terça-feira, 29 de março de 2011

TUTÓIA ANIVERSARIA HOJE. PARABENS AO SEU POVO QUERIDO, ALTIVO E AMIGO, MERECEDOR DE TODAS AS CONQUISTAS APÓS A SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!!!

EDITORIAL DO BLOG


Gostaria de estar comemorando o aniversário de emancipação política do município de Tutóia, e elencando muitos avanços e conquistas. Infelizmente não são muitos. E aqueles que já passaram pela administração pública tutoiense, poderiam estar comemorando "grandes feitos". Não o fazem porque não os teem. Em quase setenta e cinco anos, passaram os interventores, os prefeitos, os deputados, os governadores e senadores, alem de Presidentes da República; e o saldo a favor da população tutoiense é muito pequeno face a grandiosidade no tocante às necessidades básicas e estruturais, vetores fundamentais para o desenvolvimento do munícipio. Poucos foram abnegados, pouqúíssimos despreendidos e voltados para o bem estar da população. Por isto o saldo é bem pequeno. Poderia ser grande, porque já estamos a caminho do primeiro centenário. Mas os governantes até aqui, na sua grandiosa maioria, pensaram mais neles mesmos e em poucos apaniguados, do que no povo. Sempre tivemos um projeto para Tutóia, que transformou-se em sonho. O nosso sonho, que não é utopia, jamais esteve próximo de ser realizado. Aqueles que ajudamos a nos representar,cada vez mais nos decepcionam, e nunca cumprem os compromissos da praça pública, realizando prioritariamente o que o povo mais precisa, ou seja, cuidando bem da EDUCAÇÃO, da SAUDE, da INFRAESTRUTURA e da AÇÃO SOCIAL, que garanta qualidade de vida ao mais pobre e impulsione o crescimento sustentável da população.

Mas, mesmo assim, hoje é dia de comemoração. Afinal, o dia do nascimento de todos nós, é sempre o momento de renovarmos o nosso espírito para tudo que há de melhor, e sonharmos mais uma vez que é possível alcançar novas conquistas, vislumbrar novos horizontes, e lutar de forma engajada pelo sucesso dos nossos projetos de felicidades. E é tudo isto que precisamos fazer. Aproveitar a data para renovarmos em cada um de nós as forças interiores positivas, e buscarmos com determinação o melhor para a vida da nossa população. Creio firmemente no povo. Vivemos na DEMOCRACIA, e ela nos permite a MUDANÇA E A ALTERNANCIA DO PODER. Principalmente quando o poder não está a serviço do POVO, mas apenas de uma pequena casta famigliar, que OLIGARQUICAMENTE domina e desvia para sí e para os seus, todos os benefícios destinados à população. Prescisamos e vamos avançar sempre na direção de um grande futuro para o nosso município. Esta tem que ser a nossa meta de sempre, renovada sempre a cada aniversário, principalmente quando se faz as mesmas constatações que hoje estamos fazendo. AVANTE TUTÓIA!!!

PARABENS TUTÓIA!!! PARABENS AO SEU POVO!!! QUE O ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, SEJA O RENASCIMENTO DENTRO DE TODOS NÓS, DAS ESPERANÇAS, DAS VONTADES, DAS DETERMINAÇÕES E DAS LUTAS PARA CONQUISTAS NOVAS E DIAS MELHORES PARA O NOSSO POVO!!!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

CORREGEDORIA DE JUSTIÇA VAI APURAR DENUNCIAS CONTRA JUIZ DE TUTOIA

DO BLOG DO LUIS CARDOSO



O corregedor de Justiça, desembargador Guerreira Jr., mandou abrir inquérito para apurar denúncias do vice-prefeito de Tutóia, de que o juiz Márcio José do Carmo Matos Costa teria recebido R$ 50 mil do prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil.

A denúncia foi feita à uma emissora de TV daquela cidade e reproduzida aqui, no blog.

