quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RESUMO DO PROGRAMA TUTOIA URGENTE DO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2011. LEIA E COMENTE !!!

DO BLOG DO FLAVIO MEREQUETA





RESUMO DO PROGRAMA TUTOIA URGENTE DO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2011. LEIA E COMENTE !!!


COMEÇOU! TUTOIA URGENTE NO AR. Zé Orlando manda o seu Bom dia. Agradece a audiência e o apoio do povo de Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que o objetivo maior é formar uma caminhada com o povo.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando avisa que mesmo que tentem impedir a entrada de pessoas na Câmara, o seu grupo continuará a informar o povo do que acontece la dentro.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando reclama sobre Secretária de Tutoia, diz que lá é como se fosse outra Prefeitura. E que ninguem até hoje sabe como as coisas funcionam lá. Durante os anos de mandato, lá não se fez nenhum planejamento para reforma e manuntenção, a não ser da casa do Sec. de Saúde.


TUTOIA URGENTE! Flavio Merequeta lembra de novo da criança que foi internada no hospital ontem e que não tinha leito para dormir. A mesma dormiu em um berço pequeno. Zé Orlando diz que fica muito triste com essa noticia da criança que não tinha onde ficar alojada.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que a obra visível de encher os olhos é da Mansão do Sec. de Saúde. Alguém ja viu? Eu não, mas dizem que é coisa de novela.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que a saúde ta reprovada. Diz que é mentira o planfeto que mandaram jogar nas ruas, os 60% indicados é de reprovação e não de aprovação. O POVO NÃO É BURRO.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que todo mundo ta vendo os erros dessa gestão. Essas pesquisas feitas pelo o irmão do Prefeito são mentirosas, só quem vota no atual gestor são os medrosos. Mais denuncias no programa. Hoje ta fervendo pessoal.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que a Familia Baquil, dona de tudo, inclusive dona de Prefeituras, como a Sec. de Saúde, Educação, Infraestrutura. Eles dividem os recursos, é isso?


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando pergunta pro Prefeito o porque que quando se trata da saúde das pessoas pobres ele não tomas as providências.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que todo mundo ta vendo os erros dessa gestão. Essas pesquisas feita pelo o irmão do Prefeito é mentirosa, só quem vota no atual gestor são os medrosos. Mais denuncias no programa. Hoje ta fervendo pessoal.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que o Prefeito começou a patifaria eleitoral. A Farmácia do Hospital não possuem remédios, mas as Farmácias Baquil estão cheias e recebem as notinhas do Prefeito. É desse jeito a forma de fazer governo.Coisas que só acontecem em Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que agora a pouco uma professora passou mal, e a mesma sem atendimento no hospital, ela teve que ir embora. TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM TUTOIA


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que o Sec. de Saúde Baquil, o Pai dele, e o Prefeito, mostram que todo esses desmandos de panelinha está acabando com a nossa cidade. Não é possível mais 4 anos com esse poder. Tutoia não merece..


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que a Sec de Finanças fez pré-Natal e fez o parto fora de Tutoia, oras, porque ela não fez o parto no hospital de Tutoia? Aqui não é a melhor saúde do Estado.


TUTOIA URGENTE! Depois de música boa, hora de mais informações. Professores estão reclamando que não receberam as parcelas do abono


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que o Bloquetes são feitos com areia molhada..O Ibama não está cego, quando menos se espantarem, o Ibama aperece. Vai o aviso.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala sobre o estatuto que trata dos Professores. Esses mesmos foram a Câmara pedir a copia do estatuto e não obtiveram êxito. Lá, o Presidente da Câmara não se encontrava. Esse estatuto foi feito, e se foi feito, cadê ele?


TUTOIA URGENTE! Tutoia ta muito cheio de Laranjas, sabiam disso? É um laranjal sem tamanho.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que na historia do mundo, todos que fizeram a vida roubando o dinheiro do povo, se afundaram no futuro.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando pergunta se as possoas sabem que o dinheiro do mercado se tornou um albegue? E com o puxadinho feito lá, a prefeitura gastou 320 mil reais.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando lembra que ja torraram mais de 4 milhoes, e nada de água em Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que acabou de saber que 2 caminhões cheio de canos azuis acabaram de chegar em uma das lojas dos Baquil. Será pra que?


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala de uma denúncia que no Colégio Natasha Barbosa não há merendashá mais de um mês.


TUTOIA URGENTE! O vice Prefeito de Tutoia, Floriano também se encontra no estúdio do Programa Tutoia Urgente. A presença dele é importante, ele sempre com informações verdadeiras sobre os erros dessa gestão corrupta que foi instalada em Tutoia. Parabéns Floriano Alves da Silva.


TUTOIA URGENTE! Flavio Merequeta recebe a denúncia de que no Colégio Almeida Galhardo também nao tem merenda e nem água.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que não vai descansar enquanto o governo não botar o dinheiro do bonus no lugar, que é nas mãos dos lecionadores.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que os Baquil estão fazendo um péssimo trabalho...só pensam neles, e quem perde é o povo.


TUTOIA URGENTE! Ta acabando mais um Programa, mas antes o Zé Orlando faz um convite. Participem do Congresso do PSB no sindicato dos arrumadores, onde será finalizado no sábado e contamos com sua presença.


ACABOU. Até domingo que vem. Obrigado pela a audiência. Um abraço.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RESUMO DO PROGRAMA RADIO POVO DO DIA 25/09/2011, PELA DUNAS MAR FM

DO BLOG DO FLÁVIO MEREQUETA



09:00h em Tutóia DAQUI A POUCO. RÁDIO POVO NO AR, COM Flavio Merequeta. MUITA INFORMAÇÃO E MÚSICA BOA.

COMEÇOU RADIO POVO, na DUNAS MAR FM

RÁDIO POVO! E toca a musiquinha..Programa Rádio Povo, com Flavio Merequeta.

RÁDIO POVO! Flavio Merequeta manda aquele alô aos ouvintes, e agradece a audiência do horário, Parabenisa os amigos do face e orkut, que aniversariam na semana, JÔSE, VINICIUS, EDUARDO GARCIA, LENILSON, PARABENS !!!!!!!

RÁDIO POVO! Hora de música..esse brega mata qualquer um Flavio Merequeta..mandou bem...Eu vou tirar você desse lugar.(odair jose, na voz de Zé filho)

RÁDIO POVO! Hoje tem Dicas para as donas de casa..A dica de hoje é sobre as manchas das roupas. Manchas de gorduras podem ser removidas com sabonete e água quente. Manchas de canetas podem ser removidas com alcool, deixar o local envolvido com leite. Manchas de vinho tinto pode ser removidas com vinho branco, ou então loção de barbear. Você sabia disso?

RÁDIO POVO! NOTÍCIA. Piso salarial dos Professores chegará a 1.450,86 em 2012. Mas deveriam ganhar o dobro. Professor é a figura se não a mais importante, mas uma das mais importante de um País.

Escuta ai Jardel Jackson...Eu lhe peguei no Flagra. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...orra misera. Segura Poita. Flavio Merequeta ta muito bregueiro pro meu gosto hoje.

RADIO POVO, hora dos comerciais: LAN HOUSE QUINTAL.NET.: INTERNET, IMPRESSÃO, XEROX, GRAVAÇÃO DE CD/DVD, PESQUISAS ESCOLARES, DECLARAÇÕES, FOTO CD, DIGITAÇÃO, WEB CAM DE ALTA RESOLUÇÃO, FONES SUPERPOTENTES, MONITOR DE 17" TELA PLANA, GRAVADORAS DE CD/DVD NOS TERMINAIS, BANHEIRO PRIVATIVO, AR CONDIONADO EM AMBIENTE, PREÇOS SUPERPOPULARES E OTIMO ATENDIMENTO, QUINTAL.NET, O MUNDO É AQUI!!! VEM VER !!!

RADIO POVO: Mais brega, Quem é Roberto Neto? Orra piulaa...Ta bom Flavio Merequeta. Vou acabar tomando uma desse jeito. Rsrs

RÁDIO POVO! Participação de JOTA SILVA no RÁDIO POVO. Ele conta que moradores da Lagoa Grande estão insatisfeitos com o representante político daquele povoado. Os mesmos fazem reclamações das estradas e iluminação pública.

RÁDIO POVO! NOTICIAS. A Rota da Emoções recebe apoio internacional para a divulgação dos lugares turísticos. Jornalistas Italianos irão viajar para conhecer os lugares lindos do nosso Estado. Lagoinha, Barreirinhas, Paulino Neves vão receber visitas dos Jornalistas. Turismo é um dos maiores geradores de rendas do Mundo, ainda mais no nosso Brasil e Região, pois o O País e a nossa região tende a ser umas das mais visitadas nos próximos anos devido a Copa e Olimpíadas. E Tutoia, tem Turismo?

RÁDIO POVO! Fala ainda mais sobre o Turismo. Aqui em Tutoia os moradores não recebem apoio, só pra ter ideia, coco d´água de Tutoia hoje é comprada em Parnaíba-Pi. Um dos fatores é que não há interesse em plantar mudas de pé de côco porque não tem quem compre. Turismo gera renda, ajuda os pobres, porque quem vende siri, peixe, caranguejo, côco d'água é o pobre, e com isso os pobres podem crescer mais na vida.

RÁDIO POVO! Flavio Merequeta diz que Turismo não é coisa de Rico, porque quem ganha com o Turismo é o pobre. Não é porque o Turista não vota em Tutoia que o nosso povo não pode ganhar dinheiro dignamente e com uma fonte sustentável.

RÁDIO POVO! Hoje só ta rolando brega no programa..Homenagem ao dia do Rádio, será?

RÁDIO POVO! NOTICIA. Flavio Merequeta nos conta que uma criança de cerca de 12 anos foi internada no Hospital, e advinhem? Não tinha leito para a criança, a mesma teve que ficar em um berço infantil toda encolhida para passar a noite. É brincadeira. Como que a saúde ta boa em nossa cidade?

RÁDIO POVO! NOTICIA. Juiz de Direito de Tutoia, foi promovido para a 3ª vara de são José de Ribamar.

RÁDIO POVO! Hora da crônica da cidade. Sobre politica e politicos.

RÁDIO POVO! ACABOU. 10:55 Tá na hora de dizer: TUDO DE BOM PRA VOCÊ, Benção PAI, Benção Mãe, Beijo da LENA, Beijo do DITO, Beijo da NINA, Beijo do SEGUNDÃO, Beijo no coração de todo mundo e Até domingo que vem. Se DEUS quiser, e ele quer. Desligue não, nem mude de estação, fique com agente, vem aí o programa Tutóia Urgente com Zé Orlando e Flavio Merequeta.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JUIZ DA COMARCA DE TUTÓIA FOI PROMOVIDO PARA A COMARCA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

TJMA aprova promoção e remoção de juízes da capital e interior


O pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, reunido em sessão administrativa nesta quarta-feira (21), promoveu, por unanimidade, pelo critério de merecimento, a juíza da comarca de São Luís Gonzaga, Ana Gabriela Costa Everton, para a 2ª Vara da comarca de Pedreiras, vaga em decorrência da remoção da juíza Lewman de Moura Silva, para a 7ª vara de Timon.

Já pelo critério de antiguidade, o juiz da comarca de Tutóia, Márcio José do Carmo Matos Costa, foi promovido, por unanimidade, para a 3ª vara da comarca de São José de Ribamar, de entrância intermediária, vaga em decorrência da promoção da juíza Patrícia Marques Barbosa, para o cargo de juíza auxiliar.

Na mesma sessão, a juíza Alexandra Ferraz Lopes, do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Timon, foi promovida, pelo critério de antiguidade, para a comarca de São Luís, de entrância final, como juíza auxiliar.

O juiz Márcio Castro Brandão, da 1ª vara da comarca de São José de Ribamar, foi promovido, pelo critério de merecimento, para a comarca da capital, de entrância final, como juiz auxiliar, vaga em decorrência da titularização do juiz Marco Antonio Netto Teixeira.

REMOÇÃO – O juiz João Pereira Neto, da 2ª vara da comarca de Grajaú, foi removido, pelo critério de antiguidade, para a 2ª vara da comarca de Barra do Corda, de entrância intermediária, vaga em decorrência da promoção de João Francisco Gonçalves Rocha, para o cargo de juiz auxiliar.

Orquídea Santos
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
2106 9023/9024

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PROFESSORES VERSUS VEREADORES. Por Neto Pimentel

Blog do Dito


Deu no Site Tutoiama.

Desde os tempos de Cristo, a figura do professor está presente no meio social, onde o mesmo fazia o papel de mestre no mais elevado grau de perfeição, suas aulas eram preparadas para a vida, no livro de Mateus 28: 19, 20 deixou eternizado suas palavras, dizendo “ide e ensinai a todos”. Contextualizando com a realidade dos atuais professores, vemos o quanto muitos tentam guerreiramente seguir esses ensinamentos no cotidiano com seus alunos, indo para a sala de aula no intuito de ensinar a todos, enfrentando diversos empecilhos, entre estes o descaso do poder legislativo no que tange as questões salariais e plano de cargos e carreiras.


No sábado, 17 de setembro de 2011, na sessão da câmara dos vereadores do município de Tutóia, um grupo de professores se fez presente para simplesmente pedir uma cópia do projeto sobre o estatuto que trata do funcionalismo público e plano de cargos e carreira do professor. Na ocasião, os vereadores presentes não atenderam a solicitação desses profissionais, um disse que não sabia sobre esse projeto, mas seu colega logo tratou de tirar sua dúvida, lembrando-lhe que tal projeto teria sido votado na sessão ocorrida na ilha Grande dos Paulinos, localidade com acesso exclusivo por via marítima, e com dificuldade de traslado devido a falta de embarcações. Imaginemos como pode uma casa, que usa como slogan a frase “casa do povo”, votar um projeto de total interesse de uma classe e covardemente concluírem uma votação sem ao menos cumprirem com a formalidade de convidar um representante do sindicato dos professores e servidores públicos para participarem, se esse projeto realmente foi votado, pode-se dizer que é um tanto quanto ilegal.


Aqueles que deveriam defender, fiscalizar, legislar e atender as necessidades e solicitações de quem os elegeu, demonstram o contrário, evidente que alguns deles ficam neutros, mas quem cala consente e é passivo a situação. Refletindo sobre esse descaso, as vezes torna-se algo cômico, vejamos: o professor teve assegurado um piso salarial nacional de R$ 1.187 ( já com reajuste) através da lei 11.738/08, para trabalhar 40 horas semanais, com planejamento e várias atribuições inseridas pelo próprio governo as suas responsabilidades; os vereadores, até onde consegui informações, tem um salário de “3. 800 reais” ( mais verba extra para assessores), para se encontrarem uma vez por semana, no sábado pela manhã, isso quando dá quórum, somente para se encontrarem, pois trabalho em favor do bem coletivo de todos os tutoienses, não se vê, e quando aprovam projetos, como no caso dos professores, é escondido de quem mais interessa, e quando estes tão sofridos e perseguidos trabalhadores se deslocam até a já mencionada “Casa do povo”, são vistos como baderneiros, tendo que chamarem até a guarda municipal, em outro caso que aconteceu há mais de um ano, até a polícia.


O que mais revolta qualquer cidadão, é vê o quanto os esforços de tantos profissionais na busca por aperfeiçoamento são colocados em prova e banalizados por birra. São tantas etapas que devem ser galgadas para alcançar melhorias, tempo gasto com preparações, tudo visando desenvolver uma prática educacional melhor fundamentada, onde o processo de ensino aprendizagem ocorra de maneira que leve progresso a educação da cidade. Todo esforço é encarado de modo fútil por nossos representantes, sem preocupação com uma educação de qualidade, até porque a cegueira causada pelo capital perverso, e o status prazeroso de feudo, não os deixam mais perceber que só acontecerá um verdadeiro progresso da cidade, quando primeiro houver um progresso humano, e dificilmente isso acontecerá sem a participação maciça dos profissionais da educação.


Em Tutóia, ao que tudo indica, vai chegar o dia que vamos retroceder e ter que pintar a cara e sair nas ruas reivindicando nossos direitos. Agora é muito estranho, o motivo de enrolarem demasiadamente e negarem uma simples cópia de um projeto votado as escuras, onde o maior interessado e néctar do texto aprovado não pode ter direito de saber do andamento da carta que irá reger sua profissão, quem está certo os professores ou os vereadores? É no mínimo um caso de encabular. Engraçado que um “nobre” vereador com a “bagagem” que tem, achou-se no direito de exclamar: “Os professores não sabem o que querem!”, esse foi muito infeliz na sua indagação, pois se os professores não sabem o que querem, quem vai saber? Tenho plena certeza que a equipe composta por noves efervescentes legisladores, unidos e unânimes nas suas votações, não vão saber e nem mostram interesse em pelo menos defender as causas tão justas dos professores. É mais fácil um camelo passar pelo orifício de uma agulha!

Engraçado, um dos noves vereadores que tem um sonho utópico de um dia ser prefeito, olhou para uma professora que se fazia presente na sessão e perguntou-lhe: “até você está nessa?” e a professora olhou-lhe e respondeu: “estou atrás dos meus direitos.” Isso devido a mesma ser parente de uma funcionária do alto escalão do governo. Apesar de ser triste, a vontade de rir é grande, só não é maior do que a ignorância de quem fala e pensa arcaicamente. Aos caros amigos professores que estão de frente nessa luta, deixo a frase do grande defensor da educação Darcy Ribeiro “ Na soma de minhas batalhas somei mais derrotas do que vitórias, mas horrível seria, se tivesse ficado do lado dos que venceram essas batalhas.”Da mesma forma como iniciei esse texto com uma frase bíblica, finalizo com outra e deixo como demonstração de minha consideração com o próximo, mesmo quando estes agem de forma errônea. Utilizo a frase universal falada por Jesus a beira da morte, do livro de Lucas 23: 34 “ Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.”

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RESUMO DO PROGRAMA TUTOIA URGENTE DO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2011.

DO BLOG DO DITO



TUTOIA URGENTE! COMEÇOU, mais um programa no ar, no comando Zé Orlando e Flávio Merequeta.


TUTOIA URGENTE! Flávio Merequeta concede o seu Bom dia, agradece a audiência de mais um domingo e passa a vez para o ex-deputado Zé Orlando. Zé Orlando agradece a audiência do programa, concede o seu bom dia, e diz que é sempre uma alegria renovada fazer o Tutoia Urgente e informar ao povo os acontecimentos da cidade.


TUTOIA URGENTE! O programa começa com uma denuncia. Uma paciente de são José das Frexeiras precisa sair do hospital, mas não existe um motorista no hospital disponível para conduzi-la ao seu lugar. Atenção, veja como está a saúde de Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que é inadmissível que depois de 15 programas Tutoia urgente os gestores de Tutoia ainda não se tocaram que quando as pessoas se sentirem prejudicadas elas vão denunciar. Domingo não é sinal em regra de folga, em um hospital é preciso revezamento, inclusive com os motoristas de ambulâncias dos hospitais.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando pergunta a população se ela sabe onde estava o Secretário Alexandre Baquil na última semana de Agosto. Segundo Zé Orlando, o Alexandre Baquil estava em Barilochi, na Argentina. Que falta de respeito com a população. O Secretário nem teve o cuidado de fazer um oficio comunicando ao Prefeito que ia sair do Brasil, ou seja, nem o Prefeito de Tutoia sabia dessa viagem.


