guerra – CAZUZA, nasceu no povoado Boca do Rio, município de Tutóia-MA, em 04/12/35, filho de lavrador, fez seus primeiros estudos no interior, somente aos 14 anos chega à Parnaíba –PI, onde concluiu o curso Ginasial, somente no ano de 1973 veio a concluir o segundo grau, no Colégio “Almeida Galhardo”, de Tutóia.
Foi diretor executivo deste Colégio durante 10 anos, de 1974 a 1984.
Suplente de Juiz de Direito da Comarca de Tutóia, por 18 anos, de 1970 a 1988. Professor aposentado do Estado. Vereador por 2 mandatos consecutivos. Foi um dos primeiros  Pregadores Populares, que ao lado do Monsenhor Hélio Maranhão , em 1965, ajudou a criar as primeiras comunidades Eclesiais de Base, hoje espalhadas pelo mundo inteiro. Feito do qual orgulha-se muito. Comunidade essas que tiveram origem em Tutóia. Foi Secretário Municipal de Infra-Estrutura e Educação, nos anos de 1995.
É torcedor apaixonado do Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, do Maranhão Atlético Clube (MAC) de São Luis –MA. É um revoltado com as administrações municipais corruptas de Tutóia.  


Texto do Livro COLETÂNEAS DO CAZUZA


CAZUZA COM O SEU AMIGO MONSENHOR HÉLIO MARANHÃO
     


Crônica da Cidade


Tutóia dos Teremembés Massacrados

São muitos os fatos que vão pontilhando a Trajetória do novo milênio: O avanço tecnológico, as descobertas no campo da genética, a explosão da globalização, o borbulhar das novas ideologias políticas e religiosas. Ao lado de tantos esses avanços, convivemos em Tutóia, terra dos índios Teremembés, com rostos empobrecidos...... o ser humano sendo exposto ao abandono, promovido pela cultura dominante, injusta da política local. Há momentos na vida, que da vontade da gente acreditar que cada povo traz uma sina para cumprir aqui na terra. Refiro-me aos índios Teremembés dos quais somos descendentes. Eram guerreiros. Mesmo assim, foram dizimados, massacrados e quase exterminados pelo homem branco. Diz a história que o que restou da tribo, para escapar da morte, teve que fugir para o Estado do Ceará. Será que essa é a nossa sina, como descentes dos Teremembés? Sermos massacrados, injustiçados, abandonados e desrespeitados? Por quem tem as rédeas do poder executivo na mão? Será? Não acredito. Tudo é possível ao que crer. Não se perde por esperar. “Quem viver verá”. Nós somos aquilo que escolhemos. Nos somos a nossas escolhas.

Texto  escrito em 04/12/1998. ( Coletanêas de Cazuza )

Autor: Professor Cazuza.     



quinta-feira, 3 de abril de 2014

VEREADOR ZÉ ORLANDO PROTESTA CONTRA A GESTÃO MUNICIPAL QUE NÃO CUIDA DOS ASSUNTOS MAIS PREOCUPANTES E QUE AFLIGEM DIRETAMENTE E PERMANENTEMENTE O POVO TUTOIENSE

Temas tratados na sessão da Câmara Municipal de Tutóia: Lixo nas ruas, iluminação ineficiente e desorganização no trânsito. Leia e assista o vídeo


Na sessão de quarta-feira 02 de abril na Câmara Municipal de Tutóia, entrou em discussão  temas como lixo, iluminação publica e trânsito. Com um destaque maior para o trânsito.

O Vereador Cristian Noronha (PRP), da oposição, informou que teria protocolado no Ministério Público, o pedido de realização de uma Audiência Pública para  tratar de problemas oriundos  do trânsito. E está aguarda até esta semana uma resposta do Ministério Público em relação ao pedido protocolado.
 O vereador Binha em discurso argumentou sobre a existência de requerimento que ele teria dado entrada na casa legislativa há mais de um(1) ano para tratar do trânsito.

 Binha destacou a existência de graves acidentes no trânsito e que a realização da Audiência Pública é coso urgente, devido os fatos ocorridos nos últimos dias.







Vereador Zé Orlando, protestou contra a Gestão Pública:


 Falta de compromisso com o trânsito de Tutóia, já que o município vem recebendo recursos desde  2005 e também por ser municipalizado e que com tantos acidentes ocorridos nota-se a total omissão  do Gestor Municipal. 

Veja o vídeo: