domingo, 22 de abril de 2012

TÚNEL DO TEMPO: LINDÍSSIMA PAISAGEM DE TUTÓIA. TELA PINTADA POR NONATO FREITAS, RETRATA A AVENIDA PAULINO NEVES SEM A POLUIÇÃO VISUAL DE HOJE.


TUTÓIA E OS POLÍTICOS

BLOG DO FLÁVIO MEREQUETA

TEXTO POSTADO POR JOTA RAMOS

Com um desejo de aprender, alguns garotos, jovens que gostam de política, se deparam constantemente com o desprazer de enxergarem apenas um tipo de corpo político que aqui existe. Caracteriza-se aí um perigo, que é não terem outra saída a não ser seguir os passos desses que ainda fazem política como no início do século XX. Mas existe outra solução: Estudar! Só assim se pode enfrentar os que se dizem poderosos aqui de Tutoia.


Outro dia, ao caminhar por uma das praças de Tutoia, deparei-me com algumas das pessoas que se dizem políticos aqui da cidade. Alguns que já foram vereadores, outros que já foram muito bem empregados pela prefeitura. Eles conversavam sobre as candidaturas prováveis que entrariam na briga pelo comando de Tutoia. Na roda de conversa, um dos que já foram do meio, defendia a candidatura do irmão. Muito oportuno da parte dele. Outro dizia que deveria defender-se a candidatura de uma cara nova, de alguém mais capaz. Sem pudor algum, eles conversavam alto, e lógico que eu parei para ouvir. O então interessado na candidatura do irmão dizia que seu candidato era o melhor para arrecadar fundos para a campanha. Pois o outro lá, aquele da cara nova, devia muito já e não poderia arcar com uma campanha endinheirada. Estavam de certa forma discordando de quem era o melhor para sair de oposição.


Eu com toda a minha inocência, falei: Ainda não ouvi vocês falando em algo aproveitável, que trate de interesses da população. Vocês falam em arrecadar receita para poder o que: comprar votos? E o pior, ganhando a eleição, já entrarão no governo devendo! E com um ar de desprezo, me arrancaram da conversa. Disseram que ninguém se preocupa com isso, e que esse tipo de conversa não ganha eleição. Saí de lá levando um puxão de orelha e ainda ouvindo que eu deveria ser mais cauteloso.


Não compreendo essas atitudes. Pior, não compreendo o fato de todo mundo ficar tão calado diante de tanto descaso. Aqui e acolá se vê alguns revoltados, de certa, forma com o que estão vendo acontecer em Tutoia. Porém, basta analisar suas reclamações, suas posições públicas, e pode-se perceber que o único problema para eles é que não fazem parte do meio superior. Todos pensam igualmente. Não existe diferença de ideias e de atitudes. Todos só querem a mesma coisa, chegar ao poder para provar que estão certos acima de tudo. Nem que para isso tenham que se isolar em seu próprio território e fazer tudo o que der na telha sem dar satisfação para ninguém – assim como acontece aqui hoje. Uma pena! O futuro dessa cidade ainda está nas mãos de quem menos se preocupa com ela.


Ainda que infantis, despreparados e inexperientes, os jovens curiosos aqui da cidade ainda têm esperanças. Pode até parecer idealismo, mas não é. Dá para pensar sim na população e melhorar sua condição de vida. E basta conhecer um pouco da história do mundo, de como as grandes cidades se formaram, de como povos se libertaram de certos opressores e se percebe o que está errado aqui em Tutoia: não se faz nada pensando no bem dos tutoienses. Se continuarmos assim estaremos nos (dês)civilizando.


Aí as esperanças acabam. Mas é bom saber que enquanto muitos desses políticos, que se acham os donos dessa cidade, acharem que são mais sabidos que os outros e tomarem tudo só para eles, existem pessoas estudando, lendo e se preparando, para quando eles menos esperarem, baterem de frente com gente preparada, coisa que não acontece aqui nos dias de hoje!

A IMAGEM DO DESCASO, DO ABANDONO, NAS RUAS ALAGADAS PELAS CHUVAS. SE CONTINUAR ASSIM, SEM ESCOAMENTO, OS BLOQUETES "SONRISAL" DO PREFEITO, SERÃO ARRASTADOS NAS ENXURADAS!