TUTOIA URGENTE! Outra Denúncia. Drº Edemar Sacaro, um dos homens fortes do governo, construiu uma casa no Bairro Guajiru, mas deixou o esgoto a céu aberto. Quem fez a denúncia foi à comunidade, as pessoas do bairro estão sendo prejudicada pelo o esgoto a céu aberto.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala agora sobre a suspensão suspensão do repasse dos recursos da saúde, O ministério da Saúde bloqueou os recursos por fraudes na administração da saúde de Tutoia. Zé Orlando fala que nos cadastramento há várias aberrações, como por exemplo, a carga horária que está atribuída ao Drº Edemar Sacaro, pois a mesma é absurda de 80h semanais, e humanamente impossível. O mesmo Drº tem 40h de sua carga no Bom Gosto e passa somente 2h por semana por lá. Coisas que só acontecem em Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Flávio Merequeta fala que algumas denúncias no Rádio Povo, como os dos médicos que não cumprem as cargas horárias semanais nos povoados ainda continuam do mesmo jeito. Ou seja, MÉDICOS com obrigações de estarem consultando nos povoados não cumprem a carga horária total.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que no posto de saúde do Bom Gosto, o cidadão que foi se consultar para conseguir ser atendido, precisou ir pegar uma fila um dia anterior, porque já as duas da manhã, não haveria mais senhas disponíveis.


TUTOIA URGENTE! Outra denúncia, o médico Drº Ulisses do posto de saúde do povoado do Bom Gosto cadastrado com 40h semanais, diz a um cidadão que sua carga horária é de 2h semanais. É mentira. Basta pesquisar no site e ver. Ao povo não se engana.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que médico de Tutoia Drº Ulisses, faz campanha político partidária em consultório público. O mesmo tenta cooptar as pessoas, e critica a oposição de Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que gostaria de saber do SUS como esse médico está sendo pago, ou se o pagamento dele é um arranjo da família Baquil.


TUTOIA URGENTE! Flávio Merequeta fala que ontem passou em frente ao posto de saúde do Barro Duro, e o mesmo estava fechado. Só pra constar, no mesmo posto existe mais de 20 funcionários da saúde cadastrados, mas o mesmo só anda fechado.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que mesmo depois da suspensão dos recursos da Saúde por fraude, a mesma ainda continua. Cadastrados e mais cadastrados irregulares ainda existem em nossa cidade.


TUTOIA URGENTE! Mais uma denúncia. Secretário da Saúde patrocina time de futebol com dinheiro público, sendo que deveria patrocinar times de futebol era a Secretaria de Esporte e Lazer.


TUTOIA URGENTE! Flávio Merequeta fala que o esporte de Tutoia precisa mesmo de ajuda, mas essa ajuda tem que ser feita de forma correta. Não adianta tampar o sol com a peneira, fazer as coisas por fazer, tem de fazer de forma correta e verdadeira, sem irregularidades e com respeito ao povo.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que “todas as vezes que existe uma ameaça da família Baquil, eles produzem um factóide chamado pesquisa, pesquisa essa que o senhor James é responsável, onde esse chama algumas pessoas e manda direcionar os locais, as pessoas que devem ser pesquisadas para que ele tenha conhecimento do que pensa certas pessoas”.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando comenta agora sobre uma pesquisa feita pela Família Baquil, critica a pesquisa por essa ser direcionada e falsa.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando denuncia que o senhor James Baquil tem usado a sua fala, há uma edição com a fala de Zé Orlando para ludibriar as pessoas. Zé Orlando fala que vai entrar na justiça caso isso ainda aconteça.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando avisa ao Governo de Tutoia, que a oposição está atenta a cada movimento falso.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que os pasquins e pesquisas falsas é uma tentativa de ilusão para enganar o povo. E vocês, acham que o atual Prefeito tem 60% de aprovação do povo de Tutoia?


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que só a família BaquilTutoia, só restou eles como fornecedores de serviços.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando lembra que uma coisa é eleger um Vereador, e outra coisa é eleger um Prefeito. Pois a Família Baquil apenas sabe eleger vereador, o que é diferente, a população de Tutoia de quase 40 mil habitantes vota diferente para vereador e prefeito.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que o voto do povo, que o povo elege, a Família Baquil nunca teve.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala “que todo mundo sabe qual foi o resultado da última eleição. O Diringa venceu a eleição com o apoio do Zé Orlando e seu grupo, e que a oposição teve mais voto que o Diringa, isso é notório.”


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz “que a população que vota, e que decide uma eleição não vive as custas de cargos públicos. Engana-se os Baquil que corrompendo, mentindo, enganando, vão conseguir a mesma vitória da eleição passada”.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala para a população “que o objetivo é o de sempre, de ajudar, de contribuir com o desenvolvimento, com ajuda de pessoas de bens, que não precisam se vender tem portas abertas, fazer um oposição a um governo corrupto é dever de um povo, povo esse que não tem participação desse bolo que é rateado todo mês, um governo sem prestação de contas.”


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que “os vereadores de Tutoia não tem coragem de andar com o Prefeito, muito menos de subir no palanque do 7 de setembro de Tutoia.” Será porque?


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que os vereadores de Tutoia, principalmente aqueles que eram oposição no inicio do governo Diringa, que inclusive eram “aplaudidos” pela população por produzirem a CPI do Fundeb, mudaram de posição, e hoje apoiam o atual governo. Que mágica foi essa?


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala “que em 2009 quando assumiram a Prefeitura, o Governo Diringa e sua Familia disse ao Prefeito que quem está na Prefeitura com a oposição na maioria na Câmara de Vereadores, tem de fazer tudo correto.”


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que propôs ao Prefeito que colocasse até um painel em frente a Prefeitura para transparecer ao povo as contas públicas de Tutoia, mas isso não aconteceu por vontade do Prefeito.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando lembra da Cpi instalada pelos os vereadores de oposição, onde o objetivo era desvendar supostas irregularidades na administração pública de Tutoia em relação a Educação. Conseguiram em um primeiro momento barrar isso na justiça, mas a câmara de vereadores conseguiu derrubar a liminar, e a justiça determinou que toda documentação solicitada pela CPI do Fundeb fosse liberada. Só que a partir desse momento, momento esse que era de crescimento dos vereadores por um ato de politica pública e fiscalizadora, os vereadores se calaram e se aliaram com a situação. Uma falta de comprometimento segundo Zé Orlando, pois se houvesse comprometimento com a população, os vereadores de oposição não teriam arquivado essa CPI que fiscalizava os recursos da Educação de Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que “os Vereadores abriram mão na CPI em troca de uma aliança capenga de mentiras, construída nas mais torpes e escusas finalidades.”


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que a câmara de vereadores deixou de ser parlamento para ser casa 2 do Diringa. Por isso há essa desmoralização dos vereadores de Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que o Ministério Público Federal abriu por determinação judicial, um inquérito civil público para apurar todas a irregularidades do Fundeb no ano de 2009 em Tutoia. Todos os documentos incluídos, toda a documentação apurada na CPI abortada por nossos vereadores. 2009 será a ponta do Iceberg para 2010, 2011...Vamos acreditar na verdade, o bem sempre prevalece.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando atenta que já existe ou pode existir também outras possiveis investigações, naturalmente que em outras áreas, em pararelo com a Policia Federal, investigações de cheques, ou chequões de muito dinheiro, e de movimentações financeiras. Zé Orlando diz que avisou ao Prefeito que o mundo mudou, nada é mais é como antigamente.


TUTOIA URGENTE! O Vice Prefeito Floriano fala sobre a visita da Governadora, onde ela desmacarou o Prefeito sobre as obras feitas por ela, e não pelo o Prefeito. A Governadora fez uma prestação de contas, e prestações essas totalmente fora de padrão com as feitas pelo a atual gestão de Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que ela (Governadora) desmentiu porque a obras feitas pela atual gestão é conveniada pelo o governo do Estado, os recursos são conveniados, e isso o Prefeito não fala.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que a população precisa é da prestação de conta dos 125 milhoes de reais. Dinheiro isso fora de convênios. É muito dinheiro, meu povo.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando ainda cobra o portal da transparência, ainda não feito pela atual gestão de Tutoia.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que tem certeza que ao final de tudo isso, essa luta vai dá certo.


TUTOIA URGENTE! Mais um denúncia. Zé Orlando agora fala da casa comprada em São Luís, na rua onde o Zilmar tem uma casa, que eles (Família Baquil) mandaram noticiar que tal casa seria uma casa de apoio aos tutoiense que fossem na Capital, a mesma já está sendo habitada pela Família Baquil.


TUTOIA URGENTE! Zé Orlando avisa que “não pensem que os órgãos de fiscalização da União não vão atrás de origens dos recursos de requisições dos bens, os tempos mudaram.


TUTOIA URGENTE! Acabou mais um Tutoia Urgente. Obrigado pela atenção. Domingo que vem tem mais, com Zé Orlando e Flávio Merequeta e Floriano. Um abraço e até lá.

ENTIDADES REÚNEM-SE PARA CRIAR FÓRUM DE ATIVIDADES CIVIS EM TUTÓIA

Blog do Elivaldo Ramos





Na manhã de ontem, quarta feira (14), estiveram reunidos na AABB de Tutóia, vários lideres e membros de Associações de Moradores, Lavradores e Pescadores, Sindicatos (Rural, SINTRAF, Arrumadores), Igrejas Evangélicas e Católica, CDH e Comunidades Religiosas de vários povoados de Tutóia e Paulino Neves.
A coordenação do encontro, composta pelos padres Fabio e Izac, Zé Maria de Araioses, Floriano do STTR-Tutóia, Raimundo do SINTRAF, Carmem e Doriane do CDH (Centro de Direitos Humanos) [veja foto da esquerda pra direita], destacou que objetivo desse encontro está na criação do Fórum da Sociedade Civil de Tutóia já discutido há algum tempo e ganhou força com a marcha pela Paz e pela Vida no Trânsito realizada em 18 de julho de 2011 em Tutóia. O Fórum visa, principalmente, fazer apelos pela implementação de políticas públicas no município.

Discursando Zé Maria


Entre os presentes estavam Zé Maria que preside o Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba, onde destacou a atuação desse Fórum e de Assessoria e incentivo de criação de Fóruns Municipais. E também, Ricart Santos de São Luis, palestrante convidado pra esclarecer sobre Políticas Públicas, que também é assessor da Cáritas [entidade ligada à Igreja Católica]. No seu discurso fez uma abordagem geral sobre o uso da terra no Brasil e dos conflitos decorrentes. Além, de frisar especificamente da aplicabilidade e como implementar a política pública no município.