Guerreiro Jr. ouviu o áudio e determinou as providências. Deverão ser ouvidos o vice-prefeito, o prefeito, e o juiz.

Siga o Blog do Luis Cardoso no Twitter.

FAMÍLIA DE PREFEITO DE TUTÓIA QUE ACUSA JUIZ DE LEVAR DINHEIRO, VIVE ÀS CUSTAS DA "VIUVA"

DO BLOG DO LUIS CARDOSO


Por Luís Cardoso 18-03-2011 às 16:08 Política 1 comentário 1retweetO prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato Abraão Baquil (PSDB) usa a administração municipal para empregar a família.

Boa parte dos sobrinhos ocupa os cargos principais, além do irmão James Baquil ser proprietário de farmácia, material de construção, posto de gasoslina, empresa de ônibus e outras atividades.

Os comerciantes de Tutóia reclamam que todas as compras do município são feitas nas empresas do irmão. Veja o quadro abaixo dos parentes:

Cargo Titular Parentesco com o Prefeito
Secretária de Educação Dayse Baquil Esposa
Secretário de Saúde Alexandre Baquil* Sobrinho
Secretária de Finanças Jamilssa Baquil* Sobrinha
Diretora Geral do Hospital Lucas Veras Karine Baquil* Sobrinha
Presidente da Câmara Jamilson Baquil* Sobrinho



Em entrevista a rádio da cidade, o vice-prefeito de Tutóia, Floriano Alves da Silva, disse que Baquil teria lhe dito que deu dinheiro para o juiz Márcio José do Carmo Matos Costa. Ouça o áudio:


Siga o Blog do Luis Cardoso no Twitter.

quinta-feira, 17 de março de 2011

JUÍZ MÁRCIO JOSÉ DO CARMO VAI AO RÁDIO, E DIZ QUE NUNCA RECEBEU DINHEIRO DO PREFEITO DIRINGA, DE TUTÓIA.

VICE PREFEITO DE TUTÓIA REAFIRMA DENUNCIA FEITA NA RÁDIO COMUNITÁRIA

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em face NOTA DE ESCLARECIMENTO divulgada pelo JUÍZ MÁRCIO JOSÉ DO CARMO MATOS COSTA, titular da Comarca de Tutóia e da 40a. Zona Eleitoral, onde cita erroneamente e nominalmente a minha pessoa como autor de acusação contra a pessoa daquele magistrado, em programa de rádio, no dia 11/03/2011, sinto-me no dever de esclarecer ao povo de Tutóia a verdade sobre o que foi dito naquela emissora comunitária, para que o grande equívoco repassado ao meritíssimo juiz fique publicamente dissipado, e que não paire nenhuma dúvida, venho informar o que se segue.

1. Afirmei e afirmo ter ouvido do atual prefeito municipal, sem qualquer cuidado por parte do mesmo e na presença de mais de uma pessoa a afirmativa de que não teria problema com o processo sobre compra de votos, dai ele falou "caboco veio não te preocupa o juiz já esta do meu lado, ele tem um grande relacionamento com o James " e que já tinha determinado que seu irmão James Baquil entregasse "R$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS), ao Juiz”. As palavras foram ditas pelo Prefeito e não por mim. Não é compreensível que alguém distorça o que falei, para incriminar-me. Não devo, não temo, se alguém tem que explicar o que falou o que fez e o que faz, este é o Prefeito Municipal de Tutóia, RAIMUNDO NONATO ABRÃAO BAQUIL, vulgo "DIRINGA".

2. Fui eleito Vice-Prefeito na mesma chapa do atual Prefeito, mas jamais usei a prática delituosa da compra de votos. Sou homem simples e sério, representante da categoria dos lavradores como Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tutóia. Assumi juntamente com o grupo político a que pertenço compromissos de mudança na administração e na política ao celebrarmos uma aliança política, Diringa que foi o eleito, comprometeu-se a ser correto, responsável, mudando a prática combatida por todos nós, e fazer um governo para o povo. Este fez pior que todos os oligarcas, criou uma dinastia, colocando toda a sua família na prefeitura, que virou um balcão dos negócios da sua família Baquil, com todos os desmandos e desgovernos possíveis e imagináveis. Esta é a razão do nosso rompimento político. Não quero e não sou responsável pelos erros cometidos pelo governo familiar do Diringa Baquil. Também não sou responsável pelo senso insensato de IMPUNIDADE de todos eles. Lutamos muito para que fosse diferente. Eles não acreditam na JUSTIÇA, mas se julgam acima dela. E acreditam nas loucuras de que nada vai acontecer com eles em face de todos os desmandos. São eles que falam mal, que difamam, e dizem que podem tudo e corrompem, porque tem o dinheiro do povo em suas mãos. O que mais desejo é JUSTIÇA. Não faço parte de uma trupe. Sou honrado e peço que as autoridades constituídas investiguem todos os desatinos do Prefeito e de sua família e apaniguados.

3. Fui notificado a comparecer a uma reunião no Fórum pelo Dr. Márcio José do Carmo Matos Costa, no dia, 15/03/2011, às 17 horas, da minha participação no programa de rádio. Lá estarei para reafirmar o que já disse: “FOI O PREFEITO QUEM DISSE QUE TEM O JUIZ DO LADO DELE, E QUE TINHA MANDADO CINQUENTA MIL REAIS PARA O MESMO". Não fui o autor desta acusação. Fiz chegar ao conhecimento do povo o que falou o Prefeito Diringa. Exerço um mandato que tem que ser correto e vigilante e não mentiroso e rastejante.

4. Por fim, afirmo que acredito nas instituições constituídas e jamais fiz ou cometi delitos para tentar acobertar-me na impunidade. E se a política está tomando o rumo do ridículo, da insensatez e da leviandade, a causa maior está naqueles que se distanciaram das políticas públicas e descambaram para a corrupção deslavada e os desmandos impunes. Mas eles têm nomes e estão no poder municipal. Nenhum deles resiste a uma séria investigação, do Prefeito aos demais auxiliares da família Baquil. Que venham as medidas judiciais para barrar tanta coisa errada. E nós já denunciamos publicamente várias falcatruas. Acredito e quero a JÚSTIÇA!


Tutóia, 14 de março de 2011.


FLORIANO ALVES DA SILVA

VICE-PREFEITO DE TUTÓIA

segunda-feira, 14 de março de 2011

O QUE É NEPOTISMO?

O que é nepotismo?


Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco.
Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.
Em 18 de outubro de 2005, o Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução nº 07, banindo definitivamente as práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro. A norma especifica os casos em que o favorecimento de parentes na nomeação para cargos de provimento em comissão ou função gratificada representam nepotismo, salvaguardando situações nas quais o exercício de cargos públicos por servidores em situação de parentesco não viola a impessoalidade administrativa, seja pela realização de concurso público, seja pela configuração temporal das nomeações dos servidores.
O nepotismo está estreitamente vinculado a estrutura de poder dos cargos e funções da administração e se configura quando, de qualquer forma, a nomeação do servidor ocorre por influência de autoridades ou agentes públicos ligados a esse servidor por laços de parentesco. Situações de nepotismo só ocorrem, todavia, quando as características do cargo ou função ocupada habilitam o agente a exercer influência na contratação ou nomeação de um servidor. Dessa forma, na nomeação de servidores para o exercício de cargos ou funções públicas, a mera possibilidade de exercício dessa influência basta para a configuração do vício e para configuração do nepotismo.
A posterior edição de Enunciados Administrativos e a consolidação de interpretações realizadas pelo Plenário do Conselho também compõem o conjunto normativo que dispõe sobre o nepotismo no Conselho Nacional de Justiça. O nepotismo cruzado, o nepotismo entre Poderes da República e aquele realizado por via da requisição de servidores são formas sutis de identificação da utilização de cargos públicos para manifestações de patrimonialismo e privatização do espaço público.
Após três anos da edição da Resolução nº 07, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade nº 12, consolidou o entendimento de que a proibição do nepotismo é exigência constitucional, vedada em todos os Poderes da República (STF, Súmula Vinculante nº 13, 29 de agosto de 2008).
(Artigo originalmente no portal do CNJ)

quinta-feira, 10 de março de 2011

EM NOTA OFICIAL PROFESSORES DESMASCARAM GOVERNO ROSEANA

Nota Oficial




À SOCIEDADE EM GERAL







Nós, educadores (professores, especialistas e funcionários de escolas), estamos desde 2009 empenhados na definição, aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, necessário ao reconhecimento e valorização do profissional, que pode dar ao ensino público a qualidade que a sociedade maranhense exige e paga por ela.



Ao contrário do que diz a propaganda oficial, o governo de Roseana Sarney (PMDB) já demonstrou não ter compromisso com a qualidade do ensino público. E é por isso que estamos em greve geral por tempo indeterminado, desde o dia 1º de março. Vejamos o que tem acontecido:



1.Em 2009, conseguimos após muitos debates, estabelecer com o governo, um projeto de Estatuto do Educador. Logo em seguida, o governo Roseana Sarney (PMDB) rasgou esse projeto e tentou impor um outro, construído pelo próprio governo. Devido à resistência dos educadores, o governo recuou e disse aceitar o projeto estabelecido em consenso;



2.Demonstrando má-fé, o governo Roseana Sarney mente ao dizer ter “o compromisso do governo do Estado de implantar, este ano, do Estatuto do Educador, contemplando, inclusive, a revisão salarial da categoria”. Mas o Orçamento do Estado para 2011, proposto por Roseana e assessores, não previu os impactos financeiros para aplicação do Estatuto. Mais ainda: a orientação que partiu do Palácio dos Leões foi que a bancada governista rejeitasse emendas parlamentares que destinavam recursos para vigência imediata do Estatuto;



3.Confirmando a irresponsabilidade do governo com a educação, temos hoje o fechamento de turnos em escolas, professores aprovados e excedentes do último concurso à espera de nomeação, outros ministrando aulas de disciplinas para as quais não estão habilitados, abandono da estrutura física das escolas, falta de carteiras nas salas de aula, superlotação de turmas, extinção de vagas entre outros;



4.Agora o governo Roseana Sarney tenta manipular a opinião pública e mente para a sociedade ao dizer que agora está se organizando a educação pública, a começar com o calendário escolar, e que tudo está bem na educação. Vale dizer que o ano letivo começou, no dia 21, em muitas escolas estaduais sem ter sequer carteira para os alunos sentarem;



5.O governo envereda por um caminho perigoso quando atribui aos educadores o não cumprimento de um acordo para regularização do calendário escolar que há anos está defasado, não pelos protestos dos trabalhadores, mas por falta de professores, como na escola que leva o nome da governadora, no bairro São Francisco.



6.A governadora Roseana Sarney, que anunciou que faria “o melhor governo da sua vida” e que “a educação passaria por uma revolução”, tem a oportunidade de entrar para a história ao atender às reivindicações dos educadores.



7.Afinal, o Maranhão disputa os últimos lugares no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A situação do ensino cada vez mais precária deve-se a política dos sucessivos governos que não priorizaram a Educação. Sabemos das sucessivas crises que vem passando a Educação pública no Brasil, e no Maranhão não é diferente, com um agravante, aqui se encontram cinco das 20 piores escolas do Brasil.



8.Os educadores e educadoras, representados pelo Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão) não recuarão diante das ameaças, repressão e chantagens vindas do governo do estado e continuarão em greve até que o governo se disponha a negociar e atender as reivindicações dos trabalhadores.



Educação de qualidade, só com o Estatuto aprovado e o Educador valorizado!!



A greve continua! Estatuto já!