Sexta feira, 20 de abril, Tutóia amanheceu "debaixo d'água" como diriam uns colegas meus. Mais uma vez registramos mais de 70mm de chuva precipitada na cidade. Ruas alagadas, casas quase alagadas nas ruas mais baixas e sem rede de drenagem para facilitar o escoamento.




As imagens ali da Avenida Paulino Neves mostram o volume da água nessa parte da cidade

quinta-feira, 12 de abril de 2012

LIDERANÇAS POLÍTICAS DE TUTÓIA VISITARAM O VICE GOVERNADOR DO ESTADO




No dia 30 de abril, as principais lideranças políticas de oposição no que se refere a politica em Tutoia, visitaram o Vice Governador do Estado - Washington Luis, que na ocasião exercia o cargo de Governador (interino) em face da viagem da Governadora Roseana aos Estados Unidos (O vice governador permaneceu por 6 dias no comando do Estado por conta de ter que se afastar do cargo para concorrer como candidato a prefeito da capital ).
Compareceram ao Palácio dos Leões Chico Canavieira (PT), Zilmar Melo (PMDB), Zé Orlando (PSB) e Deuzito Oliveira (PRB).
O objetivo da visita foi o de apresentar ao Governo do Estado a unidade oposicionista no município de Tutóia em torno da chapa majoritária em 2012, tendo como pré candidatos: a prefeito, o advogado Chico Canavieira (PT) e a vice-prefeito o atual vice - prefeito Floriano da Silva (PSB), com o expressivo apoio do ex-prefeito Zilmar Melo (PMDB) e do ex-deputado Zé Orlando (PSB).
Na oportunidade o Governador em exercício, falou do compromisso do governo do estado com as forças políticas, que defendem a democracia e o avanço da qualidade de vida da população maranhense, ficando muito feliz em ver que as principais forças politicas do município de Tutoia, estavam unidas voltadas para promover mais qualidade de vida em um município tão importante e estratégico para o Estado como Tutoia.
Sem sombra de duvida, as forças oposicionistas serão vitoriosas de ponta a ponta. Pois os desmandos desta atual administração é notório a toda população Tutoia.

FONT: BLOG DO ZÉ GROSSO

terça-feira, 10 de abril de 2012

A TRADIÇÃO DE MALHAR O "JUDAS" FOI CUMPRIDA EM TUTÓIA. MUITOS "JUDAS" FORAM ENFORCADOS E QUEIMADOS NO´SÁBADO DA ALELUIA. ATENDEMOS A VÁRIOS PEDIDOS E PUBLICAMOS A CARTA TESTAMENTO DE UM DOS MUITOS "JUDAS" DE TUTÓIA.

CARTA TESTAMENTO DO JUDAS PREFEITO RAIMUNDO BODE JUDAS PINÓQUIO BAQUIL

Eu, Judas Raimundo Bode Judas Pinóquio Baquil, tutoiense, brasileiro, casado, pai de quatro filhos, criador de pombo e bode, o que me valeu o apelido de Raimundo bode na minha juventude, mecânico de sucata, com especialidade em Toyota Bandeirante de preferência de cor vermelha, também consegui a profissão de pescador sem ao menos ter ido ao mar.
Deste leito moribundo, botando sangue por tudo quanto é buraco, sei que não vou escapar desta, estou morrendo! Pensei que desse tempo de fazer tudo que estava nos meus planos. Infelizmente não vai ser possível.
Nesta vida de mentiras e traições, já de tudo um pouco, tendo exercido várias profissões, desde a criação de bode e pombo,depois fui ajudante do meu querido irmão na venda de camarão, fui também ajudante de pedreiro o que me valeu o diploma de engenheiro construtor de obras defeituosas inacabadas, fui professor de língua portuguesa em um dos colégios da cidade, mas nunca aprendi a falar direito e por isto até criei um dicionário próprio, que palavras tais como, por exemplo: RET = retro escavadeira, PROBREMA e os meus famosos BROQUETE, que enriqueceram a mim e aos queridos irmão e sobrinho.

Sempre tive vontade de entrar na política e ser prefeito. Mas o meu querido irmão disse que ele é que tinha competência pra isto. Aceitei no incicio, mas depois dei uma rasteira nele, e com ele mesmo dentro da jogada conseguí ser o que ele sonhou e não teve competência de ser, e um dia me disse que eu não tinha. Ela pensou que era besta! Sei mentir tanto quanto ele. Sei trair, melhor do que ele. E pra enganar, sou feito cobra que arma o bote sem ninguém perceber, e ele é muito barulhento. Quem tinha que ser prefeito era eu mesmo e não ele. Mas nós dois juntos, com a assessoria dos nossos sobrinhos espertos e de uma maravilhosa família organizamos uma grande arapuca para chegarmos ao poder. E chagamos.
O primeiro passo dos planos acertados por mim e pelo meu querido irmão era ser o presidente da colônia de pescadores. Para isso acontecer derrubei o meu amigo Chaga Lima e tomei a Rádio dele. Virou meu inimigo, mas hoje é meu empregado.
Para enganar os pescadores inventei um falso seguro desemprego de um defeso que nunca existiu em Tutóia, para me promover na politica partidária. Muitos pescadores foram enganados por um tempo. Ganhei popularidade e terminei virando VICE-PREFEITO.
Continuei na Colônia, armando, desviando recursos dos pescadores e mentindo muito. Como grande mentiroso, abusei da minha mentira, até que fui denunciado à justiça pelo hoje já meu amigo e correligionário Peito de Aço, por desvio de recursos e fraudes no seguro dos pescadores.
O juiz aceitou a denuncia e me colocou para fora da presidência da colônia. Momento difícil, mas eu tinha que tirar proveito. E tirei. Foi ai que começaram a dar certo os nossos planos.
Foi ai que eu e o meu querido irmão demos inicio ao segundo passo nos nossos planos, que era chegar a prefeitura, como tínhamos combinado. Saí da colônia de pescadores dizendo pra todo mundo que era uma vitima do poder, e era um coitadinho.

Como vice-prefeito, dando continuidade aos meus planos de poder cobrei a minha parte na prefeitura que era apenas uma pequena quantia só de 1 milhão de reais para pagar minhas continhas pessoais e também o contrato de serviço de iluminação pública para o meu querido irmão e a presidência da Câmara para o meu estimado sobrinho. Só que o meu companheiro de chapa, não aceitou o meu jogo. Foi uma tragédia para os nossos planos. Mas eu superei e bolamos um novo passo para passar a perna no nosso aliado prefeito.
O meu sobrinho, só chegou a presidência da câmara Municipal porque fez um acordo com os vereadores que votando nele para presidente os recursos da câmara seriam divididos por igual entre os 5. Mesmo com este acordo sobrou muito dinheiro para o meu sobrinho. E o meu irmão se deu bem, ganhou muito dinheiro. Meteu a mão no dinheiro da iluminação pública, brigou com meu prefeito e teve o contrato encerrado na Prefeitura. E ainda apresentou uma conta absurda. Confusão grande1 Mas eu fiquei do lado dele e seguimos em frente. Eu não consegui o meu milhão, mas arranquei da prefeitura muitos milhares de reais antes de preparar o bote no meu companheiro de chapa. E como trair pra mim é uma arte, deixei o meu prefeito na mão e fui para oposição, para perseguir o meu objetivo maior que era tomar o lugar do prefeito. Eu tinha que ser era o prefeito e não o vice.

Foi ai que eu e meu querido irmão e o meu sobrinho nos reunimos e combinamos a dar andamento ao terceiro passo dos nossos planos.
A armação do rompimento e da traição ao meu companheiro de chapa, deu certo. Saindo como coitadinho e abandonado, fiquei perambulando pelas ruas da cidade, com a fisionomia de triste e solitário que foi injustamente chutado pelo companheiro. Como sou um bom mentiroso, o povo acreditou em mim.
Lancei-me como candidato a prefeito para tomar o lugar dele, pois eu tinha que ser prefeito. Nesta mesma época foi quando me colocaram fora da colônia de pescadores por desvios de dinheiro dos pescadores. Uma coisa boba! Imaginem só, como a colônia não tinha conta corrente, então revolvi guardar o dinheiro no meu bolso. Depois, fiz de conta que era meu e não prestei contas com ninguém. Aquilo era meu mesmo! Estou certo ou estou errado? Aproveitei o meu afastamento para dizer para todo mundo que estava sendo vitima de mais uma perseguição. Deu certo. Demos continuidade aos planos de poder, junto com meu querido irmão, o homem mais inteligente e o mais politico e poderoso de Tutóia O CARA. Infiltrei-me na oposição como homem mais humilde, coitadinho, perseguido e uma vitima do poder, e assim mais uma vez a minha mentirinha deu certo, enganei a todos e meus planos estavam se concretizando.
Combinei com meu querido irmão mais uma das minhas mentirinhas, inventamos uma briga que nunca existiu, para fazer com que todos da oposição acreditassem que eu não era pau mandado do meu querido irmão, pois o mesmo é rejeitado pela oposição e por toda a população. E ele sumiu da minha campanha. So apareceu na comemoração, dizendo pra todo mundo que aqueles votos eram dele. Não me incomodei. Era tudo parte do jogo!
Ora, ora não é que os trouxas e os bestas acreditaram, passei a andar com os lideres da oposição, votei contra o governo( mesmo contra a minha vontade) para, claro, concretizar os nossos planos familiares de chegar finalmente ao poder. Fiz de tudo, me humilhei, falei mal do meu querido irmão, disse até que o mesmo fez a minha maravilhosa esposa e meus queridos filhos passarem fome, e por isso me afastei dele. Tudo era mentira para enganar o povo, e não é eu deu certo mais uma vez a minha mentirinha, acreditarem mim é claro, venci e cheguei aonde queria. Enfim meu povo chegou ao poder! Ninguém sabia que os meus planos junto com meu irmão querido quando se referia AO POVO NO PODER era apenas o nosso povo, a nossa família. ENGANEI OS BOBOS NA CASCA DO OVO! Provei o QUE diz o velho ditado: trai, mentir e coçar e só começar...
Quando olho para traz e me lembro que não tínhamos nada, ou melhor quase nada. Eu tinha uma casinha modesta e um carro velho, por muitos chamado de maestro, pois era um concerto em cada esquina. Minha esposa, uma mera professora colocada para escanteio, um filho moto taxista, meu querido irmão arrotando grandeza com o pescoço cheio de cordões de Michelin, ou seja, ouro de tolo, E o meu sobrinho vereador com seu humilde apartamentinho com todas as paredes mofadas e cheias de infiltrações, a pintura com mais de 10 anos e com um carrinho que só conseguia trocar de quatro em quatro anos, quando o mesmo SE REELEGIA VEREADOR. Os meus outros sobrinhos também filhos do meu querido irmão, que moravam nos apartamentinhos que parecia mais moradia de pombos do que de gente, e meu outro irmão não tão querido, irmão este de pés no chão, descamisado e estabanado como eu e minha família, assim como minhas irmãs, desprezadas pelo meu querido irmão. Os meus demais parentes, eu nem preciso falar da situação deles, pois todos vocês conhecem melhor do eu. Pois bem, coloquei o meu plano em ação: o meu povo no poder.
Passados mais de três anos, com quase 200 milhões de reais em minhas mãos, todos os cargos importantes estão em poder de minha família, ou melhor, do meu povo. Mudei a vida de todos eles, hoje eles tem frotas de carros Hilux do ano, Empresas de ônibus, mansões em Tutóia, Parnaíba, São Luís, Fortaleza e é claro não esquecendo da belíssima fazenda com muitas cabeças de gado que é administrada pelo meu cunhado, do qual foi comprada com o dinheiro da Secretaria da Educação eu é administrada pela minha digníssima esposa, hoje secretaria de Educação.
O meu filho hoje e dono de várias casas, inclusive algumas em construção, frotas de motos e taxis.
Já minha filha caçula é Empresaria no ramo da moda, tendo duas belíssimas lojas, ou melhor, boutiques em Tutóia e em São Luís, sem contar com uma novíssima Hilux, É CLARO!
Já para o meu filhinho mais novo, construir uma bela mansão em Parnaíba, com Club Prive, para promover festas, nas quais ele se esbalda e aprecia. não esquecendo da minha filha adotiva, reformei a sua casa e a presenteei com um carro zero km.
Enfim todos estão com a vida feita, construí as suas fortunas particulares, com dinheiro público. Os pombais viraram mansões e os apartamentinhos reformados com direito a arquitetos e engenheiros de primeira,é tanto que nem me envolvi na reforma, pois sou apenas engenheiro construtor de obras com defeitos e inacabadas. Os carros velhos que eram trocados de quatro em quatro anos viraram uma grande frota de Hilux trocadas a cada ano para não perder o valor.
Hoje posso encher o peito e dizer que todos estão ricos. Liquidei as esperanças da população tutoiense, tirando deles os recursos da Educação, saúde, infraestrutura, ação social, para construir o patrimônio desta minha querida família, que é na verdade o meu povo, como tenho certeza que estou chegando ao fim, quero através deste testamento determinar que os milhões restantes desviados dos cofres públicos sejam distribuídos conforme relação abaixo.
Relação dos meus herdeiros e seus respectivos direitos:

1 – Meu querido irmão, amigo e sócio nesta jornada de traição e mentiras de desvios, hoje muito mais odiado do antes, mas está verdadeiramente rico.Tem o ouro sonhado.Tudo agora é real. O comercio continua vazio, mas o estoque agora é farto. Mesmo não tendo a quem vender, não faz mais custodia de cheques para pagar promissórias. Hoje ele empresta dinheiro para a minha prefeitura. Ele é mesmo O CARA!
Pra ele, deixo 300 quilos de ouro e todas as botijas de dinheiro que estão enterrados naqueles terrenos que só nos dois sabemos, ficando ele com a responsabilidade de cumprir alguns compromissos que assumimos juntos.
A botija de dinheiro que esta enterrada nos fundos do teu comércio e para continuar pagando os 50 mil reais todo mês, ao nosso protetor da capa preta que com sua caneta milagrosa livrou nós da cassação.
Ao fiel motorista do nosso protetor, apesar de analfabeto, mas metido à advogado, agenciador de sentenças vendidas, deixo mais 10 mil reais da mesma botija, pra ser pago todo mês. Dinheiro tem!
2 – Ao meu querido sobrinho vereador, presidente condenado pelo tribunal a devolver o dinheiro desviado da Câmara, deixo 10 milhões de reais que já estão separados pelo nosso tão eficiente contador. É do lucro daquelas Empresas fantasmas que foram montadas pra vender notas frias.
Não deixe de pagar o dinheiro da condenação do tribunal, senão nunca mais você poderá voltar a Câmara Municipal. Para você meu sobrinho não ficar triste, mandei fazer uma replica em miniatura do prédio da Câmara para ficar sobre o seu domínio, e desta você será eterno Presidente!

3 – Ao meu sobrinho doutor Bioquímico, valioso colaborador da saúde, deixo oito milhões de reais que estão depositados na conta da caixa econômica federal de Parnaíba da sua fiel esposa. não esqueça que guardamos o dinheiro da campanha naquela pasta cor de rosa que esta na dispensa da sua mansão do guajirú. SÃO CINCO MILHÕES DE REAIS. Não deixe de comprar os votos direito, senão a família fica sem vereador. Também deixo para você a Empresa de ônibus Coimbra, só assim você acomoda o bebum e mala sem alça do seu sogro. não é mais do que e justo? Ele já toma de conta dela pra gente a muito tempo!
Lembrando a você meu sobrinho que não deixe de ajudar o seu fiel amigo e laranja, aquele da granja com o nome de país estrangeiro que mora perto da sua mansão, pois ele e quem fornece as notas fiscais para as despesas da secretaria de saúde e é quem vai ficar responsável pela movimentação do dinheiro da saúde no seu afastamento, cuidado, trate-o bem. E aquele outro seu laranja e intermediário cujo nome não gosto de falar, porque odeio caristia, ajeite também porque ele está se sentindo escanteado.
4 – Para minha fiel sobrinha secretaria de finanças, deixo o valor de 100 reais que está na conta poupança no banco Brasil de Tutóia. Minha querida sobrinha essa é aquela conta eu eu tinha antes de ser prefeito, pois como você sempre pregou pra mim o voto de pobreza, não é mais do que justo? Você não acha? Estais vendo que eu também me preocupo com você. Minha querida não esqueça doar este dinheiro para a igreja, pois com essa doação você estará sendo perdoada pelos desvios de recursos que você desviou para o meu querido irmão. Não esquecendo da sua mãe, deixo para ela uma banca de frutas no mercado, para que ela não tenha mais problemas com o fornecimento de frutas e verduras para o hospital. Já pedi para meu querido irmão deixar de ser miserável e doar 100 mil reais para minha cunhada poder limpar o nome no SERASA, pois só assim ela poderar regularizar a sua empresae não depender das notas frias dos outros.
5 – Para o meu Chefe de gabinete, este oportunista de araque, como fala o meu querido irmão, deixo um baú sem fundo e uma HAYLUX de plástico já usada, que encontra-se com meu neto. Tu pensavas que me enganavas, estavas errado, destes o golpe do BAÚ FURADO!
6 – Para minha sobrinha diretora do meu hospital de referencia, sempre cheirosa, que adora tomar banho, deixo a minha banheira de Hidro massagem, que estar novinha, pois nunca usei. Também! nunca precisei, pois sou um homem muito limpo! Deixo ainda a quantia de 1milhão de reais, para você resgatar os seus cheques sem fundos que você passou para os fornecedores de remédios. Peço a você minha querida sobrinha que não faça mais depósitos para os fornecedores colocando nos caixas eletrônicos envelopes vazios, pois agora você tem dinheiro.