Ricart (foto a esquerda), abordou ainda que os grandes empreendimentos, e aí destacou os que estão sendo implantados no Maranhão, não representam aplicação de política pública, mas de agravo ao meio ambiente e de malefício social, pois os grandes empreendimentos não geram bons empregos para população pobre das comunidades e degradam muitos dos nossos recursos naturais, citando o caso da cultura de soja que avança no nosso estado.


Resultado: ficou criada uma coordenação para preparar uma carta princípio a ser divulgada até dia 26 deste, onde deve daí criar-se um regimento interno para o Fórum e dizer da atuação pautada na união dos vários seguimentos da sociedade civil para discutir políticas publicas municipais junto ao poder público.


Participantes


Participantes


Marcia e Janaina - Credenciamento de Pessoal

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO CONDENA EX PREFEITO A DEVOLVER MAIS DE 19 MILHÕES DE REAIS. ATENÇÃO! EM TUTÓIA, O ATUAL PREFEITO DIRINGA BAQUIL E SUA FAMÍGLIA JÁ RECEBERAM MAIS DE 125 MILHÕES DE REAIS ATÉ AGOSTO/2011. OS DESMANDOS E DESVIOS, AGORA JÁ APURADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESADUAL E FEDERAL E TAMBÉM PELA POLÍCIA FEDERAL, ALÉM DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E DA UNIÃO, SERÃO DO CONHECIMENTO PÚBLICO. A IMPUNIDADE VAI TER FIM. EU AVISEI PREFEITO! AGORA VÊ SE AGUENTA!!!

O Tribunal de Contas do Estado condenou o ex-prefeito de Paulo Ramos, João Teixeira Noronha, a devolver ao erário todo o volume de recursos empregado pelo município no exercício de 2008, o que corresponde a pouco menos de R$ 19 milhões. A decisão foi tomada na sessão plenária desta quarta-feira, 14, quando foi julgada a Tomada de Contas Especial realizada no exercício, resultando na rejeição das contas do prefeito.

Do total da execução orçamentária do município foram excluídos apenas os R$ 700 mil correspondentes ao repasse do legislativo municipal, já que a câmara de vereadores prestou contas ao Tribunal. O total a ser devolvido inclui recursos do Fundeb, Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e Fundo Municipal de Saúde (FMS), entre outros.

O gestor é reincidente em sua inadimplência, pois deixou de entregar ao Tribunal suas contas relativas ao exercício de 2007, que também foram objeto de Tomadas de Contas Especial. Mesmo assim, o gestor sequer apresentou defesa ao ser citado na Tomada de Contas relativa ao exercício de 2008. Cabe recurso da decisão.

Na mesma sessão, o TCE emitiu parecer prévio pela aprovação com ressalvas das contas de governo de Benedito Francisco da Silva Figueiredo (Codó, 2007, com julgamento irregular das contas de gestão, do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS, Fundo Municipal de Saúde – FMS e Fundeb e multas no total de R$ 33,6 mil), Ildemar Gonçalves dos Santos (Açailândia, 2008, com julgamento regular com ressalvas das contas de gestão, do Fundo Municipal de Saúde – FMS, Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS e julgamento irregular do Fundo Municipal para Infância e Adolescência). Com débito de R$ 152,9 mil e multas no total de R$ 32,7 mil.

Receberam parecer prévio pela desaprovação as contas de Edivaldo Prado Nascimento (São João do Caru, 2008, com débito de R$ 30 mil).

CÂMARAS – Entre as câmaras municipais foram julgadas irregulares as contas de Antonio José de Sousa (Jatobá, 2007, com débito de R$ 12,8 mil ) e Bernardo Coutinho Silva (Araioses, 2008, com multa de R$ 80 mil).

O TCE julgou regulares com ressalvas as contas de Paulo Alfredo Donjie de Oliveira (7ª Companhia Independente de Rosário/PM, 2008), Marco Antonio Alves da Silva (3º Batalhão da Polícia Militar de Imperatriz, 2008) e Hilton Portela da Ponte (Instituto de Previdência dos Serviços Públicos de Chapadinha, 2005).

(Ascom/TCE-MA)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

RESUMO DO PROGRAMA RÁDIO POVO DO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2011, LEIA !!!!!

BLOG DO DITO



Depois de 3 domingos sem resumo do RÁDIO POVO, hoje voltarei a acompanharFlavio Merequeta no ar...Muita notícia, informação, prestação de serviços e música boa, é jajá..Aguardem.





Vai começarrrr...RÁDIO POVO NO AR com Flavio Merequeta



RÁDIO POVO! Flavio Merequeta manda um alô para todos os ouvintes, amigos e colegas. Aquele abraço pra quem ta ligado na DunasMar FM. Obrigado pela sintonia.



RADIO POVO! Na minha opinião. A secretaria de Educação divulga que Tutoia vive um bom momento devido as construções e reformas de vários colégios em todo município. Mas você acha que construir e reformar colégios é fator principal para julgar a educação como a melhor de todos os tempos? Flavio Merequeta diz que o fator principal para uma educação melhor é qualificação de Professores, Valorização dos professores, atualização da carga horária..



RÁDIO POVO! Flavio Merequeta critica a organização do dia da Independência, o fato do desfile terminar tarde,no sol quente, além de que a falta de aprendizado aos alunos sobre o 7 de setembro não é motivo para julgar a educação em crescimento.



RÁDIO POVO! Flavio Merequeta pergunta aos pais dos alunos se seus filhos se eles sabem ler e escrever, se sabem o hino de Tutoia, do Brasil, se sabem o que é Independência, se sabem as quatro operações. Então, construir colégios e reformar não é fator principal para dizer que a nossa educação é a melhor, muito menos crescente. E de quem é a culpa?



RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala das pesquisas de Tutoia sobre a educação. As perguntas das pesquisas devem ser como essas: Tem merenda na sua escola? Você sabe ler e escrever? Tem professor suficiente na sua escola? Tem esporte na sua escola?



RADIO POVO! Flávio Merequeta lê notícia do seu blog sobre a investigação do MINISTERIO PUBLICO FEDERAL nas verbas do FUNDEB de 2009PORTARIA DE IC Nº 040/2011

(30/08/2011)Inquérito civil para apurar movimentação bancária referente à conta do FUNDEB no município de Tutóia exercício 2009



RÁDIO POVO! Flavio Merequeta diz que quer que a nossa Educação cresça, que torce pra isso. Mas que cresça verdadeiramente, não como estão dizendo por aí, pois construção de colégio e reformas aumenta é o repasse do Fundeb, e isso faz muito bem a muita gente por aqui.



RADIO POVO, a CRÔNICA DA CIDADE, Flávio Merequeta lê um texto da Prof. GABRIELLE RAMOS do blog LETRA DE PROFESSORA, TRADIÇÃO? CULTURA? PATRIOTISMO? Um belo texto, leia !!



RÁDIO POVO! Acabou, Domingo que vem tem mais pessoal. Agora fiquem com o Tutoia Urgente, no comando de Flavio Merequeta e Zé Orlando.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL TERÁ ACESSO ÀS CONTAS COM RECURSOS PÚBLICOS

Do Consultor Jurídico:
A 9ª Vara Federal do Rio Grande do Norte decidiu que o Ministério Público Federal não precisa de autorização judicial para ter acesso às contas do Banco do Brasil que movimentam recursos públicos. A juíza Janine de Medeiros Souza Bezerra entendeu que a inviolabilidade constitucional dispensada às informações bancárias não se estende às contas mantidas em instituições financeiras para movimentação de recursos públicos, pois a garantia do sigilo bancário deve ser preterida pelo princípio da publicidade.
Na sua sentença, a juíza ainda argumentou que são raras as hipóteses em que se admite o sigilo da atuação administração pública, como nas hipóteses imprescindíveis à segurança do Estado e da sociedade (CF artigo 5, XXXIII, Leis 8.159/1991 e 11.111/2005 e Decreto 4.553/2002) de modo que não há como restringir a divulgação ao MPF, no exercício da sua função, de dados de contas bancárias geridas pela administração pública em que são manejados recursos de origem pública, e que pensar de modo diverso importaria indevido prejuízo à fiscalização assegurada pelo texto constitucional.
A decisão foi proferida no julgamento de Ação Civil Pública ajuizada pelo MPF para que não precise recorrer à Justiça sempre que pretender, durante ato de fiscalização e investigação, ter acesso a contas geridas pela União, estados e municípios, que movimentam recursos públicos.
Pressão do MP
O Ministério Público tem ajuizado ações em diversos estados para ter acesso às contas geridas pela administração pública. No entanto, nem todos os juízes têm decidido no mesmo sentido. No Espírito Santo, ao julgar Ação Civil Pública idêntica, uma juíza negou o pedido por entender que, no tocante a essa discussão, os promotores estariam revestidos de imparcialidade: “Como o MPF é parte nos referidos procedimentos e/ou processos judiciais, o mesmo não atua de forma totalmente imparcial, ou seja, não possui a necessária isenção para decidir sobre a imprescindibilidade ou não da medida que excepciona o sigilo bancário. Com efeito, somente o Poder Judiciário detém a imparcialidade exigida para decidir em que circunstâncias pode ser revelada a intimidade do indivíduo ou de pessoa jurídica (pública ou privada).”
Naquele estado o MPF requereu acesso às contas que movimentavam recursos públicos no Banco do Brasil e no Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes). Neste processo, a juíza entendeu que a quebra de sigilo desejada pelo MPF “não se compatibiliza com os direitos fundamentais à intimidade e à privacidade”, que são garantidos pela Constituição. Já o procurador da República Carlos Fernando Mazzoco entende ser “intolerável qualquer invocação de garantia de sigilo bancário em favor de pessoas de direito público, bem como referente a qualquer operação ativa ou passiva que envolva verbas públicas”.
No Maranhão, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), ao lado do Banco do Brasil, entrou na mira da Polícia Federal e do MPF. Por meio de representação, o Departamento de Polícia Federal pediu ao MPF do Maranhão que tomassem providências judiciais que obriguem os dois bancos a fornecerem os dados referentes a contas que movimentam recursos públicos, no interesse da fiscalização de crimes cometidos pelos gestores das verbas.
O BNB afirmou que fornece informações, dados e documentos sigilosos diretamente ao MPF e à PF apenas quando o instrumento contratual (convênio, por exemplo) apresente cláusula ou disposição autorizando expressamente tal compartilhamento. O Banco do Brasil também prevê o fornecimento direto apenas nessa hipótese, porém, em benefício somente do MPF, negando o acesso à PF.
A alegação do MPF é que há entrave de várias investigações da Polícia Federal, uma vez que 20% dos inquéritos policiais apuram a má utilização de verbas públicas. Segundo o texto da ação, para a conclusão desse tipo de investigação “é imprescindível a obtenção de dados bancários de contas públicas por onde transitou a verba advinda do Poder Público, tais como extratos, ordens bancárias, microfilmagens de cheques, etc.”. Também as investigações movidas pelo próprio MPF vêm sofrendo esse obstáculo em alguns casos. Leia a íntegra da matéria.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TRADIÇÃO? CULTURA? PATRIOTISMO?

BLOG LETRA DE PROFESSORA

Imaginemos um marciano que resolve descer por aqui para colher informações sobre como é o dia a dia dos terráqueos e cai em Tutoia... justamente às 9h32 na Av. Paulino Neves, no dia 07 de setembro!
Sem conhecer nossos hábitos, sem conviver com eles, não poderia construir nenhum juízo de valor sobre o que ele visse, nem elogiar, nem criticar. Só descreveria. Essa era sua missão.








Ao desembarcar, observaria de imediato o semblante das pessoas. Algumas bem satisfeitas, sorridentes, outras carrancudas, outras pareciam fingir contentamento. Algumas pessoas bem cobertas, cheias de adereços. Outras exibiam brilho, carregavam placas com inscrições e frases indicando que lideravam algo. A maioria das pessoas a pé, em grupos, seguia para um mesmo destino. Havia gente parada e suas vestimentas eram diferentes, não seguiam um padrão. O marciano olhava ainda, os mais pequenos terráqueos, uns bem coloridos, outros cobertos do que parecia uma roupa que os fizesse suar bastante. Os pequenos também seguiam em lotes, agrupados e guiados por alguém maior que eles.
Um barulho ensurdecedor. O serzinho visitante gostaria muito de perguntar sobre tudo aquilo, mas ninguém o ouviria. Ele notou haver em comum no som que ouvia e pequenos grupos repetiam a mesma batida, regularmente.
Andando um pouco, encontrou uma construção mais elevada, com “outro tipo de gente” em cima, mas nada comparado ao que presenciara antes. Alguém falava segurando um pequeno aparelho. Muitos olhavam, muitos conversavam embaixo. Voltou a observar os semblantes. As pessoas de lá eram mais sisudas e pareciam encenar simpatia, as de baixo também pareciam fingir contentamento. Aqueles grupos que seguiam em alas se aproximavam um a um do elevado, para exibir algo que o marciano não conseguiu entender.
Honestamente, o marciano não entendeu nada, e voltou com suas anotações e registros do que ele encontrou por aqui.
[Imagino agora as impressões do nosso vizinho.]
O que chamam de tradição tutoiense, ou mais precisamente de cultura, é a exibição do mais patético espírito de patriotismo.
A data de 07 de setembro marca a independência política do Brasil, em relação a Portugal. Mas os bastidores do acontecimento que mudou os rumos do País nada se parecem com o que tentam reproduzir. Basta ler as obras publicadas sobre o assunto.
Se a intenção é imitar as apresentações das Forças Armadas, cujo desfile é milimetricamente compassado, harmônico e afinado, o tiro saiu pela culatra. Se o objetivo é lembrar o “07 de setembro de 1822”, a água saiu pelo ladrão.
Nada há nesses desfiles do mínimo de disciplina e civilidade que caracterizem a marcha militar. O que se vê é marcha descivilizatória: lixo nas ruas; bagunças no trânsito, donos de casa impedidos de estacionar seus carros na suas garagens; crianças ardendo, suando, expostas durante horas ao sol; opulência de brilhos e adereços, contrastando com a visível carência financeira dos desfilantes. Nada havia de harmonia entre marcha e música. Nenhuma coerência entre o contexto histórico e sua encenação.

Muito brilho, cores, ostentação de isopores, fantasias, alas e mais alas, bandas e mais bandas de música. Ops! Estávamos em plena Sapucaí? Um carnaval de discursos desencontrados, cujas palavras eram um festival de puxassaquismos e hipocrisia.

[Se olharmos os bastidores da festa e de sua preparação... aulas suspensas nas escolas, sacrifício financeiro para comprar roupas e enfeites, bingos para arrecadar dinheiro, barulho muito barulho e pouca consistência. Após o festival de exibição, as escolas voltam à sua rotina sem ensinar a ler, sem ensinar a pensar e fingindo que tudo está bem. Basta ostentar um "projeto desenvolvido para tornar os alunos insaridos na sociedade", basta cortar alguns papéis, bater alguns tambores e tudo está bem, os alunos estão prontos para "exercer a cidadania. A escola tem de ensinar a ler, escrever, calcular e ter autonomia de pensamento, o resto é consequência! "]
Se era uma celebração à Pátria, se o objetivo era despertar o sentimento patriótico (como ouvi de uma professora), onde estavam o Hino à Independência bem ensaiado e os outros símbolos nacionais? Vi poucos, no máximo as bandeiras. Boa parte, senão a parte toda dos alunos que desfilava, mal sabia do seu papel ali. As apresentações (e os discursos das autoridades) pouco lembravam os feitos de D. Pedro I e de seu conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva. Muitos dos professores que se sentiam obrigados a participar daquilo, seja pela Secretaria de Educação, seja por uma autoexigência habitual mesmo, também pareciam pouco se importar com o sentido verdadeiro daquele momento.
Bem se é tradição... se é mesmo tradição da cidade, os valores que estão sendo repassados à nova geração, com este evento, estão cada vez mais abrangentes, mas ocos. Largos, porque a diversidade de temas exibidos pela “criatividade” das escolas é no mínimo exótica. Ocos pela futilidade do momento, pela falta de conteúdo ensinado na escola, pela fragilidade dos princípios morais praticados nestas mesmas escolas. (Não é preciso lembrar que muitas daquelas crianças mal entendem o que leem – se leem – quando leem.)
Sendo um momento considerado “cultural” pelos tutoienses, ainda assim é vazio. Cultural? Pode até ser se levarmos em conta a repetição que vira hábito, e que anualmente é exibido e apreciado pelo povo. Mas quanto à acepção de que cultura é a manifestação artística de um povo ou conjunto de saberes adquiridos por alguém, pouco há de cultural nesses desfiles por aqui.
A carência leva ao contentamento com pouco. A falta de boas referências toma qualquer falácia como modelo de comportamento.
No seu diário, o marciano deve ter anotado:
“Os terráqueos são sofridos e se contentam em exibir seus enfeites para uns poucos que se colocam acima deles, como forma de agradá-los. Os terráqueos não se locomovem com inteligência, suas vias são bloqueadas para passarem as alas barulhentas, há buracos e obstáculos naquilo que chamam de ruas. Vivem ainda na sujeira causada por eles próprios. Seus pequenos e velhos são submetidos ao sacrifício de arder ao calor escaldante nas ruas. Poucas autoridades presentes, aliás só aquele a quem chamam de Prefeito, sua esposa e alguns funcionários. E ainda era dia comemoração, conforme eu desconfiei.”

Mais um sete de setembro na história tutoiense.

INDEPENDÊNCIA? OU DEPENDÊNCIA?

POR NETO PIMENTEL



7 de setembro! dia da independência. 189 anos de liberdade, do Brasil livre de Portugal, mas será que o povo brasileiro tornou-se independente?
Falar do Brasil, precisaria detalhar fatos de todos os estados, por isso prefiro exemplificar a realidade do meu estado e da cidade que moro. Há poucos dias de completar mais um ano de vida, vejo meu estado, quase que do mesmo jeito de pouco mais de 20 anos atrás, lógico que algumas coisas melhoraram e se desenvolveram, e o povo maranhense será que se desenvolveu e tornou-se independente? e os tutoienses será que são livres ou dependentes?
SER INDEPENDENTE É SER LIVRE E NÃO ESTÁ SUJEITO A ALGUÉM, TER AUTONOMIA, SER O SENHOR DE SUAS PRÓPRIAS DECISÕES.
VEJAMOS, NO MARANHÃO UMA ÚNICA FAMÍLIA DOMINA A POLÍTICA HÁ MAIS DE 40 ANOS, ACREDITO QUE JÁ GANHARAM ATÉ OS TEMPOS DE VITORINO FREIRE, OU OS DOIS JUNTOS SEJAM RESULTADOS DO MESMO IDEAL. O QUE PODERIA SER MARAVILHOSO PARA O ESTADO, O QUE INFELIZMENTE NÃO É VERDADEIRO, POIS A DOMINAÇÃO SARNEY, NESSES TANTOS ANOS DE MANDATOS TIVERAM A CHANCE DE TRANSFORMAR O MARANHÃO NUM DOS ESTADOS MAIS DESENVOLVIDOS DA FEDERAÇÃO, E OLHA QUE POTENCIAL PARA ISSO NÃO FALTA. E A REALIDADE..., É COMPLETAMENTE DIFERENTE, COM ATRASO EM TODAS AS ÁREAS, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, ONDE CREIO QUE PARA ELES UM POVO SEM SABEDORIA É MAIS FÁCIL DE SER MANIPULADO PELA PODEROSO ARSENAL DE COMUNICAÇÃO INSERIDO NAS SUAS MÃOS ( RÁDIOS, JORNAIS E TELEVISÕES). E o que mais entristeci, é vê o povão na época de eleição falar erroneamente que só eles trabalham, que pena! coitado do Dr. Jackson Lago que conseguiu historicamente vencer a família mais poderosa do Brasil, e pouco conseguiu fazer, diante da esmagadora perseguição e poderio do rei José na mais alta corte nacional ( as torneiras dos projetos foram fechadas, e a cassação pelo o que considero menos relevante do que dá motor de ralar mandioca a eleitores, aconteceu). É, será que os maranhenses realmente são independentes?
Emfim chego em Tutóia, com seus 73 anos de emancipação, de liberdade política, mas de uma história muito parecida com a do estado do Maranhão, de coronéis, do assistencialismo, de oligarquias, e de um povo sofrido, evidente que algumas melhorias aconteceram, o que deve ser levado em conta é o seu tempo. Atualmente os recursos são maiores, o crescimento da cidade é notável, em 2001 éramos 37 mil, hoje,segundo o censo de 2010, já somos mais de 52.700 habitantes, e a cidade ainda não viu de fato a modernização e nem o desenvolvimento propriamente dito chegar, e olha que potencial para isso não falta, tem um turismo abundante, um litoral rico em frutos do mar, uma agricultura forte com espaço e terra, no contraste a tudo isso, uma educação para ensinar a sermos empregados e não patrões, o que é engraçado que aqui já teve uma escola técnica,e ficou no latinha ( poesia de seu Cazuza), agora no local, um centro universitário, boa iniciativa, só que de fato, é necessário muito mais, é necessário libertar o povo do comodismo impregnado no rol do estado e infiltrado aqui de maneira cruel. A vizinha São Bernardo conseguiu um campus da UFMA belíssimo, e Araioses recentemente um polo do IFMA. E Tutóia segunda maior cidade do Baixo Parnaíba e um dos mais requisitados pontos turísticos do Maranhão, absolutamente nada nesse sentido. Relato tudo isso, pelo fato de concordar com educação libertadora de Paulo freire que diz, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.", pois não tenho dúvida que a educação pode tornar o homem independente de um sistema político perverso e manipulador. Finalizo com a frase de quem conseguiu levar esperança para seu povo, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." ( Nelson Mandela)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ATENÇÃO TUTÓIA! APESAR DA CÂMARA MUNICIPAL TER ABORTADO A CPI DO FUNDEB, E FECHADO OS OLHOS PARA OS DESMANDOS E DESVIOS DO PREFEITO DIRINGA BAQUIL E DA SUA ESPOSA E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL VAI APURAR AS POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NO FUNDEB DE TUTÓIA. AGORA É FATO DEFINIDO E DOCUMENTADO. A MARCA DO ERRO VAI SER INVESTIGADA! EU AVISEI, PREFEITO! AGORA VÊ SE AGUENTA!

PORTARIA DE IC Nº 040/2011


(30/08/2011)Inquérito civil para apurar movimentação bancária referente à conta do FUNDEB no município de Tutóia

PORTARIA Nº 040/2011, DE 17 DE AGOSTO DE 2011.


O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador da República signatário, no uso das atribuições constitucionais conferidas pelo art. 129 da Constituição Federal, e considerando:

a) o rol de atribuições elencadas nos arts. 127 e 129 da Constituição Federal

b) a competência elencada no art. 6º da Lei Complementar n.º 75/93;

c) a incumbência prevista no art. 7º, inciso I, da mesma Lei Complementar;

d) o disposto na Resolução nº 23, de 17 de setembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público;

e) o disposto no art. 4º, § 4º, da Resolução nº 87 do CSMPF, com redação dada pela Resolução CSMPF nº 106/2010;

f) o trâmite de procedimento administrativo com os seguintes dados:



“Procedimento Administrativo nº: 1.19.000.000007/2011-65”

Interessado: CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA (MA)

Envolvido: a apurar

Objeto: Trata-se de procedimento administrativo (1.01.004.00093/2010-20) proveniente da PRR da 1ª Região, por meio do qual encaminha sentença proferida pelo MM. Juiz de Direito da Comarca de Tutóia em ação movida pela Câmara de Vereadores do referido município em face do Banco do Brasil, em que foi determinado o fornecimento ao MPF, de extrato e outros documentos bancários referentes à conta do FUNDEB daquela localidade, no período de 2009.
determina a conversão dos presentes autos em Inquérito Civil Público, para a continuidade da apuração do(s) fato(s) investigados neste feito, devendo serem realizadas as seguintes diligências, voltando os autos imediatamente conclusos após seu cumprimento: ofício ao TCE/MA para que preste informações atualizadas acerca da conclusão da análise da prestação de contas anual da Prefeitura Municipal de Tutóia/MA, exercício de 2009, encaminhando cópia do respectivo Relatório de Informação Técnica e documentos comprobatórios (notas fiscais, notas de empenho, recibos, etc.) das irregularidades não sanadas, envolvendo somente recursos do FUNDEB; b) altere-se o objeto deste apuratório para: “Trata-se de procedimento administrativo (1.01.004.00093/2010-20) proveniente da PRR da 1ª Região, instaurado a partir de sentença proferida pelo Juízo de Direito da Comarca de Tutóia/MA em ação movida pela Câmara de Vereadores do referido município em face do Banco do Brasil, dando conta de possível malversação de recursos do FUNDEB daquela localidade, no ano de 2009”.


Desde já determino a reiteração do(s) ofício(s), em caso de demora ou não atendimento à requisição/solicitação.
Publique-se esta Portaria no mural de avisos desta Procuradoria da República, nos termos do que prevê o art. 7, § 2º, IV, da Resolução CNMP nº 23/2007.


Comunique-se à Egrégia 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal a respeito do presente ato, para conhecimento e publicação, nos termos dos art. 4º, VI, e 7º, § 2º, I e II, da Resolução CNMP nº 23/2007.


Por fim, sejam realizados os registros de estilo junto ao sistema de cadastramento informático.



Cumpra-se.



São Luís/MA, 17 de agosto de 2011.


JOSÉ MILTON NOGUEIRA JÚNIOR

Procurador da República

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TUTOIAQUIL


POR MARIA CRUZ MARIA


Ja que vc conheceu SARNEYLANDIA e quer conhecer outros municípios, que tal irmos para TUTÓIAQUIL? que fica a 460KM km da Sarneylandia,adminitrada pelo Prefeito Raimundo Abraão Baquil,e comandado pelo seu Irmão Jamesmundo Baquil (O CARA)
Com uma visita vapt vupt (relâmpago) a Imperatriz do Maranhão Rosengana de Bragança e Sarney, deu ar de sua graça na Grande Tutoiaquil..Não entendi bem o motivo da grande viagem......Ingenuamente pensei que a mesma fosse observar os mandos e desmandos do seu representante e mais novo filhotinho famigerado Diringuinha Baquil.que com menos de uma aninho e meio no poder fez o que os Sarneyzinhos juntos fazem durante um ano...
Esperamos que eles não fiquem 104anos no poder como a família Sarney....
VENHA COMIGO PARA UM TUR NA MAIS NOVA CIDADE DOS SARNEYLANDIA. TUTOIAQUIL
Depois de dirigir quase 6hrs (470km aprox) com uma temperatura interior de 48° passeando pelas nossas maravilhosas estradas desertas e as vezes bem esburacadas, antes de chegar em Tutóiaquil abasteça seu carro no posto do jamesmundo Baquil (O CARA),irmão do prefeito que foi adquirido na gestão dele, com o dinheiro publico, aproveite e passe no lava jato que fica de frente do posto que pertence a esse tal Jamesmundo Baquil ,adquirido de forma ilícita
Se por acaso você se sentir mal e precisar de atendimento, procure nosso Hospital Lucas Veras, que na folha de pagamento existe 16 médicos (invisíveis) a nossa disposição, se não encontrar nenhum desses 16..sem problemas, procure pelo nosso Secretario de Saúde ALexandre Baquil ou sua adjunta Diretora e irmã Karine Baquil ambos sobrinho do prefeito, se for atendimento para criança, procure o pediatra cunhado do nosso Secretario, se precisar comprar remédio porque na Farmácia Básica do Hospital não tem??.. vc tem duas opções, farmácia de Karine Baquil (Adjunta e Diretora), ou do Alexandre Baquil (Secretario de saúde, lá com certeza você vai encontrar todos os remédios em falta no Hospital.
Depois de passear pelas nossas ruas de Bloquete (conhecida de sonrrisal ) que o Prefeito diz ajudou e pagou com SEUS RECURSOS PROPRIOS, mas que todos nós sabemos que foi com a verba do Governo Federal, o seu carro quebrar e precisar de peça vá até a Praça dos Teremenbés e procure umas das lojas de Ferramentas também do Jamesmundo Baquil, e do seu filho, sobrinho do prefeito, e, Presidente da Câmera dos Vereadores Jamilson Baquil. se vc quiser alongar seu passeio va até a praia da barra e aprecie nossa linda natureza na volta não esqueça de apreciar uma linda mansão que foi construída com o dinheiro publico que pertence ao nosso Secretario de saúde Alexandre Baquil..quer saber sobre a nossa Educação procure esposa do prefeito, Daisy Baquil nossa Secretaria de Educação que o povo fala ser dona de(algumas) cabeças de gado adquirida com o dinheiro da Educação.
Temos como Secretaria de Finanças Jamilza Baquil...(pessoa de confiança do CARA) sobrinha do Prefeito que tem como adjunto Giovane,(esposo) ex motorista de um ex deputado
Quer ficar mais uns dias para acabar de apreciar os desmando do nosso Prefeito? Você pode pedir a ele, já que o mesmo durante este período de gestão já obteve mais de 10 casas.( com o dindin do povo é claro!!!)
Você tem algumas opções, diferentes entre elas Parnaíba-Piauí. pegue um ônibus da companhia COIMBRA, que pertence ao Jamesmundo Baquil, adquirido com o dinheiro publico e vá até Parnaíba onde esta a empresa aproveite vá até a Rua Inhanquera e conheça uma linda construção em andamento que pertence ao Vereador e Presidente da Câmera de Vereadores Jamilsom Baquil..não esta satisfeita com tantos desfeitos, quer reclamar ??? eu sinceramente não sei se vai adiantar, ja que em TUTOIAQUIL a lei é particular.
Existe também a possibilidade, de poder fazer um tur, não de motos taxi do proprietarioToni filho do prfeito , porque a frota esta pequena, mas esta disponível, 9 hillux, 03 unos, fora caminhões sem contar o resto.....