TCU condena ex-prefeito de Itaipava do Grajaú por desvio de recursos do FNDE. Mais um. O prefeito de Tutóia está na fila. Vamos aguardar!!

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Itaipava do Grajaú (MA) Luiz Gonzaga dos Santos Barros por compras sem licitação e desvio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).




Além de pagar multas individuais de R$ 5 mil, Barros e a Databyte Computadores, Seviços e Representações Ltda. terão que devolver ao FNDE, em regime de solidariedade, o montante de R$ 134.301,80, valor atualizado. Também em regime de solidariedade, o ex-prefeito e a Link Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda. foram condenados a devolver R$ 56.066,06, valor atualizado, ao fundo. O Tribunal determinou ainda que a empresa pague multa de R$ 3 mil.



Os recursos, repassados à prefeitura de Itaipava do Grajaú pelo Ministério da Educação, eram destinados à formação de professores e à aquisição de material didático básico para atividades pré-escolares. O gestor não comprovou a realização de cursos de formação em dez das onze escolas do município, além de comprar kits escolares sem licitação e em valor 287% acima do previsto. A Link Consultoria, contratada para a realização dos cursos, e a Databit Computadores, contratada para o fornecimento dos materiais didáticos, não apresentaram defesa das irregularidades identificadas.



Entre os argumentos apresentados ao Tribunal, o ex-prefeito, que não comprovou regularmente a aplicação do dinheiro, alega que “nota fiscal é apenas um documento formal e que o erário jamais foi lesado pela ausência de formalidades”. O TCU não acatou a argumentação de Luiz Gonzaga Barros, salientando que a prestação correta de contas não é formalismo, mas sim dever social e legal.



O Tribunal estabeleceu prazo de 15 dias para que sejam efetuados os pagamentos da multa e do débito. O ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti foi o relator do processo.



Cabe recurso da decisão ao TCU.



(As informações são do TCU)

sexta-feira, 4 de março de 2011

DEU NA REVISTA ISTO É: FAMÍLIA METRALHA. QUALQUER SEMELHANÇA COM A FAMÍGLIA BAQUIL, NÃO É MERA COINCIDÊNCIA!!! VAI CHEGAR EM TUTÓIA....