7 – Para os meus filhos, já que em vida dei vários bens de valor ainda deixo para cada um 10 milhões de reais, para nunca precisarem uns dos outros, como eu precisei do meu querido irmão. Este dinheiro é aquele que estar com minha querida e fiel esposa. Peço a minha filha caçula que não brigue mais com o meu querido irmão, pois o mesmo tem problemas de coração.
8 – Para o meu motorista e cumplice, nas andanças noturnas, agradeço de coração por ter assumido toda a culpa, pelas atitudes do lobo mal, lobo, que pega as criancinhas para fazer mingau! Deixo 1milhão, a minha HAYLUX AZUL e a casinha eu comprei no mês passado, ou seja, CASA ROSADA da lagoinha. Não se esqueça de montar o MELHOR RESTAURANTE DA região, coloque o nome no restaurante de CASA DA CHAPEUZINHO VERMELHO.

9 – Para minha amada, Querida, honesta, fiel esposa a verdadeira capa de revista da minha vida, Deixo todas as minhas casas, apartamentos, carros, ou seja, todos os meus outros bens, em especial as botijas de dinheiro que estão enterradas lá no nosso sitio do bom gosto, pertinho da cova onde foram enterrados aqueles 2 mil kg de frangos podres da merenda escolar. Olhe minha amada lá está todo o dinheiro que desviamos da Educação, (FUNDEB), inclusive os 3 anos dos abonos dos professores, abastecimento de água, creche, dos broquetes, do mercado, das reformas das escolas, dos convênios do governo de estado e federal. Não esqueça de terminar a construção do armazém do paxicá do seu irmão Gordo, e para o outro que está cuidando da nossa fazenda eu deixo aqueles dois bodes doentes que EU já tinha antes de ser prefeito, pois é só o que ele merece , não dê mais nada.
Para aquele cambirimba magrelo construtor, que fala pelos quatros cantos da cidade que é melhor puxar saco do que puxar carroça, eu deixo aquela carroça quebrada que está lá no porto.
Lembrando-me do meu secretario de cultura deixo aquela radiola velha que toca disco de vinil, pois ele gosta de som e já me fez pagar outro pra ele. É só o que ele merece.
Pois é minha querida família, estou indo embora de vez. Meu irmão querido espero em breve poder telo ao meu lado, LÁ NAS PROFUNDEZAS.. POIS SEMPRE FOMOS SOCIOS.
ANTES DE ME DESPEDIR, Já ia esquecendo mais uma VEZ DO POVO DE TUTÓIA, como sempre ESQUECI! DEIXO COM A MINHA QUERIDA ESPOSA E MEU IRMÃO UM COFRE PEQUENO EM FORMATO DE PORQUINHO CHEIO DE MOEDAS para DISTRIBUIR COM TODOS QUE VOTARM EM MIM!
FUI !!!!!!!!!