Todo material de construção que é ou foi utilizado, seja para os calçamentos de bloquetes refornas de escolas, reformas de praças,iluminação etc. etc ..são comprado no comercio do Jamesmundo Baquil...Do Hospital as compras são feitas no Comercio da Delza Baquil...Isso sem falar nos carros de uso proprios que estão alugados para as Secretaria de Educação, transporte Escolar, Guarda Municipal,Limpeza etc etc etc...

Visite Tutóiaquil antes que acabe!

BRASILEIROS ORGANIZAM NAS REDES SOCIAIS 'O DIA DA INDIGNAÇÃO"



Na internet, cidadãos se articulam para reagir, no Sete de Setembro, contra o mar de corrupção que inunda o país
POR OSWALDO VIVIANI
No último dia 7 de julho, o correspondente no Brasil do jornal espanhol El País indagou, num artigo brilhante: “Por qué Brasil no tiene indignados?” (veja na íntegra nesta página). Arias não entendia a razão de os brasileiros – diante de um mar de corrupção, principalmente na esfera política – não ocuparem as ruas e praças do país para protestar contra os desmandos. “O país está calado diante da corrupção. Os únicos capazes de levar para a rua até 2 milhões de pessoas são os homossexuais, os seguidores das igrejas evangélicas e os que pedem a liberação da maconha”, escreveu o jornalista espanhol.
No próximo dia 7 – exatamente dois meses após a publicação do artigo do perplexo Juan Arias –, os brasileiros devem mostrar que não estão tão apáticos assim em relação aos escândalos de corrupção em série no país, que envolvem políticos, em especial, mas também atingem empresários e banqueiros.
Pelo que se vislumbra nos protestos marcados nas redes sociais da internet – adotadas definitivamente pelos “conspiradores” do século 21 –, o Dia da Independência vai virar “Dia da Indignação”.
Centenas de manifestações no Sete de Setembro estão sendo articuladas no Facebook, a rede preferida dos “revoltosos”. Somados, os internautas que traduzem sua indignação no Facebook passam de 100 mil, sinalizando que muitos dos que antes apenas se expressavam irritados, nas áreas nos sites destinadas aos comentários das notícias sobre corrupção, agora mostram disposição em partir para ações mais efetivas de combate aos corruptos.
Veja o calendário dos protestos marcados em todos os 26 estados, mais o Distrito Federal, em: http://brasilmaisetico.wordpress.com/calendario-geral-de-manifestacoes/
No Maranhão, as manifestações estão sendo articuladas em:
NASRUAS.MA (Twittter); https://www.facebook.com/groups/nasruas.ma (Facebook); e http://www.whatis-theplan.org/t3537-rmaranhao-ma (Forum).
Principais protestos – A voz rouca dos indignados organizados na internet será ouvida, por exemplo, na “Marcha Contra a Corrupção em Brasília”, que já tem quase 15 mil adesões no Facebook.
“A absolvição da deputada Jaqueline Roriz [PMN-DF, flagrada num vídeo, em 2006, recebendo R$ 50 mil do “mensalão” do DEM para o caixa 2 de sua campanha eleitoral], fez o nosso movimento explodir. Sabemos que nem todos os que confirmaram presença vão poder ir, mas esperamos reunir pelo menos 10 mil pessoas no protesto”, disse o empresário Walter Magalhães, de 28 anos, que com mais duas amigas organiza a marcha em Brasília – que pretende ser pacífica e apartidária.
Os participantes da marcha devem se reunir às 9h do dia 7 de setembro no Museu Nacional. A ideia, segundo os organizadores, é seguir em passeata até o mais próximo possível do palanque onde ficarão os políticos que vão assistir à parada militar.
Já o movimento “O Brasil de Luto – Reação contra a Corrupção” –, que contava até ontem (3) com mais de 20 mil adesões de vários estados do país, pede que toda a população se vista de preto ou com nariz de palhaço no Sete de Setembro para mostrar sua indignação contra os corruptos e a impunidade no país.
“Todo escândalo mexe com a nossa vontade de reagir. Nosso movimento cresce no ‘boca a boca’. Mais de 80 mil pessoas receberam convites do protesto pelo Facebook”, informou a empresária Ilze Papazian, de 44 anos, organizadora do protesto.
Outra “conspiração” em andamento no Facebook é o movimento “Todos Juntos contra a Corrupção”, que já conseguiu mais de 20 mil confirmações de presença para o ato de protesto no dia 20 de setembro, na emblemática Cinelândia, no Rio de Janeiro.
São Paulo também dirá não à corrupção, com nada menos do que quatro atos de protesto no vão do Museu de Arte (Masp), na Avenida Paulista. Num deles, desfilará a escola de samba “Unidos Contra a Corrupção”. Prevê-se o comparecimento de 18 mil pessoas nas manifestações paulistanas.

sábado, 3 de setembro de 2011

TUTOIÊS

DO BLOG LETRA DE PROFESSORA



Resumo da Entrevista no Programa RADIO POVO na DUNAS MAR FM
O programa iniciou com as boas-vindas do FLÁVIO MEREQUETA aos convidados: os alunos Francisco Vítor, Elaine e André, do 1º ano A vespertino, do CE Casimiro de Abreu, e eu, Prof. Gabrielle Ramos.


Em seguida, foi explicado sobre o termo TUTOIÊS e de onde surgiu a ideia da pesquisa.




Capa do livrinho



"1. O que é o Tutoiês?
Faz parte de uma pesquisa sobre a linguagem falada pelos tutoienses no dia a dia. O Tutoiês se refere ao modo de falar tutoiense que chega a ter expressões marcantes.
2. Por que tem esse nome?
Como se trata de variações na nossa língua portuguesa, a palavra TUTOIÊS, é uma aglutinação da palavra TUTOIA + o sufixo ÊS (de Português), como acontece em cearês, amazonês etc. que se referem aos falares típicos dessas regiões brasileiras.
3. Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu em algumas aulas de Língua Portuguesa cujo conteúdo envolvia conceitos de Linguagem, Comunicação, Norma Culta e Coloquial, e Variações Línguísticas, como parte do currículo do 1º ano Médio. Percebendo a variedade de termos e palavras até mesmo entre os alunos, decidi propor a eles o desafio de listar as expressões faladas em Tutoia, inclusive porque um dos textos que lemos em sala tratava do falar ludovisense e os alunos gostaram muito. Esse texto faz parte de um estudo sobre o falar maranhense desenvolvido pela UFMA, chamado Alima."
Continuando, explicou-se como foi feita a pesquisa:
"4. Como foram feitas as pesquisas?
Depois de explicar o objetivo dessa pesquisa, pedi aos alunos que ouvissem e anotassem certos termos em casa, entre amigos, na praça etc. no dia a dia sem se preocupar em corrigir. Dei um prazo e no dia combinado, organizei as turmas em grupos, para seleção e análise das expressões. Após alguns dias fazendo esse trabalho, organizamos em ordem alfabética, escrevendo o significado de cada termo e de cada palavra listados."
Flávio Merequeta pergunta sobre os objetivos do TUTOIÊS:
5. Qual o objetivo desse trabalho?
O primeiro deles é registrar a identidade lingüística ao tutoiense. Outro objetivo é mostrar aos alunos, que são tutoienses da sede e de outras localidades de Tutoia, que a língua é um sistema dinâmico, ou seja, ela se modifica conforme variantes de gênero, de idade, de classe social, de região. E o principal objetivo é desmistificar a ideia de que só o padrão da gramática é que deve ser usado e tido como certo. Os alunos precisam conhecer a fundo a sua língua, e não se sentirem diminuídos, pois não existe falares melhores que outros, não existe língua melhor que outra. Existem maneiras diferentes de falar, de usar a Língua Portuguesa, uma prova disso são os sotaques e as variações de sentido das palavras conforme a região em que são faladas. Por exemplo, o cajá falado aqui, é conhecido no NORTE, como taperebá. Além disso, registrar num minidicionário.
6. É certo falar TUTOIÊS? Ou seja, não é feio falar “nóis rai pra rua!”?
Não se pode dizer se é certo ou errado. Quando uma pessoa nasce e cresce em uma família, em uma comunidade onde todos falam “nóis droba”, para esse indivíduo o padrão é esse, portanto ele só conhece essa forma, que para ele é a “certa”. Ao invés de falarmos em “certo e errado”, a lingüística (que é a ciência da linguagem e no nosso caso, a sociolingüística) prefere falar em “adequado e inadequado”. Antes que os puristas da gramática me trucidem, adianto que é na escola que o cidadão terá acesso à norma padrão culta, e é responsabilidade da escola ensiná-la. Mas também é na escola que se devem aprender as situações adequadas de uso dessa norma padrão culta, que tal qual a norma coloquial (aquela usada no dia a dia), também exige situações específicas de uso, como em situações formais de fala mais monitorada.




Foi explicada ainda a importância da Gramática...
"7. Qual a importância de se estudar a Gramática e aprender a norma culta?
A gramática estabelece um padrão de fala e escrita, ditando as regras para que em situações formais, essas regras não sejam desrespeitadas, para o uso eficiente da Língua. Mas a gramática é como se fosse um sapatinho de cristal, ela só cabe a algumas situações e à escola além de ensinar com eficiência as regras gramaticais deve esclarecer suas situações de uso. Não se pode tomar como certo, somente o modelo gramatical. Pois tudo o que foi registrado no Tutoiês existe, e existe porque é falado pelo povo, que consegue assim se comunicar. "
FLÁVIO MEREQUETA pergunta sobre aprendizado dos alunos...





Os alunos Francisco Vítor (de amarelo), Elaine e André, com Flávio Merequeta

"8. O que os alunos aprenderam com esse trabalho?
Aprenderam que não é vergonhoso, nem feio falar TUTOIÊS, ou seja, se em casa a mãe diz: "-- Mininas, rá drobaro a roupa?" E a filhas respondem: " -- Rá drobemo, mãe!", isso não pode ser taxado de feio. "
Sobre a I FEIRA DE LÍNGUA E LITERATURA...
9. Quando será a FEIRA?
Dia 30/08/2011 das 16h até as 21h. A Feira é o resultado dos trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre pelas professoras de Língua Portuguesa do "Casimiro de Abreu", professoras Lourdes Ramos, Gracinha Meneses, Valéria e eu, em Literatura e Linguagem. Além disso, faz parte do calendário de atividades extra-classe promovido pela escola.
10. Haverá outra edição do minidicionário?
"Sim, está sendo escrito um livro mais detalhado, com análises sobre os falares tutoienses e com a revisão da 1ª edição, acrescendo mais palavras e termos."
A entrevista foi concluída com os agradecimentos e a leitura do "TUTOIÊS em versos", já publicado neste blog.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

REFLEXÕES IMPORTANTES PARA TUTÓIA


BLOG DO CHICO CANAVIEIRA



PARA REFLEXÃO, NESTE MOMENTO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DAS BASES POLITICAS PARA SE ELEGER OS NOVOS GOVERNOS MUNICIPAIS E DAS CAMARAS DE VEREADORES SOBRE COMO DEVERIA AGIR A SOCIEADE AO SABER QUE DETERMINADOS CIDADÃOS, OU LIDERANÇAS POLITICAS, COMUNITÁRIAS, RELIGIOSAS (PESSOAS ATÉ MESMO INSUSPEITAS), FORMADORES DE OPINIÃO, OFERECEM APOIO OU CONSIDERAM A POSSIBILIDADE DE SE ALIAR, APOIAR, VOTANDO, ASSEGURANDO A CONTINUIDADE DE UM GOVERNO COM OS VALORES SOCIAIS, POLITICOS, ADMINISTRATIVOS E DE GESTÃO COMO UM GOVERNO DOS BAQUIL?

NÃO EXISTIRIA UM LIMITE PARA AS ALIANÇAS POLITICAS? PODE SER COM QUALQUER UM, MESMO NOTORIAMENTE COM VALORES ULTRA NEGATIVOS E QUE SEGUEM SUA TRAJETÓRIA NA VIDA PÚBLICA SEM DEMONSTRAR POSSIBILIDADES DE NOVOS RUMOS COMO É O CASO DO GRUPO BAQUIL?

AQUI NÃO SE QUESTIONA PESSOAS OU LIDERES QUE APOIARAM O PROJETO POLITICO DO GRUPO BAQUIL. AO CONTRÁRIO, A ESSAS PESSOAS QUE TEM A CORAGEM DE DAR A VOLTA POR CIMA E NÃO PERSISTIR NO ERRO, DEVEMOS DAR UM VOTO DE CONFIANÇA, POIS OS HOMENS E MULHERES TEM ESSA CAPACIDADE: O DE RECICLAR CRENÇAS E VALORES E CONSTRUIR.

O QUE DEVERIA SER DISCUTIDO É SE GESTORES RUINS DEVEM TER A MESMA OPORTUNIDADE QUANTO A SEREM OUVIDOS OU CONSIDERADOS NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALIANÇA OU PERSPECTIVA DE APOIO POR CIDADÃOS OU LIDERES CONSIDERADOS PELA POPULAÇÃO INSUSPEITOS (NA SUA VIDA PROFISSIONAL OU COMO AGENTES SOCIAIS).

ESSA “DEMOCRACIA”, DE QUE TODOS PODEM SER OUVIDOS E MERECER OPORTUNIDADE APRESENTAR OS SEUS PROJETOS POLITICOS NÃO LEGITIMA A CORRUPÇÃO E RETIRA DAS PESSOAS, LIDERES E OU GRUPOS A MOTIVAÇÃO DE LUTAR PELO RESGATE DA MORALIDADE PÚBLICA?

SE VEJO O PRESIDENTE DO MEU PARTIDO, O MEU PASTOR, SE O MEU PAI, O MEU IRMÃO, A MINHA MÃE, O MEU AMIGO, O MEU VIZINHO, LEGITIMANDO OS PIORES NESTE PROESSO ( DE ALIANÇAS POLITICAS), CONSIDERANDO QUE SOMOS NÓS, CIDADÃOS, O JUIZ DESTA CAUSA, COMO DEVERIAMOS
NOS POSICIONAR EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR TAL LIMITE (EM SITUAÇÕES NOTÓRIAS COMO A DO GRUPO BAQUIL)?

SE A SOCIEDADE EXCLUI DO DEBATE AS DECISÕES POLITICAS TOMADAS POR CIDADÃOS OU LIDERES QUE NÃO SÃO PERCEBIDOS COMO “POLITICOS”, TAL COMPORTAMENTO NÃO TRAZ PREJUIZOS GRAVISSIMOS PARA A LUTA PELA MORARILIDADE, PUBLICIDADE, TRANSPARENCIA, SERIEDADE, HONESTIDADE PARA COM ACOISA PÚBLICA?

QUEM NÃO É CONSIDERADO “POLITICO” PELA SOCIEDADE PODE ULTRAPASSAR AS BARREIRAS DA IMORALIDADE DANDO FORÇAS PARA OS PIORES DA VIDA PÚBLICA, NO CASO OS BAQUIL?

TUTÓIA! UMA CIDADE SEM AGUA! DIFÍCIL COMPREENDER! TEMOS O MAR, TEMOS MUITOS RIOS, MAS NÃO TEMOS AGUA TRATADA PARA O CONSUMO HUMANO! A VERDADE É QUE NÃO TEMOS GOVERNO!



Do blog do Elivaldo Ramos





Há algum tempo a população tutoiense vem sofrendo a falta de água para suprir uma necessidade básica: beber.



A falta de água em Tutóia já foi noticiada e reclamada por muitos. Nenhuma medida foi tomada.


Não se pode dizer que o problema se deve a falta de recursos, pois o governo disponibilizou 5 milhões para o abastecimento em Tutóia. Desses 5, pelo menos já foram aplicados e como resultado nenhuma caixa ou outra parte da obra concluída, de fato, apenas, 1 caixa em fase de conclusão. E outra por concluir e a estação onde deve ser coletada e tratada, ainda faltando muito pra sua conclusão.


Há anos a CAEMA, deixou de cobrar e também de disponibilizar água tratada em Tutóia. De lá pra cá, já são 3 governos, e aproximadamente, 11 anos, sem água.


A população de nossa cidade abastece-se de poços feitos nos quintais de casa, onde a água que sai não é qualidade, pois visualmente se percebe uma coloração amarelada e de gosto ruim. O que leva a quase todas as residências, em Tutóia, que possui poço utilizar apenas pra lavar e tomar banho.


A água de beber é coletada em natura de poços do Bairro Comum sem nenhuma espécie de tratamento, a 4 km da sede e vendidos a 2 reais em garrafões de porta em porta por muitas pessoas como mostram as imagens de motos e caminhonetes que fazem, em média, quatro viagens diárias distribuindo 100 garrafões todo dia cada um dos transportes que realizam o serviço.


Não deixa de ser um ganho extra para essas pessoas, mas também um absurdo pro município.


Na comunidade Comum, eram dois poços que abasteciam de maneira precária a comunidade, pois a água que chega às torneiras das residências não atende as necessidades de todos. Digo e afirmo pois sou morador da comunidade.


Eram dois, porque anteontem (29) um desses poços parou de funcionar. A estrutura que sustentava a caixa cedeu e desabou e por pouco não causou uma tragédia matando uma das crianças que reside próximo do poço ali no Bairro União, a aproximadamente 1 km do centro do Comum.


E por que a caixa caiu? Talvez porque a obra seja de má qualidade. Ou porque a estrutura feita sustentava uma caixa de 10000 litros e recentemente tinha sido substituída por uma de 15000. O que custava reforçar a estrutura, não é mesmo?



E tem mais um problema a empresa que construiu esse poço há mais ou menos 5 anos é a mesma que acabou de construir uma no Povoado lagoa Grande, onde houve comemoração no sábado passado na inauguração com presença de personalidades do executivo e legislativo municipal.



Senhores de Lagoa Grande e de qualquer outro povoado. Cuidado!!!!!!!



As caixas estão caindo!!!!!!!!!











FEIRA DE LITERATURA E LINGUA PORTUGUESA LANÇA O MINI DICIONÁRIO TUTOIÊS

Blog do Elivaldo Ramos

FEIRA DE LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA LANÇA O MINI DICIONÁRIO TUTOIÊS
Nesta última terça feira a Escola Estadual Casemiro de Abreu promoveu uma feira de Literatura e Língua Portuguesa organizada pelas professoras Lourdes, Valéria, Gracinha e Gabrielle Ramos.


Como se pode observar nas fotos várias obras e períodos literários brasileiros foram trabalhados com os alunos do Ensino Médio da escola e exposta nessa feira.


Segundo a professora Gabrielle o evento, que contou com uma significante visitação, foi custeado e montado pelos próprios alunos com coordenação das professoras citadas. E o projeto faz parte da grade escolar e objetiva o incentivo da leitura.



Professora Gabrielle Ramos Autora do Tutoiês
Já a exposição e lançamento do Mini Dicionário “O Tutoiês” surgiu da observação de expressões utilizadas pelos próprios alunos em sala como, por exemplo, “cheguei ‘indagorinha’ da casa da tia”. A expressão “indagorinha” significa agora pouco, ou, faz pouco tempo, mas comumente utilizada em Tutóia.



































A professora Gabrielle acrescentou ainda, em um bate papo com esse blog, que o livreto lançado a estimulou a escrever um livro com o mesmo título, mas com artigos explicando sobre essa variação linguística de Tutóia que tem fundamento em um projeto de um professor da UFMA, que trata dessa variação no Maranhão.