No Maranhão, prefeito é acusado de formar quadrilha com a mulher e os três filhos para desviar dinheiro público
Por Hugo Marques, da ISTOÉ:
Com 71 anos de idade, o prefeito de Barra do Corda (MA), Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, até hoje não aprendeu a separar o público do privado. Eleito pelo Partido Verde, ele é acusado pela Polícia Federal de liderar uma quadrilha que desviou pelo menos R$ 50 milhões dos cofres públicos, em dois mandatos. A quadrilha de Nenzim tem um perfil familiar. Ele foi ajudado pela esposa, Francisca Teles de Sousa, a Santinha, e por três filhos que teriam participado das falcatruas com um bando de laranjas. No início de fevereiro, Nenzim e Santinha tiveram de fugir para não serem presos. Seus advogados conseguiram, porém, um habeas corpus no STJ que os mantêm soltos até hoje. A Polícia Federal apreendeu com o grupo um avião, um helicóptero, vários carros (Pajero, Hilux e Honda CRV), joias e relógios Rolex. “O crime principal é o de lavagem de dinheiro”, disse o superintendente em exercício da PF no Maranhão, Eugênio Ricas. “O prefeito não tem como explicar a evolução patrimonial gigantesca em tão pouco tempo.”
O filho, Rigo Teles, e os pais, Nenzim e Santinha, numa falcatrua que rendeu mais de R$ 50 milhões
Um dos filhos de Nenzim investigados por pertencer à quadrilha é o secretário de Finanças do município, Pedro Alberto Teles de Sousa. Ele chegou a ser preso com sua irmã, Sandra Maria, mas ambos acabaram libertados por força de uma liminar do STJ. O terceiro filho acusado é o deputado estadual Rigo Teles (PV). Embora declare que só tem o mandato de deputado como ocupação, Rigo aumentou seu patrimônio declarado em 154%, passando de R$ 2,2 milhões em 2006 para R$ 5,6 milhões em 2010. No grupo de apoio, segundo a PF, ainda despontam, entre meia dúzia de laranjas, a nora e o genro de Nenzim, que teriam emprestado seus nomes para negócios escusos. Para lavar o dinheiro desviado, o prefeito fazia saques em espécie na conta da própria prefeitura. Esses saques começaram a ser feitos em 2003 e envolviam quantias entre R$ 100 mil e R$ 150 mil.
Na conta conjunta de Nenzim e Santinha foram movimentados R$ 5,9 milhões, de 2003 a 2007. Entre 2008 e 2009, houve saque de R$ 6,7 milhões. Pela conta de uma microempresa em nome de Santinha e da filha circularam R$ 17,4 milhões entre 2008 e 2010. Há grandes cifras transitando também pelas contas do Partido Verde no município. Para os delegados, a maior prova de que Nenzim desviou dinheiro está nos cartórios da cidade. Um levantamento inicial enumerou 100 imóveis no nome do prefeito, embora na declaração apresentada ao TSE só estejam incluídos cinco imóveis.
PF apreendeu uma coleção de relógios caros, helicóptero e avião com a família do prefeito de Barra do Corda
Um dos aviões apreendidos pela PF, um bimotor EMB810-C, estava registrado no nome de Moacir Mariano Silva, apontado como laranja. Silva mora numa casa de taipa, mas, com renda mensal de R$ 1,2 mil, emprestou sua conta bancária para Pedro Teles movimentar R$ 4,5 milhões em 2008 e 2009, segundo relatório do Coaf. O deputado Rigo Teles assumiu ser proprietário do avião, mas a aeronave não aparece em sua gorda declaração de bens. Já o helicóptero apreendido estaria em nome de uma enfermeira que é sobrinha do deputado Rigo Teles. O prefeito já havia sido condenado no ano passado a devolver R$ 1,6 milhão aos cofres públicos e pagar multa de R$ 70 mil, em quatro processos do TCU, por irregularidades em obras públicas no pobre município de Barra do Corda.
Leia a matéria também aqui.

quinta-feira, 3 de março de 2011

COMEÇOU O DESMANTELO DA FAMÍGLIA BAQUIL EM TUTÓIA!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011


TCE condena ex-prefeitos a devolver R$ 6,9 milhões. EM TUTÓIA JÁ HÁ CONDENADO DA FAMÍGLIA BAQUIL. O PRÓXIMO DEVERÁ SER O PREFEITO. DESMANTELO TOTAL!



0 comentários

Do jornal pequeno







Em sua última sessão antes do carnaval, o Tribunal de Contas do Estado voltou a impor débitos pesados a gestores de recursos públicos no estado. O maior deles, de R$ 5,5 milhões coube a Edivaldo Prado Nascimento, ex-prefeito de São João do Caru, cujas contas referentes ao exercício de 2008 foram reprovadas. Além do débito com o erário, resultante de despesas sem comprovação, o gestor foi condenado ao pagamento de multas no total de R$ 9,8 mil. Cabe recurso da decisão.









O segundo maior débito coube a José Mario Alves de Souza (São João dos Patos, 2007) condenada pelo TCE a devolver R$ 1,4 milhão aos cofres municipais, além do pagamento de multas no total de R$ 27,8 mil. O gestor pode recorrer.







Na mesma sessão, o TCE reprovou as contas de Francisco Geremias de Medeiros (Lima Campos, 2007, com débito de R$ 139 mil e multas no total de R$ 38,8 mil), João dos Santos Melo Amorim (Presidente Sarney, 2006, com débito de R$ 643 mil) e José Wilson de Oliveira (São Roberto, 2007, com débito de R$ 161,9 mil referente a recursos do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS e multas no total de R$ 117,2 mil).







Em relação às câmaras municipais, o Tribunal julgou irregulares as contas de Ana Alice Moura e Silva (Nova Iorque, 2007), condenando a gestora a devolver R$ 5,8 mil e ao pagamento de multa de R$ 20,5 mil.







TCE-MA

CGU apura irregularidades em Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra. Atenção Tutóia: estão se aproximando da OLIGARQUIA FAMIGLIAR BAQUIL! É só aguardar e conferir!!!

Do blog do Zé Orlando




CGU apura irregularidades em Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra


Publicado em 02/03/2011 por gilbertoleda

Foi das mais demoradas a passagem dos analistas da Controladoria Geral da União (CGU) pelos municípios de Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra, semana passada.



No primeiro, analisaram diversos processos e foram bastante criteriosos. Não deixaram passar nada. O prefeito teme que venha mais bronca por aí.



Em Lago da Pedra, segundo apurou o blog, a prefeita Maura Jorge está apreensiva. A principal preocupação é com o fato de que os analistas fizeram todas as vistorias in loco, sem consultar ninguém da Prefeitura. Onde há fumaça…



“Lá eles vistoriaram diretamente as estradas, escolas, hospitais, inclusive ela acredita que os auditores vieram com um roteiro pré definido”, garante fonte do blog.

Ainda de acordo com o nosso interlocutor, outro detalhe que tem tirado o sono da prefeita seria o fato de que toda a área fiscalizada estava entregue ao seu marido, o ex-prefeito de Arari Rui Ribeiro Filho.



Depois que CGU e PF desarticularam uma quadrilha no INCRA, todo prefeito entra em parafusos com a presença desse pessoal em suas cidades.

quarta-feira, 2 de março de 2011

ESTAMOS REPUBLICANDO, A PEDIDO, A MATÉRIA QUE ENVOLVE FORNECEDORES DE NOTAS FISCAIS FRIAS E MEDICAMENTOS, QUE FORAM PRESOS NA OPERAÇÃO GELEIRA DA POLÍCIA FEDERAL, QUADRILHA FORMADA PARA AGIR JUNTO AS PREFEITURAS, DENTRE ELAS ESTÁ A DA OLIGARQUIA BAQUIL, É CLARO!

ATENÇÃO TUTÓIA: A POLÍCIA FEDERAL PRENDEU UMA DOS VENDEDORES DE NOTAS FISCAIS E MEDICAMENTOS (?) PARA A PREFEITURA DA "OLIGARQUIA BAQUIL". VEJAM A MATÉRIA COMPLETA. DEPOIS VAMOS MOSTRAR COMO OPERA A QUADRILHA NOS MUNICÍPIOS, E EM TUTÓIA, É CLARO.

0 comentários

Operação Geleira: sete prefeitos e dois ex-prefeitos são presos pela PF



  • Por Rômulo Maia (da PF)
    Anselmo Moura (da Redação)

    Fotos: Dantércio Cardoso


    Policiais federais que participaram da Operação Geleira confirmam a prisão de sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí. Os gestores são acusados de envolvimento com um esquema de compra e venda de notas ficais frias. Além deles, foram presos assessores, servidores públicos, empresários e lobistas.

    Todos os políticos foram presos no interior do Estado e estão sendo transferidos para Teresina.

    De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), os recursos desviados eram oriundas de transferências constitucionais e voluntárias realizadas pela administração pública federal para as áreas da Saúde e Educação.

    Operação Geleira

    A operação foi deflagrada início da manhã desta quarta-feira (19). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 12 prefeituras, em uma Câmara Municipal, no gabinete de um parlamentar na Assembleia Legislativa e em empresas, escritórios de contabilidade e residências.

    A quadrilha era especializada em falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

    A todo momento, agentes federais chegam na sede da PF com documentos e computadores apreendidos. Veículos e valores em dinheiro também foram recolhidos pelos policiais.

    Os prefeitos presos são:
    Bismarck Arêa Leão (PTB), de Miguel Leão;
    Valdir Soares da Costa (PT), de Uruçuí;
    Domingos Bacelar de Carvalho, o Dó Bacelar (PMDB), de Porto;
    Joedison Alves Rodrigues (PTB), de Landri Sales;
    Teresinha de Jesus Araújo (PSDB), de Elizeu Martins;
    Isael Macedo Neto (PTB), de Caracol;
    Jorge de Araújo Costa (PTB), de Ribeira do Piauí.

    Também foram presos pela Polícia Federal a mãe do prefeito de Landri Sales, identificada apenas como Juraci, e o filho da prefeita de Elizeu Martins, conhecido como Marcelo.

    Na Assembleia Legislativa, os agentes da PF deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão no gabinete da deputada Ana Paula (PMDB). A investigação não diz respeito à sua atuação como parlamentar e sim ao período em que seu irmão, Chico Filho, foi prefeito de Uruçuí

    A PF apreendeu documentos nas prefeituras de Landri Sales, Marcos Parente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Miguel Leão e Floriano.




    Prefeitos e ex-deputado estão envolvidos em esquema de desvio de recursos (publicada às 9h26)Entre os presos pela Operação Geleira, deflagrada na manhã de hoje pela Polícia Federal (PF), estão o prefeito de Miguel Leão, Bismarck Arêa leão (PTB), o prefeito de Uruçuí, Valdir Soares da Costa (PT), o presidente da Emater, Chico Filho, além de empresários e donos de distribuidoras de medicamentos.

    Chico Filho é ex-deputado, ex-prefeito da cidade de Uruçuí e até dezembro do ano passado comandava a Defesa Civil estadual. Seu nome é uma indicação do PMDB. Ele e o atual prefeito da cidade, Valdir Soares estão sendo transferidos para Teresina no mesmo avião pela PF.

    A Polícia Federal também cumpre mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

    As investigações foram iniciadas pela Policia Federal em 2008 e investiga crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de bens. No inquérito constam várias escutas telefônicas.

    Veja nomes de outros presos:

    - Genivaldo Campelo da Silva e Valdir Campelo da Silva, irmãos proprietários da distribuidora de medicamentos Gmed;

    - Esmendia Gomes da Silva, presa em Elesbão Veloso;

    - Wesley Cardoso;

    -
    Gianmarko Alecksander Cardoso Bezerra, empresário detido em Teresina.



    PF desarticula quadrilha especializada em vendas de notas fiscais frias
    (publicada às 8h52)

    A Operação Geleira, da Polícia Federal (PF), tem a participação de 325 agentes do órgão e 28 servidores da Controladoria Geral da União (CGU). Os mandados de prisão estão sendo cumpridos em Teresina e algumas cidades do interior do Estado.

    O objetivo da operação, deflagrada na manhã de hoje (19), é “desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do estado”. Entre os presos há gestores públicos de vários municípios.

    Há homens da Polícia Federal em órgãos públicos das cidades de São Raimundo Nonato, Elesbão Veloso, Landri Sales e Uruçuí. Aviões estão sendo utilizados para a transferência dos presos nos municípios mais distantes da capital.



    Prefeito é preso durante a Operação Geleira, da Polícia Federal
    (publicada às 07h26)

    Por Rômulo Maia


    A Polícia Federal deflagrou no início da manhã desta quarta-feira (19) a “Operação Geleira”. Agentes federais de diferentes regiões do país foram mobilizados para dar cumprimento a 84 mandados de busca e apreensão e 30 de prisão em vários municípios do Piauí.

    A ação tem como foco o desvio de recursos públicos. O Portal AZ apurou que entre os presos está o prefeito de Miguel Leão, Bismarck Arêa Leâo. Há informações de que mandados também foram cumpridos na prefeitura de São Raimundo Nonato.

    Veja todas as fotos da Operação Geleira: